Como escrever a seção de concorrência do seu plano de negócios financeiro
Você pode aprender muito sobre sua vantagem competitiva, oportunidade de mercado e como posicionar sua empresa observando a concorrência.
Saber quem são seus concorrentes, como eles operam e os benchmarks necessários que você precisa atingir são cruciais para o sucesso do seu negócio. É também uma análise que os investidores vão querer ver dentro do seu plano de negócios.
A maioria dos investidores considera isso um indicador de falta de experiência. Todo bom negócio tem concorrência. Se é tão novo que não tem concorrência hoje, então terá concorrência amanhã.
Nesse caso, sua análise competitiva deve adivinhar quais grandes concorrentes entrarão no mercado. Além disso, se um negócio realmente não tem concorrência, pode não ser realmente um bom negócio para entrar.
Plano de negócios formal
Em uma situação de evento de plano de negócios, com um plano a ser mostrado a potenciais investidores ou como parte de um empréstimo bancário, você está descrevendo a concorrência principalmente para garantir ao seu leitor-alvo que você conhece e entende a concorrência e está posicionado para aproveitar as oportunidades e evitar as armadilhas.
Se você tem um negócio on-line de emitir nota fiscal em Brasília seus clientes devem ter a base básica comercial do seu negócio, para ter confiança no seu sistema de notas. Quando se trata de emissão de notas é crucial que você busque por uma empresa que tenha referência, e que o sistema possua qualidade em seus serviços prestados.
Como identificar sua concorrência
Se você acha que não tem concorrência, dê um passo para trás em relação ao seu plano e olhe para o problema que você resolve. Como as pessoas estão resolvendo isso? Que tipos de negócios provavelmente entrarão em ação se você criar um novo mercado e se tornar bem-sucedido? Essa é a sua concorrência.
Defina seu uso comercial
Para a seção de concorrência do seu plano de negócios, primeiro decida qual desses dois usos de negócios se aplica à sua situação:
Plano de gerenciamento interno
No plano de gestão para os empresários, uma seção de concorrência serve como veículo para entender a concorrência e desenvolver o posicionamento estratégico. Você e sua equipe analisam os pontos fortes e fracos comparativos.
Como você sabe para que usará seu plano?
No primeiro caso, seu objetivo de negócios é ofensivo e proativo. Trata-se de prever problemas e oportunidades que provavelmente surgirão em um futuro próximo. Você está tentando gerar ideias e respostas.
Estabeleça sua posição competitiva
Você precisa saber como sua empresa se comporta, em termos dos valores que ela oferece ao mercado-alvo escolhido. As principais táticas de marketing, incluindo preços, mensagens e distribuição, enquanto outras tratam de posicionar sua empresa no contexto das outras ofertas.
Use avaliações on-line
Quando se trata de encontrar e usar informações, sugiro aqui que você permaneça flexível e pragmático. Procure informações disponíveis que representem o que você deseja mostrar.
Por exemplo, posso usar estrelas e afins em comentários, da Amazon ou Yelp, como substituto da qualidade. Isso seria muito mais prático do que realizar pesquisas primárias, e é credível para o público.
Houve uma vez um problema para encontrar informações sobre concorrentes privados menores, em comparação com a riqueza de informações financeiras disponíveis para empresas negociadas em um dos principais mercados de ações.
Hoje em dia, sites, mídias sociais e avaliações estão amplamente disponíveis em muitas empresas locais. Não ter como classificar e avaliar os concorrentes geralmente é por falta de tentativa, não por falta de informação.
Aqui também, cuidado com o excesso. Poupe aos seus leitores a prova de quão bom você é na coleta de informações e dê a eles apenas as informações que eles precisam e usarão.