Conheça diferentes tipos de hidratantes

Conheça diferentes tipos de hidratantes

hidratantes

Diferentes hidratantes para o corpo que não são bons para o rosto. Entenda qual é a melhor opção para o seu tipo de pele e como a forma de hidratação influencia no resultado.

Um dos grandes segredos para uma pele bonita é a hidratação. E o que não falta no mercado é opção de produto para isso. Mas, a variedade é tanta, que pode acabar confundindo muita gente na hora da escolha. Se você é daqueles que nunca sabe qual é o hidratante certo para você, esse texto vai te ajudar.

 

A primeira coisa que você precisa saber é que existe um produto específico para cada área. Tem hidratante para os olhos, para o rosto como um todo, para os pés, para as mãos e para o corpo. 

 

Tanta diferenciação é mesmo necessária? Sim e não. Geralmente não há problema em passar um creme para o corpo nos pés, por exemplo. O que acontece é que essa área pode ser um pouco mais seca e por isso, necessita de uma fórmula mais potente. Quando falamos do rosto, porém, a situação é outra.

Posso usar hidratante de corpo no rosto?

A resposta é não. Existem alguns motivos pelos quais a área do rosto pede um hidratante específico: ela é mais sensível e tem necessidades próprias. Os hidratantes corporais podem deixar o rosto muito oleoso e obstruir os poros, aumentando as possibilidades de surgimento de cravos e espinhas, por exemplo.

 

Isso acontece porque, mesmo em quem tem a pele oleosa, o corpo tem mais propensão de se desidratar porque acaba ficando mais em contato com a água ao longo do dia e até mesmo no banho. Por esse motivo, os hidratantes corporais precisam ser mais potentes.

 

Além disso, grande parte dos hidratantes corporais têm fragrâncias mais concentradas, justamente para deixar aquele cheirinho gostoso na pele. Essas essências, no entanto, podem agredir a área do rosto e desencadear alergias. Além disso, o cheiro forte pode causar até mesmo dor de cabeça.

 

Como você já pode imaginar depois dessa explicação, usar hidratante de rosto no corpo também não é das melhores ideias. Naquele dia em que você esqueceu de levar o corporal para a viagem, tudo bem, mas no dia a dia, por ser mais leve, o produto do rosto pode não hidratar o corpo como ele precisa.

Qual é o melhor tipo?

Cada pessoa tem necessidades específicas e elas podem variar conforme o clima e a estação do ano. Só um dermatologista, avaliando especificamente o seu caso, pode te dizer qual é o melhor tipo de creme para a sua pele. No entanto, entender as diferenças entre eles também pode te ajudar a escolher:

  • Creme: com textura mais densa, eles são os mais comuns do mercado, geralmente ricos em óleo e com alto poder de hidratação. Agem por umectação, ou seja, contém água e hidratam profundamente. São indicados para as peles secas e devem ser evitados por quem tem a pele mais oleosa.
  • Sérum: popularizados nos últimos anos, esses produtos têm textura mais leve, sendo rapidamente absorvido pela pele, que fica sequinha. São indicados para o rosto e peles oleosas. Costumam ser bem concentrados, ou seja, uma pequena quantidade é o bastante.
  • Óleo: os óleos costumam ser concentrados e ultra hidratantes, com textura, geralmente mais densa, sendo indicados para peles ou períodos mais secos. Eles agem por oclusão, ou seja, hidrata formando uma barreira que impede que a pele perca água. Por isso, podem ser usados até mesmo no banho.
  • Loção: as loções são mais ralas e leves, o que faz com que sejam absorvidas mais rapidamente, mas não tenham um efeito tão prolongado. São boas opções no verão, porque são refrescantes e não pedem uma hidratação tão intensa.