Como aumentar suas vendas de imóveis com marketing digital
Os processos de compras e vendas de imóveis sofrem cada vez mais com o impacto dos recursos digitais, principalmente quando se trata de competitividade e acesso à informação.
As implicações de harmonizar a tecnologia com práticas que eram mais específicas e diretas há alguns anos agora estão abrindo oportunidades para incorporar várias estratégias de marketing na busca por uma presença online marcante.
Decisões imobiliárias exigem planejamento, e a maioria das primeiras etapas de compra, venda e até mesmo aluguel são focadas principalmente em pesquisas na internet. Às vezes o comprador está em busca de uma casa que tenha automação residencial de iluminação e não abre mão disso.
Assim, embora seja interessante a adaptação das empresas imobiliárias, o marketing digital tem um grande potencial com diversas tecnologias disponíveis para valorizar a imagem da empresa e atrair novos clientes.
Marketing de conteúdo em imóveis e funil de vendas
Para entender a importância do marketing de conteúdo para o mercado imobiliário, é interessante abordar o funil de vendas envolvido na fase do processo de aquisição de clientes, desde o contato inicial até a decisão de compra.
A apresentação dessa jornada é dividida em três fases: a parte superior, a parte central e a parte inferior do processo de realização de metas.
O topo é caracterizado pelo fato de que os usuários podem não estar cientes de suas necessidades ou do contato com uma empresa de cabos eletricos. É importante que o material tenha as seguintes características, pois alguns conteúdos são de interesse:
- Relevância;
- Clareza;
- Qualidade;
- Possibilidades de solução de problemas.
Ao longo do caminho, os visitantes do site percebem que precisam de uma solução e as organizações podem oferecer as técnicas e dicas certas para sua situação, e é nessa fase que trabalharemos na captura de leads.
Nesse caso, o usuário fornece informações específicas, como nome e e-mail, em troca de conteúdo específico. Isso, é claro, ajuda a aumentar o interesse.
Por esse motivo, o meio do funil está sempre associado ao conceito de nutrição. O material pode ser aprofundado em tipologias imobiliárias, localizações, setor imobiliário, a importância de um guarda corpo vidro para escada e o conceito moderno que ele oferece, etc.
Na fase final do funil, os clientes já sabem o que precisam e quais serviços e produtos desejam receber, mas em particular precisam manter o conteúdo em primeiro plano para que possam convencê-los.
Nesse caso, é interessante apostar em conteúdos mais diretos, como pesquisas ou convites para eventos.
Como melhorar o posicionamento da marca?
Se a plataforma e a estratégia digital já estiverem em vigor, é interessante observar os resultados obtidos e integrar criteriosamente o conteúdo para chegar a uma posição mais favorável.
Dessa forma é possível não só conquistar novos clientes, mas também fidelizar os antigos com a maior visibilidade e autoridade conquistada no mercado.
A evidência desempenha um papel importante, principalmente nos mecanismos de busca, o que torna os sites responsivos, ou seja, adequados para um determinado tipo de dispositivo e diferentes tamanhos de tela.
Além disso, é possível obter um melhor posicionamento adotando a tecnologia SEO (Search Engine Optimization) utilizada para otimizar sites para os buscadores online.
Exemplos são potenciais clientes interessados em imóveis com outras características específicas, como fachada em pele de vidro e pisos de porcelanato.
É claro que o buscador utilizado apresenta alguns resultados, e otimizando adequadamente o conteúdo no seu site, ele pode apresentar resultados significativos ao mecanismo e chegar à primeira posição.
Para isso, diversos elementos como texto, imagens e URLs são avaliados e estruturados estrategicamente.
Nesse cenário, a velocidade de disseminação das informações e o potencial de grande alcance são duas grandes características do ambiente digital e muitas vezes são consideradas positivas na agilidade para alcançar resultados, principalmente com estratégias implementadas.
Na verdade, como qualquer outro problema, ele pode desempenhar um papel muito importante na dinamização do seu negócio, mas os efeitos negativos podem colocar seriamente em risco as empresas imobiliárias e atrasar a sua presença online.