Autônomo – conheça as vantagens de administrar um negócio
O trabalho por conta própria, autônomo, se desenvolve a um ritmo acelerado. Mesmo que para muitas pessoas esta palavra tenha uma conotação bastante perigosa.
Cada vez mais pessoas optam por esta forma de emprego, mas algumas são obrigadas a fazê-lo principalmente pela sua situação profissional. Essas pessoas geralmente não escondem sua insatisfação, entretanto não percebem o quanto podem ganhar com o trabalho por conta própria.
As vantagens dessa forma de emprego são imensuráveis, mas nem todo mundo sabe disso. Tal ignorância pode levar à relutância em trabalhar por conta própria, ao cansaço no trabalho e, consequentemente, à diminuição da motivação. E sem motivação é desgastante, afinal todos merecem curtir o próprio trabalho.
Portanto, em vez de uma atitude imediatamente pejorativa em relação ao trabalho autônomo, vale a pena conhecer suas vantagens, descobrir quais aspectos dele podem afetar positivamente nossa vida profissional.
O que realmente é o trabalho autônomo
Na maioria das vezes, as definições relacionadas ao trabalho autônomo são terrivelmente complicadas e dificilmente compreensíveis.
O trabalho por conta própria é a situação em que uma pessoa singular exerce uma atividade econômica por conta própria e sob a sua responsabilidade.
Quem é pessoa física e o que é exatamente atividade econômica?
Uma pessoa física, em termos mais simples, é um termo para uma pessoa que tem certos direitos, mas também obrigações.
A capacidade total para moldar de forma independente a própria situação legal (ou seja, a aquisição de certos direitos, por exemplo, compra legal de álcool, e incorrer em responsabilidades, por exemplo, solicitar um empréstimo) é alcançada na maioridade.
Pessoa física não é pessoa jurídica! Esses conceitos muitas vezes são confundidos ou usados como substitutos, enquanto pessoa jurídica nada mais é, como sociedades de capital (sociedades anônimas e limitadas), fundações, universidades, igrejas, empresas estatais, etc.
Atividade econômica é simplesmente uma empresa que um empresário constitui.
Por que trabalhar por conta própria então?
Em princípio, os benefícios do trabalho autônomo são mútuos, tanto para o empregador quanto para o autônomo. No entanto, vamos nos concentrar principalmente nas vantagens do trabalho autônomo para as pessoas que decidem por ele.
- Melhor remuneração: o empregador reduz os custos e assim pode oferecer ao trabalhador independente uma remuneração superior à do contrato de trabalho.
- Maior liberdade de ação: o autônomo decide quanto e como vai trabalhar. Ele também define seu próprio horário de trabalho.
- Vários empregadores: um trabalhador independente não tem de se limitar a cooperar com apenas um cliente. Quanto mais pedidos ele completa, mais ele ganha. Portanto, é altamente recomendável estabelecer cooperação com mais clientes.
- Realização profissional: pessoa que decide trabalhar por conta própria finalmente tem a chance de realizar seus próprios sonhos.
- Possibilidade de aproveitamento de empréstimos e subsídios para pequenas empresas.
- Criar livremente as condições de responsabilidade dos trabalhadores independentes no contrato.
Quando uma empresa resolve contratar com autônomo sabe que estará dando muito mais liberdade para a pessoa, que deixa de ser seu funcionário e pode prestar serviços para diversas empresas ao mesmo tempo.
Já a pessoa quando resolve se tornar autônomo e ter seu próprio negócio, sabe que precisa ser responsável por seus impostos e que não terá direitos como férias e décimo terceiro salário.
Ainda assim as vantagens de ser autônomo superam as desvantagens, pois hoje existem muitas benefícios para esse tipo de trabalho, como empréstimos com juros reduzidos, condições especiais nas empresas, e ele pode inclusive escolher a melhor maquininha de cartão para autônomo para ajudar a facilitar a venda para novos clientes.
Vale a pena sempre pesquisar e avaliar as condições mais favoráveis pra você!