Conceito de inbound marketing

Conceito de inbound marketing

As estratégias de marketing são essenciais para o crescimento de empresas e o aumento de vendas. Para isso, é essencial que o proprietário do negócio possua amplo conhecimento sobre seu público-alvo e os desafios do mercado que atua.

Em razão disso, o inbound marketing está cada vez mais ganhando força no mercado, presente em negócios de diversos segmentos. Então, entenda mais sobre o conceito do Inbound Marketing e suas vantagens.

Conheça o Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, contribui com a fidelização e prospecção de clientes através da criação de conteúdos originais e da divulgação deles através de blogs, redes sociais e outros meios.

O Inbound Marketing é estabelecido dessa forma devido a ação dos usuários e possíveis clientes, com conteúdos relevantes sobre assuntos de interesse do público-alvo.

Para conquistar clientes é importante que a estratégia, assim como outras, através do monitoramento e controle dos conteúdos postados nos veículos escolhidos. Desta forma, o Inbound Marketing pode oferecer vantagens, como:

  • Fidelização de clientes;

  • Redução de custos;

  • Interação com os usuários;

  • Aumento do poder de persuasão;

  • Prospecção de clientes;

  • Entre outros.

Através dos conteúdos apresentados, os clientes se sentem mais atraídos, permitindo que a empresa, ao invés de buscar pelos clientes certos e a atenção deles, possa obter isso de forma mais fácil e prática, devido o despertar de interesse e atenção dos usuários e possíveis clientes.

Outbound Marketing X Inbound Marketing

O outbound marketing é o modelo tradicional de aplicação de estratégia de empresas. No Outbound Marketing, o custo aplicado para se investir é mais alto do que o investimento no Inbound Marketing.

Além disso, com o Outbound Marketing a empresa busca pela atração do possível cliente, realizando uma comunicação mais ampla, atingindo públicos diferentes.

Por realizar uma comunicação com o público de forma unilateral, possui menor engajamento com o público-alvo, reduzindo chances de obter sucesso de forma mais rápida. Por isso, o Outbound Marketing é conhecido como um método mais antigo.

Já o Inbound Marketing, permite que os responsáveis pela empresa possam utilizar diversas ferramentas para o engajamento preciso do público-alvo.

Isso acontece devido a criação de conteúdos que não podem ser plagiados, sendo 100% originais, sobre assuntos de interesse do público.

O consumo desses textos permitem que os usuários e clientes possam obter mais confiança com a empresa em questão.

Dentre as maiores diferenças do Outbound e o Inbound , é possível destacar a busca do cliente. No Outbound o usuário ou cliente recebe conteúdos sobre os produtos e serviços de determinada empresa.

Já o Inbound, permite que os usuários e clientes certos se direcionem para os conteúdos apresentados pela empresa. Isso oferece mais eficiência para obter os resultados desejados.

Outra diferença importante, é que o Outbound não permite a interação dos usuários com as empresas e os conteúdos divulgados.

Já com o Inbound , é possível que, através de e-mails e comentários, por exemplo, os clientes possam tirar dúvidas e interagir com as marcas, contribuindo com o estabelecimento de relações sólidas e a fidelização de clientes.

Como aplicar o conceito?

Para que se obtenha sucesso com a aplicação das estratégias de Inbound Marketing, é importante saber como atrair clientes da forma adequada e segura.

Para isso, é essencial conhecer as necessidades e preferências de seu público-alvo, visando realizar a elaboração de conteúdos que, estrategicamente, sejam de grande interesse do público.

Para isso, é feito uma persona, que possui as principais características no público-alvo, como: idade média das pessoas que pertencem a esse público, o sexo e as “dores”, que são as necessidades desse grupo.

Isto tudo a fim de facilitar a criação de sites com conteúdos, que podem ser divulgados em blogs, plataformas de vídeos e redes sociais, por exemplo, por isso, o conceito de Inbound Marketing é tão semelhante ao Marketing Digital e traz tantos resultados.

Desta forma, é importante que seja investido tempo com o consumo de diversos conteúdos sobre o Inbound Marketing, a fim de utilizar as ferramentas adequadas e as melhores técnicas.

Utilizando as técnicas e ferramentas de forma adequada, é possível obter os resultados de maneira rápida e segura. Além dos retornos que podem ser visualizados em tempo real para o aumento de vendas e a prospecção e fidelização de clientes.