Conferindo os detalhes da indústria têxtil

Conferindo os detalhes da indústria têxtil

Talvez, a indústria têxtil seja aquela que temos mais contato. O que usamos, e possivelmente outros itens de nosso entorno, foram lá fabricados.

A transformação de fibras em fios, de fios em tecidos e de tecidos em peças de roupa ou outros itens de uso doméstico, são de responsabilidade de fábricas do ramo têxtil.

Dada tamanha importância, separamos neste texto, alguns detalhes presentes na indústria têxtil, que podem lhe ajudar a ter uma ideia de como funciona o ramo e o que o constitui. Continue sua leitura e saiba alguns elementos que a compõe o setor da indústria têxtil.

Feltro de lã

Nos tempos modernos, houve um grande crescimento no uso de fibras sintéticas em diversos produtos e processos distintos, porém, mesmo que isso tenha acontecido, as características específicas dos feltro de lã o tornam um tanto insubstituível em alguns setores específicos.

Por conta disso, ainda hoje, se usa bastante o material em inúmeras funções industriais como item de isolamento térmico e acústico, na eletrônica, na indústria de calçados e muitas outras. Além disso, tem seu uso muito popular em técnicas de polimento, decoração, design e etc.

O feltro é produzido através de um método industrial que utiliza o feltro de lã, que por sua própria composição, tende a se entrelaçar.

Esse ato de entrelaçamento ocorre pela estrutura das fibras que tem uma ótima e perfeita sobreposição de escamas, todas devidamente direcionadas a uma única direção. Então, elas se agarram e se entrelaçam num processo irreversível.

Essa sobreposição, quando compactada, juntamente com umidade e calor, tende a passar por um processo de encolhimento. Assim, sendo formado o feltro de lã.

Devido a constituição das propriedades do feltro, eles têm a capacidade de criar uma proteção do frio e calor, manter a chamada resiliência e reter umidade. Mesmo que sua superfície tende a repelir líquidos, o seu meio é muito absorvente.

Dentre as diversas fibras de tecido, a lã é que tem a maior capacidade de retenção de líquidos, elas podem reter até 30% do seu peso, enquanto o algodão, por exemplo, só absorve cerca de 8%.

Além dos benefícios já conhecidos e populares da lã, ela também traz vantagens que outros tipos de tecido não tem. Veja algumas delas:

  • Resistente a chamas;

  • Resistente a produtos químicos;

  • Propriedade de amortecimento de vibrações;

  • Alta durabilidade.

Mesmo que tenha sido um pouco deixada de lado por alguns consumidores, a lã ainda tem seu espaço e são necessárias em muitos setores. Tem entre suas principais características ser um produto natural, resistente e eficaz.

Urdideira direta

urdideira direta é um importante maquinário presente na indústria têxtil. Elaborada a partir de equipamentos modernos, elas são capazes de produzir com eficiência, peças de vestuário que atendem todos os mais variados requisitos no meio têxtil atual.

As antigas e artesanais urdideiras, eram compostas por peças de madeiras verticais e paralelas, que possuíam uma espécie de pregos que enrolavam o fio do novelo. Era muito usada juntamente do tear para a produção de peças de tecido.

As modernas versões das urdideiras são complexas máquinas, compostas por um conjunto de urdimentos de tratamentos de fios.

Esses conjuntos são formados por um item estrutural que chamam de gaiola, uma engomadeira, um cilindro aquecedor para que haja a secagem e uma peça chamada cabeça de urdideira que tem a função de condicionar os fios em carretéis próprios.

Agora que já falamos de questões técnicas relacionadas à produção e confecção de tecidos diversos, vamos discorrer sobre questões relacionadas ao empreendimento do modelo da indústria têxtil.

Caso haja interesse, e você queira adentrar no ramo, é importante estar atento a algumas questões como a avaliação patrimonial.

Avaliação patrimonial de empresas

A avaliação é, basicamente, um estudo que se faz em empresas para levantar a quantidade e o valor dos itens que a empresa possui. Isso inclui maquinário, itens de escritório, matérias prima e etc.

Comumente é realizado para fechar acordos de compra ou venda de empresas, já que ajuda a estipular um preço aos itens patrimoniais de uma determinada firma.

Juntamente disso, é feito o inventario de estoque que estabelece o que se há em estoque, em questões gerais de produtos.

Caso você tenha em mente adquirir uma empresa já montada e funcionando, é importante que antes de fechar o acordo, seja realizado a avaliação patrimonial de empresas, por profissionais devidamente qualificadas para realizar o estudo.