Cuidados que devemos ter com a pele ao pegar sol
O verão é tido como uma das melhores estações, e para muitas pessoas é sinônimo de festa e comemorações, além de ser o período que aumentam os índices de pedidos de férias de pessoas que querem aproveitar o sol numa praia.
Para poder aproveitar as praias, parques e todos os ambientes ao ar livre no verão, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com a pele. Protetor solar, assim como lip balm hidratante, são indispensáveis.
O protetor solar, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não deve ser usado apenas na praia, mas no dia a dia, principalmente no verão, quando é a época que as pessoas ficam mais expostas à luz solar, a grande responsável pelo câncer de pele.
Dependendo da sensibilidade da pele, o protetor solar deve ser reaplicado duas ou três vezes ao dia, e quanto maior a exposição, mais protetor deve ser usado.
Neste artigo há dicas de como proteger a pele sem perder a diversão com a família e amigos. Nos tópicos abaixo, aprenda maneiras rápidas e fáceis de manter a sua pele e saúde seguras do sol e da grande exposição aos raios que são prejudiciais ao bem-estar humano.
Para pele
No início do artigo foi dito que o protetor solar é indispensável para a pele e é um produto que não deve ser apenas usado no verão ou na praia e piscina, deve ser aplicado sempre que a pessoa for se expor à luz solar, mesmo durante estações frias, como o inverno e outono.
É preciso aplicar o protetor solar em todas as áreas de exposição, então precisa ir além do rosto e incluir pescoço, mãos e outras partes do corpo.
Há grandes variedades de protetores no mercado. O protetor em creme é o mais comum, mas para muitas pessoas não é o preferido, pois algumas acham que é difícil de espalhar e mancha a pele.
Nesses casos de manchas, pode dar preferência aos protetores que também servem como base, eles se misturam com a tonalidade da pele e não corre o risco de deixar marcas brancas como ocorrem com os protetores tradicionais.
As versões em spray não são tão populares, mas é uma forma rápida de aplicação para quem não quer ou não tem paciência de aplicar em todas as áreas de exposição, que geralmente são:
- Braços;
- Pernas;
- Tronco;
- Rosto;
- Pescoço.
Na versão spray, as manchas brancas são menos comuns do que as versões em creme do produto.
Para os lábios
Os lábios também precisam de cuidados durante o verão. No inverno e em estações mais secas, é comum que os lábios fiquem ressecados e rachados, mas no verão, por causa da exposição solar, é comum aparecer manchas escuras nos lábios.
Para evitar esse problema, basta aplicar um lip balm hidratante ou um protetor solar labial. No mercado há várias opções que variam desde manteiga de cacau ao óleo de côco.
Para os cabelos
Praia e piscina são os principais destinos para quem quer aproveitar bem o verão, mas a água salgada e o cloro das piscinas são fatores, assim como a constante exposição ao sol, que ajudam a ressecar o cabelo e deixar as pontas mais fracas e quebradiças.
Para cuidar do cabelo enquanto aproveita o verão em sua plenitude, há protetores para o cabelo que podem ser usados após o shampoo. Cremes e finalizadores que protegem contra o cloro também são opções disponíveis no mercado.
O importante é intensificar a etapa de hidratação no cronograma capilar, além de usar os protetores e diminuir o uso da chapinha e secador durante as férias na praia ou na piscina.