Componentes essenciais para uma loja de jóias
Se você possui ou deseja abrir uma loja de acessórios, jóias e semijoias, e não sabe por onde começar, nem que pontos deve dar mais atenção, esse texto pode te ajudar.
Aqui falaremos como deve ser a composição do espaço dessas lojas, alguns itens importantes que devem ser vendidos para os mais diferentes públicos, formas de atrair clientes, sistemas que ajudam na divulgação, publicidade e exposição da marca, e também estratégias que permitem diferentes possibilidades para que os clientes consigam adquirir os produtos.
Portanto, continue conosco, pois esse texto pode sanar algumas dúvidas que você pode ter ou então instigar a curiosidade para conhecer um pouco mais sobre esse importante setor comercial.
Materiais para confecção
Os donos das lojas que vendem esse tipo de produto, tem que ter em mente uma série de questões importantes para conseguir sempre atrair mais o público.
Naturalmente, por conta das matérias-primas que são utilizadas na fabricação de joias e semijoias que, normalmente, são metais ou pedras preciosas, esses objetos costumam ter um preço mais elevado.
Primeiramente, você deve conhecer alguns elementos que podem ser usados na confecção de joias, como:
- Ouro;
- Diamante;
- Prata;
- Platina;
- Rubi;
- Esmeralda.
Por conta do preço elevado das matérias-primas para o enfeitamento dos acessórios, as lojas de jóias possuem um público restrito, que costumam ser as camadas da sociedade mais bem abastadas financeiramente.
Para ornar perfeitamente com os produtos oferecidos, que contém propriedades brilhantes e lustrosas, é importante que a composição do ambiente seja elegante, limpa e bem estruturado, mas que não chame mais atenção do que as joias.
Produtos que podem ser vendidos
Existe uma grande variedade de acessórios e jóias que podem ser vendidas nesses estabelecimentos. Historicamente esse tipo de adorno foi muito mais voltado para o público feminino, portanto as opções para esse público acabam sendo maiores.
São muitos os itens, como brincos, anéis, entre outros. Para ser mais específico, itens como um colar de ouro feminino, que é um acessório que é posicionado no pescoço, tem toda a estrutura do cordão banhado a ouro, e sustenta um item adicional, chamado de pingente.
Para combinar ainda mais com um cordão de ouro, é natural que as lojas confeccionem pingente de ouro feminino, deixando toda a joia com aparência uniforme, bonita e brilhante.
No entanto, existem também opções que costumam agradar mais o público masculino, podendo ser também brincos, anéis, colares. Porém, um item que pode ser uma ótima opção para esse público específico, é a pulseira de ouro masculina.
Essa opção é mais discreta do que em relação a outros acessórios, por conta do tamanho e de onde são posicionados. Mesmo assim, essa peça contém todo o refinamento e uma aparência belíssima.
Planos de publicidade
As joias e semijoias vendidas nesse tipo de loja costumam atrair a atenção do público por si só. Mas, é fundamental que os donos dessas lojas criem estratégias para divulgarem a marca da empresa e estabelecer modos de venda em diferentes plataformas, principalmente, para uma loja nova e que ainda não está totalmente inserida em uma posição de destaque nesse setor.
Para a exposição da marca por meio da venda de produtos, a utilização de embalagens personalizadas é uma boa opção. Toda loja deve possuir uma identidade visual própria, por meio da criação de logotipo, slogans, uso de cores que combinem com a identidade, entre outros.
Disponibilizar embalagens personalizadas com as cores e o logo da marca é uma ótima maneira de embalar os produtos comprados, para criar um maior engajamento dos clientes.
Plataformas para vendas
Pensando em uma maior divulgação da loja, é importante que a empresa esteja atenta com as constantes mudanças no modus operandi das atividades comerciais.
Cada vez mais os estabelecimentos comerciais devem ter presença ativa nas plataformas digitais, já que essas plataformas não param de crescer e se desenvolver.
Os comércios necessitam estar conectadas com estratégias de e commerces brasileiros, já que esse conceito tem destaque no método de realização de transações de bens e aplicações de serviços online.
Esse conceito engloba toda atividade comercial que é realizada de forma eletrônica, como a criação de lojas online, que permite a venda dos produtos de maneira digital, páginas em redes sociais para maior divulgação de informações a cerca da loja, entre outros.
A inserção nos meios digitais permitiram que as lojas, desse ou de qualquer setor, aumentassem suas opções de venda, que deixaram de ser apenas física e passaram a ter uma opção extra, em que você compra sem sair de casa e recebe o produto em tempo previamente estipulado.
A efetivação das entregas dos produtos encomendados nas plataformas digitais é feita por funcionários especializados, como motoboy delivery, que utiliza de uma moto como veículo de transporte, possibilitando rapidez e competência na entrega.