Cuidados com a segurança dos negócios e na entrega
A ocorrência de roubos e furtos em estabelecimentos comerciais é uma realidade que todo empresário deve combater. Infelizmente, muitos lojistas sofrem com pessoas mal-intencionadas, que acabam levando produtos sem passar pelo caixa, acarretando em prejuízo e diminuição do faturamento comercial. Por isso é necessário investir em itens de segurança.
Para evitar esse tipo de perda, muitos empreendedores buscaram ajuda da tecnologia, com a instalação de diferentes equipamentos, em pontos estratégicos, para garantir maior segurança dentro da loja, incluindo a segurança dos proprietários e funcionários, como gerentes, estoquistas e atendentes gerais.
Investimentos e estratégias apropriadas
Para combater um grande mal para os negócios, que é o roubo e o furto, é preciso investir em produtos que aumentam a segurança de um estabelecimento comercial.
O mercado oferece uma variedade de alarme antifurto lojas, que podem ser aplicados na entrada e saída, com barreiras de proteção que identificam remotamente a passagem de um produto ainda etiquetado.
Esse tipo de proteção garante ao lojista a disposição de prateleiras acessíveis, sem o medo de exposição frágil.
O formato da loja também pode ser repensado, para que a visualização dos clientes, dos produtos e dos vendedores não seja prejudicada.
A instalação de uma antena alarme sensor porta de loja antifurto pode ser adaptada aos produtos oferecidos dentro do estabelecimento comercial.
Entre os modelos oferecidos pelas fabricantes especializadas em etiquetas antifurto, pode-se encontrar as que funcionam por meio de radiofrequência, acústico magnético e eletromagnética por aproximação.
O ideal entre as etiquetas é que ela tenha as seguintes características:
- Facilidade de descarte, inclusive para reciclagem;
- Leveza e discrição;
- Nível elevado de detecção;
- Resistentes e de fácil aplicação.
A disposição de totens em locais estratégicos de uma loja ou outro estabelecimento comercial, como supermercados e armazéns, pode facilitar a detecção de produtos que não passaram pelo caixa e podem ser produtos de furto.
Infelizmente, nem sempre é apenas com a área interna dos comércios que é preciso tomar precauções quanto à segurança.
Profissionais externos também precisam de proteção
Os funcionários que realizam tarefas externas também precisam de maior proteção e segurança.
O serviço de motoboy, por exemplo, prestado por mão de obra especializada costuma realizar entregas nas mais variadas localidades.
Como o trânsito também é um lugar em que pode haver a ocorrência de roubos e furtos, é preciso que os profissionais estejam devidamente protegidos e preparados para qualquer fortuito dentro do trajeto realizado.
As motos são muito visadas por ladrões e assaltantes pois não há uma cabine externa, como os carros, que proteja os motociclistas.
Por isso, a aproximação de maus elementos pode parecer que não pode ser evitada. No entanto, a instalação de alarmes e identificação de posicionamento pode facilitar os trabalhos de agentes da segurança pública, assim como dificultar o acesso.
Desta forma, o serviço de entrega motoboy pode ser realizada com mais tranquilidade e eficiência. O empresário também pode contratar um seguro para os produtos que dispõe aos clientes, assim, tanto o estabelecimento comercial quanto o cliente não terão prejuízos.
Trânsito e segurança
Os funcionários que trabalham na área externa, com entrega de produtos e serviços devem ser cordiais e atenciosos, tanto quanto os funcionários que trabalham na área interna dos estabelecimentos. Afinal, eles vestem a camisa da empresa e são representantes de uma marca.
Os cuidados no percurso devem ser voltados para a própria segurança, mas também de terceiros.
Para atender de forma profissional uma empresa, é preciso que motoristas e motociclistas realizem um curso cfc reciclagem, para se atualizar quanto às normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Isso deve abordar desde o básico, como compreensão de placas, limites de velocidade e equipamentos de proteção individual, no caso de motociclistas, até novas leis que envolvem o setor de serviços de entrega.
Todos os profissionais estão sujeitos a tomar uma multa, seja por distração, seja por pressa. Se esse tipo de delito acontece uma ou duas vezes, o empregador pode aplicar uma advertência ao funcionário.
Quando o problema é recorrente, é preciso que o funcionário faça um cursinho reciclagem cnh, que acontece quando o motorista ou motociclista excede em 20 pontos na carteira de habilitação, ou por autuação em infrações específicas.
Tanto dentro do estabelecimento comercial quanto fora, o nome de uma empresa deve ser zelada e cuidada com o maior rigor profissional.
Empresários e funcionários devem estar atentos quanto à segurança dentro da loja, mas também devem oferecer elementos e noções básicas de segurança e de atendimento ao cliente, pois ele é a razão maior pela existência de diversos comércios.