Como montar um negócio para aluguel de eventos?
Os eventos são momentos especiais que possuem diversos propósitos de acordo com o que está sendo organizado. Desta maneira, existem múltiplos tipos de eventos que vão desde as famosas festas de aniversários, debutantes, casamentos, até eventos mais corporativos, como feiras e congressos.
O fato é que os eventos precisam de lugar para acontecer, e um negócio que vem crescendo é o de aluguel de espaços para realização de eventos.
Esse tipo de empresa além de disponibilizar o local também pode oferecer uma série de outros benefícios que pode ser muito vantajoso na elaboração da sua festa. Esses serviços extras podem ser desde a segurança para eventos até a disponibilização de serviços de buffet.
Neste artigo abordaremos alguns componentes essenciais para esse tipo de negócio, e porque esses serviços são importantes para se destacar em um mercado bastante competitivo.
O que não pode faltar em um negócio de aluguel de eventos?
Para que um negócio de aluguel de lugar de festas e evento tenha sucesso é importante atenção em alguns pontos, principalmente na estrutura do local que será alocado para as pessoas e empresas.
Também é possível investir em serviços como o buffet e que pode ser tanto personalizado como focado em:
- Crianças;
- Adolescentes;
- Adultos;
- Corporativos.
Além disso, para que o negócio tenha sucesso é preciso atenção em muitos aspectos, como a localização, divulgação, preservação, manutenção e normas de segurança.
A localização é essencial para que seu espaço seja uma boa solução. Assim, é necessário que fique em bairros de fácil acesso, estacionamento (com suporte de empresas de serviços terceirizados de manobristas).
A divulgação do espaço é de fundamental importância. É preciso ter uma estratégia focada em uma boa comunicação visual.
Essa comunicação visual consiste em diversos fatores, como a fachada atraente, a elaboração de vídeos que demonstrem a estrutura do local (das salas de entretenimento, das cozinhas com a coifa para cozinha industrial, além de investir em redes sociais e a presença digital em plataformas como sites, anúncios pagos e outros.
A preservação dos mobiliários é fundamental para que a estrutura se destaque dos concorrentes. Afinal, uma boa disponibilidade dos utensílios permite que os clientes escolham o seu espaço.
A manutenção focada na limpeza pode ser realizada por empresa terceirizada de limpeza, e ajuda na organização dos banheiros, da cozinha, e também da limpeza após as festas. Esse serviço agrega muita qualidade ao negócio.
E por fim as normas de segurança são fundamentais para que a segurança do espaço seja garantida, portanto, é necessário que alguns documentos sejam atualizados, como o alvará de bombeiros, os extintores de incêndio, entre outros.
Como se diferenciar da concorrência?
Os espaços para aluguel de eventos precisam de pontos para se diferenciar da concorrência, como equipamentos de cozinha (exaustor de cozinha industrial), bons utensílios, e componentes que veremos abaixo:
1. Playgrounds seguros
Se sua casa de eventos for focados em festas infantis, o espaço pode oferecer brinquedos para as crianças. Esses brinquedos são essenciais para que seu espaço seja escolhido pelos pais.
Há diversas formas de compor um playground que podem ser divididos por faixa etárias que vão desde brinquedos para bebês até os seis anos, até para os adolescentes de 12 anos.
Para os gestores se aconselha que estes brinquedos sejam feitos de madeira plástica, pois sua durabilidade é maior, e a higienização realizada por um empresa de terceirizacao de limpeza fica mais facilitada.
Alguns tipos de brinquedos são: piscinas de bolinhas, cama elástica, brinquedos de montar, fantasias, livrinhos, além de mesas de pebolim, pingue-pongue, videogame e outros.
2. Tenha um cardápio diferenciado
Caso seu negócio trabalhe com buffet, é importante que este tenha uma oferta de comidas variadas, e que os ingredientes utilizados sejam de qualidade. Importante também que os cardápios levem em consideração o público que o espaço atenda.
Existem opções de cardápios que podem ser levados em consideração:
- Buffets de crepes;
- Churrasco;
- Buffet de massas;
- Buffet tradicional.
3. Atendimento de qualidade
Um ponto que com certeza atrai os clientes é que o espaço tenha uma equipe bem capacitada e motivada para que todo o suporte da festa seja feito com qualidade e a experiência se torne inesquecível.
Desse modo, vimos que para um negócio de aluguel de espaços para eventos é importante atenção aos mínimos detalhes, e investir em espaços e ferramentas diferenciadas.