Curiosidades sobre os diversos papéis do mercado
O papel tem um uso quase onipresente na vida de todos. Seja no escritório, em casa ou na escola, as inúmeras variações de papéis tornam a vida mais fácil.
E abrem uma enorme variedade de possibilidades. Essa diversificação de tipos, caminha conforme a função de cada um.
Porém, por mais simples que possa parecer o seu uso, é necessário levar em consideração alguns fatores que vão além do custo. Afinal, o papel também precisa ser avaliado pela sua qualidade, analisando aspectos como:
- Absorção;
- Gramatura;
- Suavidade;
- Rigidez;
- Dentre outros.
Papel de embalagem
Também conhecido como papel manilha ou papel strong, o papel HD é um produto muito utilizado nos negócios que demandam embalagem de produtos.
Além do embrulho, ele também pode ser utilizado para separação de peças industriais, proteção de perfis de alumínio, embalagem de louças ou cristais.
E até mesmo proteção de frutas. Esse tipo de papel é, ainda fabricado com uma mistura de aparas de papel e pasta mecânica.
Papéis sanitários
Os papéis sanitários compreendem diversos tipos de papel, que se configuram por serem macios, sem cola ou alisamento, além de absorventes. O papel higiênico, por exemplo, se enquadra nessa categoria.
Ele tem um fim específico e é fabricado com qualidades diferentes, que refletem no valor final do produto: sejam o de folha simples ou folha dupla.
Tendo maior ou menor maciez, dentre outros aspectos que determinam a compra. Em casos de ambientes com grande fluxo, como empresas e shoppings, o recomendado é a utilização do papel higiênico de uso industrial, o “rolão”.
Além da economia, essa opção também oferece praticidade, já que não se faz necessária a substituição com tanta frequência.
O papel toalha rolo também pode ser inserido nessa classificação. Nos de uso industrial, a recomendação fica pela utilização também em banheiros de grande circulação.
Considerado o mais higiênico dos métodos para secagem das mãos, ele deve ser suave e possuir boa secagem.
Papelão
Considerado uma folha grossa e rígida, moldada diretamente em máquinas ou composta de camadas de papel coladas, o papelão é de importância fundamental para, por exemplo, entregas de mercadoria.
A caixa de papelão é utilizada para armazenar produtos até a chegada ao destino pretendido. O papelão ondulado também é muito encontrado, para embalagens e caixas de transporte.
Um material leve, que entrega boa resistência à compressão e ao rompimento por pressão, esse tipo de papelão é formado pela colagem alternada de elementos ondulados.
Que servirão como miolo e lisos para as capas ou forros. Além disso, possui, dentre suas qualidades, como caixas que sem facilmente empilháveis quando cheias e descomplicadamente estocadas quando vazias.
Em consequência do seu consumo tão corriqueiro, é fundamental que haja uma forte conscientização sobre a importância da reciclagem de papelão.
Esse processo pode ser definido como tão fundamental quanto sua utilização e fabricação. Dentre os benefícios de optar por reciclar esse material e seus derivados são diversos.
Como a redução do consumo de água aplicada no processo de produção e, ainda, diminuição do consumo de energia, oferecendo economia.
Para o processo, o papelão precisa ser recolhido das indústrias por meio de empresas especializadas ou ainda cooperativas.
Levado para separação, trituração, centrifugação, acréscimo de produtos químicos e, ao sobrar apenas um conteúdo pastoso, ele é prensado.
Elevado para secagem e de lá, encaminhado para maquinários responsáveis por dar formato ao novo papel, pronto para ser consumido.
Papel reciclado
Falando de reciclagem, a produção do papel reciclado em si, é considerada é mais custosa, pois recriar o material ao invés de fabricá-lo do zero, a partir da matéria-prima virgem, demanda mais dificuldade e custos.
Esse tipo de papel pode dar origem a muitos outros, como papelão, papel higiênico, papel de embrulho, entre outros.
Para baratear a sua produção, é necessário que haja um maior engajamento na separação dos papéis do resto dos resíduos, pois a limpeza e separação são duas etapas que encarem a reciclagem.
No geral, é fundamental debater esse processo. Afinal, o consumo de papel no mundo ainda não foi reduzido, mesmo com o avanço da comunicação digital.
Já que o material tem inúmeros outros usos fundamentais para a indústria e para o cotidiano das pessoas.
Dentre os fatores que comprovam a necessidade do processo, estão a redução da derrubada de árvores, geração de empregos e a redução do consumo de água.