Como escolher um fornecedor para o seu negócio?

Como escolher um fornecedor para o seu negócio?

Sua equipe de gestão de compras sabe como escolher um fornecedor adequado para atender as demandas da empresa?

 

A seleção de fornecedores faz parte do processo de qualificação e homologação, que garante o alinhamento dos parceiros com os critérios de Compliance do mercado, da legislação e da própria organização.

 

Nas relações comerciais, o preço deve ser apenas um dos diferenciais de um fornecedor. Afinal, pagar pouco e obter de volta um produto ou uma prestação de serviço de baixa qualidade não é vantajoso.

 

Por isso, é importante definir quais critérios devem ser seguidos para escolher um bom fornecedor. Assim, a equipe responsável consegue reduzir riscos na hora da contratação, manter o abastecimento em dia e fazer escolhas estratégicas.

 

Para evitar o desgaste de um processo manual, sua empresa pode investir em ferramentas de e-procurement para otimizar o processo de análise e qualificação dos fornecedores.

 

Mas para que essa solução seja bem aproveitada é importante definir quais critérios terão influência na hora da seleção de fornecedores.

 

Continue a leitura e confira um checklist do que considerar para escolher um fornecedor que vai ajudá-lo a alcançar o sucesso esperado no mercado.

Como escolher um fornecedor: 10 critérios-chave

O trabalho da equipe de gestão de compras começa antes da escolha dos fornecedores. Na verdade, antes, os parceiros em potencial são analisados e passam pelo levantamento de informações, o que assegura sua conformidade com o negócio, as leis e o mercado.

 

Dessa análise de dados públicos, sai uma lista de fornecedores qualificados com os quais é viável negociar. Para fazer uma escolha estratégica, os critérios abaixo vão funcionar como um pente fino, destacando as melhores opções. Confira:

Histórico

O primeiro critério para escolher um fornecedor é conhecer o histórico da empresa. Pesquise a quanto tempo ela está no mercado, quais foram os marcos de crescimento, quem são os profissionais da equipe, portfólio, entre outras informações.

 

O objetivo é saber como a empresa se desenvolveu. Nessa busca, também é possível identificar se houveram investimentos ou mudanças importantes como períodos de recuperação. Esse último detalhe é valioso para definir o nível de risco de cada fornecedor.

Reputação

A análise de reputação é uma continuação da pesquisa de histórico e incrementa o processo de escolha do fornecedor ideal. Nessa consulta, o objetivo é saber como o mercado avalia cada parceiro.

 

Selos e premiações recebidas, feedback de clientes, opinião da mídia especializada são formas de obter um panorama sobre a imagem de um potencial parceiro e se uma associação é vantajosa.

Saúde financeira

Analisar a saúde financeira de uma empresa é um critério que serve tanto para escolher um fornecedor quanto para mitigar riscos. Isso porque se existe uma crise no negócio, ela pode se refletir na prestação do serviço.

 

Caso identifique algum gargalo nessa área, a melhor solução é ter mais de um fornecedor para atendê-lo e acompanhar de perto a prestação do serviço, se os riscos não forem graves, para garantir o compliance financeiro.

Cartela de clientes

Se tem um critério que não pode ficar de fora na hora de escolher um fornecedor, é a análise da cartela de clientes. E não nos referimos apenas ao fato de quem são os clientes, mas também se eles estão satisfeitos.

 

Busque detalhes como quantidade de clientes atendidos, se o fornecedor realmente suporta mais clientes, quais são os segmentos que ele atende, etc. Esses dados são importantes para avaliar o desempenho do fornecedor e se ele pode atendê-lo com a mesma eficiência.

Capacidade produtiva

Outro critério utilizado para escolher um fornecedor é sua capacidade produtiva, ou seja, se existe margem operacional para incluir mais um cliente. Quando uma empresa tem uma boa produtividade significa que ela mantém uma margem com a qual pode atender mais demanda.

 

Use a previsão de produção que o fornecedor mostrar e compare com a projeção de pedidos que sua empresa precisa contratar para decidir se é um compromisso viável.

Estrutura logística

A produção do fornecedor pode ser incrivelmente robusta e operar com uma margem fantástica, mas se a estrutura logística falhar em levá-la até o cliente a cadeia se rompe.

 

Então, saiba como funcionam as entregas, prazos, quando o pedido deve ser feito, quem faz o transporte da carga (equipe própria ou terceirizada), distância percorrida até a empresa, etc. Assim, a equipe de compras pode fazer a escolha do fornecedor que tem a melhor estrutura. 

Qualidade do produto/serviço

Foi-se o tempo em que para saber a qualidade de um produto/serviço era preciso comprar. Hoje, os fornecedores enviam amostras e disponibilizam períodos de teste de suas soluções para os potenciais clientes.

 

Então, aproveite esses recursos para garantir que os insumos tenham a qualidade esperada e que vão agregar valor à cadeia de produção. Ler avaliações de clientes no site dos parceiros também serve como termômetro da qualidade.

 

Vale destacar que qualidade deve ser um indicador permanente de que um fornecedor continua vantajoso, então, é preciso avaliar com atenção tudo que for recebido. 

Comunicação e suporte

Na hora de escolher um fornecedor, considere também se ele tem canais de atendimento e suporte disponíveis e o período de atividade dos mesmos. Ter um canal para recorrer e conseguir resolver problemas e dúvidas com agilidade é essencial.

 

Dessa forma, é possível decidir se a estrutura é eficiente e se será fácil utilizá-la para manter o abastecimento em dia. 

Flexibilidade para negociação

Uma relação comercial deve ser vantajosa para ambas as partes. Para que isso aconteça, é necessário existir abertura e flexibilidade para negociar com o fornecedor

 

Se o parceiro for aberto e oferecer diferenciais que agregam nos acordos, independentemente de estar relacionado a parte financeira, pode ser uma opção acertada.

Inovação

O histórico do fornecedor no mercado já dá uma pista do quão inovador ele é, por meio da forma como seu produto ou serviço evoluiu e como cada mudança agradou no potencial do negócio.

 

Por isso, dê prioridade para parceiros com perfil inovador que melhorem a qualidade do que é oferecido, tenha bom custo benefício e que ajude a sua empresa a se desenvolver também. 

 

Seguindo esses critérios, sua equipe vai conseguir fazer uma gestão de fornecedores eficiente do início ao fim, além de manter uma rede de parceiros rica com a qual pode conseguir bons acordos comerciais. 

 

Este artigo foi escrito pela Linkana, empresa referência na análise pública automatizada de Compliance e governança corporativa no processo de homologação de fornecedores.