Como desenvolver seu employer branding?

Como desenvolver seu employer branding?

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Contratar novas pessoas para trabalhar em uma empresa é um desafio que exige preparo e uma boa investigação. As informações enviadas por cada candidato em seu currículo é apenas uma etapa de um processo que exige o levantamento de mais informações, como o perfil profissional de cada um deles, experiências profissionais anteriores, entre outros dados.

Se você atua na área de Recursos Humanos (RH), é preciso estar atento ao employer branding. Você sabe o que ele é e a sua importância para as organizações? Confira mais informações sobre isso e como ele impacta o processo de atração e retenção de talentos!

O que é?

Podendo ser traduzida como “marca do empreendedor”, o employer branding se refere às ferramentas e técnicas utilizadas para criar uma impressão positiva sobre uma empresa no mercado de trabalho.

Esse é o processo que torna a sua empresa um lugar atrativo para trabalhar por profissionais de diferentes áreas. O employer branding é cada vez mais adotado por empresas de diferentes portes e segmentos a fim de manter os melhores funcionários, crescer, consolidar-se no mercado e se destacar perante os concorrentes.

Quando é bem executado, esse processo faz com que a empresa não seja vista apenas como detentora de empregos, mas como uma oportunidade ótima para alavancar a carreira de seus funcionários e propiciar valorização profissional. Isso faz com que quem está de fora se esforce muito para ser admitido e quem está na empresa demonstre empenho para permanecer ali.

Quais são as  vantagens? 

Dessa forma, o employer branding traz diferentes vantagens para um negócio. Uma delas é o aumento da produtividade e da integração entre os colaboradores das equipes, já que todos vêem sentido em trabalhar naquela empresa e se empenham para permanecer ali.

Outro benefício é a diminuição dos custos com recrutamento. Empresas com um employer branding forte não precisam investir tanto dinheiro como os concorrentes para atrair talentos. Por fim, essas empresas possuem um reconhecimento maior e mais espontâneo da marca.

Como fazer? 

Uma dúvida comum de quem ainda não está bem inserido no mundo do employer branding é: como fazer? Primeiramente, é importante que a empresa tenha seus objetivos bem definidos. A partir disso, a organização pode pensar nas melhores estratégias para alcançá-los.

É preciso saber o que precisa ser melhorado ou modificado na organização do trabalho. É a manutenção de talentos a partir de um melhor ambiente de trabalho? É a cultura da empresa e o modo como o trabalho é organizado que precisa ser repensado? Após definir isso, é preciso escolher quem vai liderar esse processo e os papéis de todos os envolvidos nele em todas as etapas. 

Também é importante se comunicar com o grupo que você deseja atingir de forma clara e objetiva. Manter uma boa comunicação é essencial para engajar potenciais funcionários. Por isso, é recomendável pensar em elaborar materiais com informações relevantes sobre a cultura organizacional e o negócio, expondo as práticas mais corriqueiras e até formular um gui para treinar gestores para atuar mais conjuntamente com as outras áreas (incluindo o RH).

Por fim, é importante que as empresas se mantenham sempre abertas aos feedbacks dos atuais funcionais. O que deve ser alterado no ambiente de trabalho? Como isso pode ser conseguido? 

É importante considerar as percepções de funcionários de diferentes hierarquias e integrá-los no processo de formulação de propostas, considerando o montante do investimento financeiro necessário, o estilo de liderança mais valorizado e como a gestão é compartilhada, possibilidades de desenvolvimento de carreira, transparência, entre outros fatores. 

Uma vez que os principais fatores foram listados e hierarquizados como relevantes, é possível repensar aqueles considerados mais urgentes e primordiais para tornar a empresa em uma ótima referência no mercado de trabalho.