Como empresas do setor de vestuário podem se destacar na black friday
Época de promoção é sinônimo de aumento nas vendas das empresas, independentemente do segmento. Afinal de contas, quem não quer pagar menos levando para casa aquilo que deseja ou precisa?
Com o setor de vestuário não é diferente. Em se tratando de promoção, uma data em especial tem ganhado força no Brasil: a Black Friday. Esse evento anual, que tem origem nos Estados Unidos, chegou há cerca de dez anos aqui no Brasil e já virou realidade em todo final do mês de novembro.
Se você tem um negócio no ramo do comércio, saiba que existem algumas medidas que devem ser tomadas antes dessa data para fazer com que os seus clientes comprem mais, fiquem mais satisfeitos e voltem sempre. Confira a seguir.
Black Friday – promoção à vista
Sinônimo de preços baixos, a Black Friday é um evento que surge como um “esquenta” para as compras de Natal nos EUA. Por isso mesmo ela é realizada no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving Day), data celebrada na 4ª quinta-feira de novembro.
No Brasil, esse evento que reúne promoções de diversos segmentos chegou em 2011 e desde então virou costume. Até alguns anos atrás, as pessoas viam a Black Friday no país como algo fraudulento, mas cada vez mais os lojistas e serviços têm tratado essas vendas de forma mais séria.
A própria expansão dos meios de comunicação e da internet no Brasil foram importantes para que o consumidor tivesse acesso a diferentes informações, incluindo as ofertas de produtos e serviços. Sendo assim, quem opta por fazer uma Black Friday de verdade com certeza sai ganhando muito mais.
Agora, em se tratando do setor de vestuário, existem ações bem interessantes que precisam ser feitas tanto para “preparar” o cliente, como também para oferecer uma melhor experiência de compra, considerando que a demanda deve ser maior que a habitual.
Planejamento em primeiro lugar
De forma geral, quando vamos adotar alguma estratégia, o planejamento é essencial porque nos dá um panorama prévio de tudo aquilo que é necessário para a concretização do objetivo final. No caso, o sucesso das vendas de roupas.
Nesse sentido, é preciso estimar a quantidade de clientes e de itens disponíveis para atendê-los. Isso deve ser feito considerando as datas com maior fluxo e seu histórico de vendas. Ter esses dados em mãos vai te permitir trabalhar com um número ideal para o seu estoque, por exemplo.
Você também deve considerar possíveis adaptações, seja no seu sistema; na forma de envio, caso a sua loja seja online ou faça entregas; no espaço da loja física (lembrando de respeitar as medidas de distanciamento relativas à pandemia) e na estabilidade do seu site.
Descontos atrativos e promoções
Sem sombra de dúvidas, o maior atrativo da Black Friday é o preço. Em se tratando da venda de roupas, isso pode significar diferentes tipos de descontos e promoções, de forma que cliente e lojista saiam ganhando.
Descontos progressivos costumam ser as opções mais atrativas. E, claro, além dos descontos maiores em todas as peças, você pode acrescentar brindes, como um acessório ou entrega gratuita.
Outra dica é fazer propostas para fidelizar o cliente. Exemplo: na próxima compra, você ganha X de desconto a partir de X reais em compras. Mas isso sem esquecer de cativar clientes antigos, seja dando um desconto especial ou algum mimo bem bacana.
Divulgação e atendimento
Por último, mas não menos importante, o lojista que pretende bombar na Black Friday e vender bastantes roupas também precisa investir na divulgação publicitária e em informes para os clientes. Grande parte disso pode ser feita a partir das redes sociais, por meio do impulsionamento pago de posts.
Esse é um dos investimentos que você precisa fazer para deixar os seus clientes e futuros compradores atraídos e cientes de que a sua loja está oferecendo as melhores ofertas — algo que, por si, já vai ajudar a valorizar as suas vendas.
Não se esqueça também de investir no atendimento — tanto presencial quanto virtual. A personalização na forma como você atende o seu cliente, de modo cordial, respeitoso e, principalmente, interessado em oferecer a ele o melhor produto, é essencial para melhorar a experiência de compra e, sobretudo, fidelizá-lo.