Combate a incêndio em edificações
O que fazer quando se avista um incêndio? A quem devo chamar? Como devo me comportar perante essas situações?
As dúvidas referentes a esse assunto são inúmeras, pois mais da metade da população não sabe como agir num momento que existe um começo de incêndio.
A maioria das pessoas não conseguem agir, ficam travadas no local apenas pedindo por socorro.
Por esse e por outros motivos é importante trabalhar as táticas de combate ao incêndio e, até mesmo, algumas práticas básicas de como agir na hora do incidente para que este não se propague e deixe de ser um princípio de incêndio.
Treinamentos de combate nas empresas
Hoje é bem mais comum encontrar bombeiros civis espalhados por diversos locais com grande fluxo, como shoppings, prédios empresariais, indústrias e outros.
Eles estão ali não apenas para socorrer um desmaio ou até mesmo para medir uma pressão, a principal função de um bombeiro civil de um prédio empresarial.
Por exemplo, é instruir aos funcionários, como combater um princípio de incêndio, como se comportar, como não entrar em pânico naquele momento.
O bombeiro civil estará sempre dando algum treinamento sobre, saída de emergências, técnicas de combate, técnicas de controle de pânico e outros. Ele também será o responsável pela brigada de incêndio do local.
O que é um bombeiro civil ?
Podemos chamar até de seu anjo da guarda dentro do seu local de serviço ou de lazer.
O bombeiro deve estar formado numa escola de curso de bombeiro civil, que de preferência seja bem reconhecida dentro da área de bombeiros civis e militares.
Ele tem o dever de estar sempre de prontidão para qualquer que seja a ocorrência, desde um corte pequeno no dedo até mesmo um grande incêndio.
Como ser um bombeiro civil?
Ser um bombeiro civil não é tão fácil quantos todos pensam. A pessoa interessada deverá seguir todos os passos:
- Ter coragem e determinação;
- Procurar uma boa escola;
- Fazer um teste de aptidão;
- Concluir todo curso de bombeiro carga horária 220 horas;
- Passar em todas as provas teóricas;
- Ser aprovado nas pré-avaliações práticas;
- E por último e não menos importante o exame prático no campo de treinamento.
O bombeiro no curso aprenderá todas as táticas e sistema de combate a incêndio, primeiros-socorros, vistoria corpo de bombeiros legislação, parto emergencial, plano de abandono, entendimentos de extintores e outros.
Entenda sobre a brigada de incêndio
A brigada de incêndio se trata de funcionários da edificação que são treinados para ajudar no combate de incêndio e no processo de evacuação das pessoas em casos mais extremos.
Além disso os brigadistas podem até ajudar nas vistorias para que esteja tudo de acordo com o que pede o auto de vistoria do corpo de bombeiros.
Para selecionar os brigadistas existem alguns critérios básicos: permanecer sempre na edificação, ser alfabetizado, possuir boa condição física e uma boa saúde, conhecer bem a edificação, entre outros pontos.
Sistema de evacuação: como funciona?
Chamado de plano de abandono de área, o sistema de evacuação deve ser feito somente após certificar que realmente existe perigo, tanto para as pessoas quanto para a parte física da edificação.
Visando ter uma saída mais calma e mais segura, os brigadistas são treinados para auxiliar os mais nervosos e encaminhar ajudando para que todos possam sair da edificação, com calma e com toda segurança possível.
Esse processo deve ser feito como simulação sempre que possível para que, caso ocorra algum incidente, todos já estejam devidamente treinados e instruídos do que fazer no momento.
Projeto de combate ao incêndio
O projeto de combate a incêndio deve ser feito por um profissional habilitado pelo CREA, e essa documentação deve ser composta de alguns documentos, como planta de incêndio, cálculo hidráulico, cálculo populacional do local, entre outros.
Com isso é criado um documento que fica arquivado na empresa para que possa existir um plano de combate a incêndios, que se adequa de forma planejada de acordo com o edifício.
Toda edificação precisa ter um AVCB (auto de vistoria do corpo de bombeiros) e para obtê-lo é necessário apresentar um projeto de combate ao incêndio, para que sua edificação possa estar dentro do Decreto Estadual.
Tornando uma edificação segura e com recursos suficientes para evitar qualquer tipo de ocorrência.