Como expandir os negócios com exportações
O Comércio Exterior é um dos campos mais importantes para empresas que querem expandir seus negócios e para organizações que desejam criar uma comunidade global de pessoas interessadas nas ideias.
E dentro do Comércio Exterior há duas ações que são a base que é a exportação e a importação. Esses dois conceitos são muito importantes, pois representam muito sobre como uma empresa e principalmente o país fica a frente à várias negociações.
Além do mais, o processo é cheio de complexidades e burocracias do serviço aduaneiro, entre muitos outros. Neste artigo abordaremos sobre os conceitos da importação e da exportação e também sobre alguns procedimentos nestas ações como os desembaraços aduaneiros.
Definindo o processo de importação dos negócios
Os processos de importação é o ato de uma empresa ou um determinado país comprar produtos, bens e até serviços de outro país, um exemplo, o Brasil comprando chips da China. Existem muitos objetivos e motivos para que essa importação possa ser feita.
As principais delas é a necessidade de cobrir a matéria-prima inexistente ou de pouca produção no país ou suprir a necessidade de mão de obra que não possui, primordialmente sem qualificação, como o curso de operador de empilhadeira.
Tanto a importação como a exportação dependem de aspectos da economia, como a moeda nacional forte para ter uma fonte de negociação forte frente as moedas estrangeiras. Caso a moeda fique fraca, os elementos de importação podem diminuir.
A importação é uma ação que todos os países fazem, pois nenhum país consegue produzir tudo para que a população consumir. Nestes sistemas, a importação está em basicamente três fases:
A administrativa que é onde ocorre a autorização para a importação da operação, indicando a mercadoria do que será importantes, gerando a licença para importação.
A cambial que é quando ocorre o pagamento ao exportador e se acione também a agência de cargas para que possa fazer o rastreamento das cargas.
Por fim, a fiscal que é onde ocorre o desembaraço na alfândega e a mercadoria é despachado.
Exportações para os negócios
A exportação é ao contrário é quando uma empresa ou um país vende seus produtos para outro país, assim, a importação é a transação de compra e a exportação é o processo de venda de produtos e serviços.
Há muitos objetivos para que uma empresa recorra aos processos de exportação sendo uma das mais importantes a expansão para novos mercados.
O processo de exportação visam vender produtos e matérias-primas excedentes trazendo maiores lucros. E há dois tipos de exportação:
1. Exportação direta
É quando todo o processo de exportação é feito de forma direta pelo produtor, ou seja, quando o fabricante fatura diretamente ao importador (comprador).
Para que esse processo seja feito, é necessário que o produtor conheça todo o processo de exportação e suas características como:
- Documentação necessário;
- Processo de desembaraço aduaneiro;
- Embalagens;
- Tarifação.
2. Exportação indireta
A exportação indireta é aquela que não é feita pelo produtor, mas sim, por uma empresa especializada nisto, isto é, esta adquire os direitos para exportação, organizando todos os processos necessários, do despacho aduaneiro até o pagamento das taxas de logísticas.
As exportações portanto são fundamentais para empresas e negócios que desejam expandir seus mercados e aumentar seus faturamentos, sendo uma porta de entrada para que ocorra um amadurecimento do negócio.
Abaixo falaremos sobre um dos processos de importação e exportação que é o desembaraço aduaneiro.
Liberação de mercadoria
O desembaraço aduaneiro é o processo que acontece tanto nos processos de importação e exportação e tem como objetivo a liberação de uma mercadoria pelos serviços de alfândega.
Antes de ser colocado nos modais de transporte via serviço de guincho toda a documentação das mercadorias são vistas.
O desembaraço consiste na análise dessas verificações e a conclusão do processo para que o despacho da mercadoria seja feita da melhor forma.
Todo o processo é feito pelo SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, que integrar todas as atividades de registro das ações por meio de um fluxo único e computadorizado, dinamizando a burocracia.
Com isto, entendemos que o processo de importação e exportação são altamente eficientes e importantes para os países e para as empresas, sendo está última muito necessária os serviços de exportação.
Além do mais, entendemos que o processo pode ser feito tanto de forma solo como apoiada por empresas experientes para ajuda no processo.