Conserto de aparelhos eletrônicos: compreendendo suas nuances
O nosso cotidiano está repleto de tecnologia e o uso dos aparelhos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são importantes para o desenvolvimento da vida. Assim, esses equipamentos e aparelhos são usados nas indústrias, nas telecomunicações e até mesmo nos ambientes domésticos.
No entanto, como qualquer máquina, é importante que esses equipamentos passem por conserto do celular, manutenções preventivas e que evitam problemas durante sua utilização.
Por isso, que a demanda por serviços de assistência técnica vem aumentando.
Muitos são os equipamentos que podem passar pelas assistências técnicas como:
- Geladeira;
- Freezer;
- Secadoras;
- Conserto de televisao;
- Forno.
As assistências técnicas portanto, são os clientes domésticos, porém, por conta da estratégia de redução de custos as assistências técnicas podem atender clientes empresariais, que vão desde o conserto de computadores até máquinas industriais, tudo depende dos tipos de serviço de manutenção.
Neste artigo abordaremos sobre os empreendimentos de assistência técnica, compreendendo o que é preciso para montar um bom negócio neste ramo e as especificações que podem ser encontradas.
Pontos fundamentais para montar uma assistência técnica
Adquirir aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos vem ficando em segundo plano para as pessoas, principalmente, por conta dos altos custos.
Assim, a assistência técnica vem sendo uma opção para as pessoas manterem seus aparelhos com qualidade. Podendo ser um bom negócio, mas para isso é importante prestar atenção em alguns pontos que são fundamentais.
1. Escolhendo a localização ideal para assistência de aparelhos
A locação de espaço comercial é um ponto importante para operação dos serviços de assistência técnica, deste modo, é necessário buscar os locais com maiores potenciais para que o serviço podem ser oferecidos.
Uma boa localização permite que o trabalho comercial seja melhor visto. Assim, é importante fazer o levantamento da área onde o negócio será estabelecido como região comercial, alta ou baixa densidade, e também fácil acesso.
Também é preciso pesquisar a concorrência, para verificar quais tipos de assistência estão no raio da sua localização. Se são assistências focadas em camera de monitoramento ou em manutenção de celulares e tablets.
Por isso, é preciso buscar locais com alta densidade populacional, com comércio ativo e também próximo de residências, para que as pessoas possam recorrer ao seu negócio sempre que possível e necessário. Busque também locais com fácil acesso e locomoção.
2. Planejamento da infraestrutura
Para que os serviços de manutenção sejam feitas é necessário a montagem de um espaço e a adesão de uma infraestrutura.
De acordo com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoias às Micro e Pequenas Empresas, para que os negócios de assistência sejam eficientes é preciso pelo menos ter 100 m², para que os espaços sejam separados em recepção e atendimento, depósito, escritório e banheiro, além da instalação de extintor novos.
Observe se há possibilidade de expansão, pois se o negócio for bem pode expandir, e quanto mais expandir, mais estoque e a oficina pode atender, com maior capacidade de atendimento e consequentemente faturamento.
É importante que as áreas internas e externas sejam bem planejadas e organizadas, sendo necessário um planejamento arquitetônico, um sistema de iluminação mais eficiente, e o uso de fachadas e cores adequadas.
As etapas do atendimento da assistência de aparelhos
Par que os serviços sejam bem feitos existem algumas etapas do atendimento da assistência, seja mecânica, de eletroeletrônicos e de eletrodomésticos.
A primeira etapa é a recepção, ou seja, o atendimento ao cliente. Com isto, os funcionários devem ser treinados para atender as pessoas e compreender seus problemas com o equipamento.
A segunda etapa é o orçamento, que pode ser feito na hora com a avaliação do equipamento, ou então, pode demorar um tempo para que seja avaliado. Quanto mais rápida a avaliação mais qualidade haverá nos serviços.
O orçamento ajuda na cobrança dos custos de peças, de mão-de-obra e gerar lucro. Por isto, os técnicos devem ser qualificados e autorizados pelos fabricantes a desenvolverem tantos procedimentos.
A terceira etapa é o conserto, que é realizado na oficina, um espaço restrito da loja. E é fundamental que seja organizado, limpo e bem estruturado. A quarta etapa é a entrega do equipamento ao cliente, e o oferecimento de garantia.
E a quinta etapa é a pós-venda que tem o objetivo qualificar o serviço e a qualidade do atendimento, permitindo que o negócio seja indicado.
Por isso, que a assistência técnica é muito importante para a sociedade, e também permite que as pessoas economizem e tenham seus aparelhos por mais tempo.