Como começar a empreender com pouco dinheiro?
Empreender, mesmo que com pouco dinheiro, pode ser a solução para quem ficou desempregado na pandemia da COVID-19, para quem sonha em ter o próprio negócio ou mesmo para alguém que quer mudar de área profissional na vida.
Embora abrir uma empresa pareça impossível, há alternativas que não precisam de um valor de investimento alto inicialmente.
Nosso país nunca teve tantos empreendedores como nos últimos anos, segundo um relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com os dados levantados, o número de empreendedores que abriram o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), aumentou de 26% para 44% apenas em 2020.
É o maior crescimento visto em quatro anos. Os brasileiros estão muito motivados em ter o próprio negócio, que já era um sonho anteriormente.
Se você deseja empreender com pouco dinheiro, essa é sua oportunidade. Você pode começar com pouco investimento e com poucos recursos.
Por isso, conheça algumas ideias de negócios para empreender com pouco dinheiro.
1. Alimentação
O segmento de alimentação tem um leque de oportunidades para você empreender no mercado com pouco dinheiro.
No entanto, para atuar nessa área você não precisa necessariamente abrir um restaurante, por exemplo.
Você pode criar um empreendimento de alimentação saudável, produzindo marmitas saudáveis para pessoas que não possuem tempo para cozinhar.
Outra ideia é investir em culinária típica de alguma região, com marmitas também.
Se você for bom na cozinha com doces, você pode abrir um empreendimento de bolos, procure uma nova receita de bolo de fubá cremoso ou doces caseiros e doces para festas.
Você só precisa investir um pouco no começo, para ter os ingredientes certos.
Dessa forma, você lucrará e terá mais valor para investir mais em seu negócio.
2. Beleza
O ramo da beleza também traz um leque de oportunidades para você. Além disso, o segmento está em alta, sendo muito procurado por clientes.
Você não precisa abrir um salão de beleza de imediato para começar a trabalhar com beleza.
Há muitas opções para atendimento em casa, com serviços de tratamentos de pele, depilação, massagem, maquiagem, pedicure, manicure, depilação e corte e hidratação de cabelo, por exemplo.
Para você que está buscando empreender com pouco dinheiro, existem muitos cursos de beleza acessíveis ou até gratuitos em plataformas da internet.
Dessa forma, você poderá aprender de casa e ainda ter certificações.
3. Revenda
Trabalhar com revenda também é uma opção para empreender com pouco dinheiro. Essa atividade faz a intermediação entre o fabricante e o consumidor final.
Existem muitos revendedores ou consultores terceirizados que tiram toda sua renda mensal de revendas.
Essa é uma boa alternativa para abrir seu próprio negócio, já que você não precisa comprar nada. Além disso, seu lucro gerado permitirá a fazer captar mais e mais clientes.
Em determinado momento, você poderá abrir sua própria loja online e facilitar a intermediação dos produtos para os clientes finais.
Há produtos para revenda, como: cosméticos, produtos de higiene pessoal, roupas, sapatos, jóias e semijoias, acessórios de moda, lingeries e biquínis e muito mais.
Dessa forma, você pode escolher entre mais de um fabricante de produtos para expandir suas oportunidades.
4. Artesanato e costura
O segmento de artesanato e costura nunca sai de moda, além de ser ideal para empreender com pouco dinheiro.
Seu investimento será baixo, nos equipamentos, ferramentas e materiais utilizados.
Se você já sabe costurar ou fazer artesanatos, é uma opção melhor ainda, que vai unir o que você já sabe com a possibilidade de faturar sua renda.
No entanto, se você ainda não tem essas habilidades, mas tem interesse em entrar nesse segmento, há cursos e tutoriais gratuitos na internet para ensiná-lo.
Essa é uma ideia de empreendimento que precisa de criatividade, já que você precisa se destacar da concorrência com diferenciais.
Se você já quer começar, você pode oferecer serviços de costura para potenciais clientes. Dessa forma, você terá um valor melhor de investimento para produzir suas próprias peças.
Já no artesanato, vale começar com ideias que estão em alta no momento. Para saber quais são, basta pesquisar na internet. Depois, procure por cursos, tutoriais e treinamentos na internet.
Conclusão
Apesar de essas dicas serem muito eficientes para começar a empreender com pouco dinheiro, não esqueça de investir pesado em marketing.
Você pode começar com o famoso boca a boca para conhecidos ou até fazer um Instagram para promover seus serviços, inclusive se você precisa de serviços como alugar alisadora de concreto pesquise bem sobre a empresa que vai contratar e preços.