Como posso melhorar meu inglês da maneira eficaz?
Como posso falar como um falante nativo de inglês? O que ” fluência ” realmente significa? Como posso melhorar meu inglês naturalmente?
Não importa onde você olhe para isso, o que cada pessoa que deseja melhorar em um idioma pergunta é: qual é o método mais eficaz para aprender o mais rápido possível?
Existem tantas soluções quanto alunos. Alguns aprendem listas intermináveis de vocabulário. Outros optam por ir para o exterior por alguns meses, em busca de um idioma para se popularizar. A maioria se matriculará em uma academia e não se desviará do que seu livro diz.
Não existem fórmulas mágicas, mas, ao longo do tempo, viu-se o que funciona e o que não funciona.
Tentaremos orientar você na direção certa e mostrar-lhe os pontos fundamentais para que você possa aprender um idioma da maneira mais rápida e eficaz.
Como posso falar como um falante nativo de inglês?
A questão seria: por que preciso falar como um nativo. Vamos lá. De qual nativo você quer falar? Como um maltês, um indiano ou um “highlander”?
Ter um sotaque perfeito vai surpreender seu interlocutor. Mas ele ficará muito mais surpreso que você seja fluente quando se trata de falar sobre qualquer assunto, fazendo malabarismos com verbos irregulares e dominando “verbos frasais” como se fosse a mesa de um.
O que “fluência” realmente significa?
Quando começamos a aprender um idioma, é mais provável que nosso objetivo principal não seja passar em determinado exame. O normal é que procuremos poder funcionar com solvência num país estrangeiro ou poder realizar uma reunião de trabalho no idioma em questão.
Em suma, o ideal é saber usar a linguagem de forma eficaz em nossas situações diárias.
Isso é conhecido como “fluência” ou “fluidez social”.
Para atingir esse objetivo, você deve procurar métodos naturais de aprendizado de inglês. Em vez de se fechar em uma sala de aula, você precisa se expor às situações que naturalmente encontraria em seu dia a dia.
Como posso aprender inglês naturalmente?
Longe de ser a palavra da moda na aprendizagem de línguas, a maneira natural de aprender uma língua é a mais eficaz.
O fundamental para começar a ganhar fluência é receber conteúdo para que nosso cérebro seja capaz, com o tempo, de começar a criar sequências lógicas de palavras. Como qualquer criança faz quando aprende sua língua materna.
Como não podemos ser crianças de novo, o que precisamos é inundar nossos cérebros com conteúdo para construir uma imagem da linguagem. Os melhores métodos para obter s sobre o áudio, vídeo e leitura. Embora o ideal passe pela combinação dos três.
É importante escolher os recursos adequados ao seu nível. Se o nível for muito alto, podemos cair em frustração. Se for muito baixo, em tédio.
E, claro, devemos colocar todos os cinco sentidos para a tarefa. Se você se limitar a uma exposição auditiva simples, não adiantará.
O que é mais eficaz para melhorar meu inglês? Inscrever-se em aulas ou estudar sozinho?
O que tem melhor sabor, Coca-Cola ou Pepsi? Como tudo, vai ao gosto. Por gostos e habilidades pessoais.
Deixando de lado a questão econômica, os especialistas apontam que a educação online é mais eficaz do que o que você pode receber em uma sala de aula.
Os motivos seriam estes:
- Você pode adaptar o ritmo de estudo às suas necessidades.
- É possível selecionar os conteúdos que mais te interessam em favor daqueles que te aborrecem só de pensar neles.
- Você elimina a desculpa de “Estou atrasado e não consigo ir para a aula.” O treinamento online permite que você estude onde e quando quiser.
- Você pode passar a maior parte do tempo ouvindo a língua real com falantes nativos.
O último é especialmente importante. Ouvir é tudo. As crianças primeiro aprendem a ouvir e compreender. Depois de anos ouvindo, eles começam a falar fluentemente. Concentre-se em ouvir primeiro.
O que posso fazer para ficar motivado enquanto aprendo?
A qualquer momento nos sentiremos desanimados e relutantes em avançar tão rápido quanto gostaríamos.
Quando chega o tédio, tendemos a procurar desculpas para justificar nossa rendição. As desculpas favoritas geralmente são falta de dinheiro ou de tempo.
Para que isso não aconteça conosco, podemos ter em mente alguns pontos:
- Defina uma meta real e alcançável – Estude pelo menos 10 minutos por dia. O importante é a perseverança e, sinceramente, é muito difícil você não encontrar essa lacuna no caminho para o trabalho, durante a preparação do jantar ou durante a sessão de exercícios. Se você fizer isso em um lugar onde possa praticá-lo em voz alta, sem que as pessoas pensem que você está louco, melhor.
- Integre o inglês na sua Vida– Integre-o a todos os aspectos de sua vida. Modifique o idioma do seu smartphone ou laptop. Escolha inglês nas preferências do Netflix. Ouça música em inglês. Volte para ver aquela série que você gostou tanto na versão original. Tudo ajuda.
- Escolha o conteúdo que pode interessar a você – Não importa se é a discografia completa dos Stones ou o show de forjamento de espadas favorito dos rednecks. Se puder ser um curso online ministrado por professores nativos e voltado para alunos falantes do portugês, muito melhor.
- Adapte o conteúdo ao seu nível – Se desmotivar com suas deficiências, você já tem que Conhecer e Vencer. Se você é um iniciante, pode começar com Peppa Pig. Sim. Com desenhos infantis. As crianças aprendem a andar antes de correr. A mesma coisa acontece com a linguagem.
- Escolha uma opção que não o prejudique– Comece com um curso online antes de assistir às aulas presenciais. Sempre será mais barato e motivador do que tentar aprender no ritmo definido por um grupo de 12 pessoas.