Como controlar o nervosismo e a ansiedade antes de provas e vestibulares?
A sensação de nervosismo é comum antes desse tipo de teste. Veja algumas dicas simples para te ajudar a reduzir o nervosismo e ter um ótimo desempenho durante a prova!
Entrar em uma universidade ou ser admitido em um concurso público são processos que possuem muitas semelhanças, sendo a principal delas controlar a ansiedade antes e durante as provas.
O nervosismo é comum, afinal, a prova é feita após meses de muito estudo e esforço.
Trata-se de uma mudança importante na vida de quem realiza essas provas, que exigem muita atenção, foco e disciplina para serem feitas no tempo estabelecido.
Você está no processo de preparação para prova e precisa de dicas para melhorar o seu desempenho? Veja como controlar o nervosismo e algumas táticas para ter uma boa nota final!
Dormir bem
Uma boa noite de sono na semana logo antes da prova é fundamental para ajudar a reduzir o nervosismo e a ansiedade. Noites mal-dormidas tornam as pessoas mais sensíveis e suscetíveis à sensação de cansaço e irritação.
Por isso, não deixe para começar a deitar mais cedo somente na véspera da prova. Na semana anterior, comece a desenvolver o hábito de dormir cedo.
Desligue telas uma hora antes de deitar, já que a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos, como TV, notebook, computador e celular, suprime a melatonina (hormônio que controla o ciclo sono-vigília, sem o qual nós sentimos cansaço e insônia durante o dia).
Evite estudar na véspera
Estudantes que se preparam seriamente para essas provas sempre têm a sensação de que faltou algo para estudar ou revisar.
Na véspera da prova, é recomendado não estudar, pois isso pode gerar ansiedade e a sensação de que faltam muitos conteúdos para você estudar.
À medida que a prova for se aproximando, lembre-se de todo o seu esforço ao longo do ano ou de meses. Estudar na véspera da prova também pode provocar a sensação de exaustão e prejudicar o seu sono — outro fator que deve ser evitado.
Na véspera do exame, faça atividades leves e prazerosas, que te ajudem a relaxar e te deixar mais confiante para realizar a prova.
Pratique exercícios físicos
A rotina de se preparar para um vestibular ou concurso público é intensa e deixa pouco tempo para a prática de exercícios físicos. Contudo, tais exercícios são fundamentais para preparar o corpo para permanecer sentado durante muitas horas.
Corpo e mente estão conectados e se influenciam. Por isso, uma preparação física ruim pode atrapalhar o desempenho em uma prova.
Além disso, exercícios físicos ajudam na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar, o que reduz muito o estresse e a ansiedade.
Quem não tem muito tempo pode praticar atividades físicas simples, como caminhar/correr na rua, subir escadas ou andar de bicicleta.
O importante é não deixar o corpo parado, apenas estudando. Nos últimos dias antes da prova, lembre-se de não exagerar nos exercícios físicos para evitar se lesionar.
Alimentação
Outro cuidado importante se refere à alimentação. Nos dias imediatamente anteriores à prova, evite alimentos gordurosos (como frituras ou doces em excesso) ou muito diferentes dos quais você já está acostumado.
Alimentos estimulantes, como café e pimenta, também devem ser evitados, pois podem aumentar a sua ansiedade. Dê prioridade a frutas, água e sucos naturais.
Outro detalhe importante é preferir aqueles com embalagem simples e silenciosa, que não vão exigir que você interrompa totalmente a prova para abri-la nem atrapalhe a concentração das outras pessoas na sala.
Não se esqueça de caprichar na hidratação e levar uma boa garrafa de água no dia da prova. Só tome cuidado para não derramá-la no teste, pois isso pode pôr tudo a perder.