As vantagens de contar com o marketing olfativo
Sabia que por meio dos aromas e cheiros é possível atrair novos clientes, aumentar vendas e fortalecer ainda mais a imagem de uma marca? O marketing olfativo é uma ferramenta que, a partir do estudo das fragrâncias, as utilizam no varejo para alavancar as vendas, de acordo com as sensações que elas provocam.
A estratégia tem reflexos positivos no sistema límbico do cérebro, no qual as emoções e comportamentos sociais são geridos.
Assim, as memórias afetivas e emoções são ativadas pela ambientação, influenciando no comportamento dos consumidores. Desse modo, as fragrâncias deixam de ser apenas um “cheirinho de loja”.
Como funciona?
O principal objetivo do aromatizador de ambiente no varejo é fortalecer a identidade das marcas, ao criar um ambiente confortável e propício para a compra.
Desta forma, a fidelização dos clientes é maior, a empresa reforça seu posicionamento no mercado e se diferencia da concorrência.
A aplicação das técnicas pode ocorrer em empresas de qualquer ramo, com a aromaterapia direcionada para proporcionar as sensações de felicidade, concentração e tranquilidade.
Nesse cenário, a contratação de uma empresa de aromatização de ambientes pode resultar em um estudo das fragrâncias mais indicadas para cada situação, auxiliando na harmonização do ambiente de acordo com conhecimentos técnicos e científicos.
Diferencial do marketing olfativo
A utilização dos cheiros faz com que as técnicas de marketing se destaquem, devido à ativação de memórias e emoções. Por isso, as estratégias envolvendo fragrâncias deixaram de ser uma simples tendência para se mostrar um diferencial.
O marketing olfativo mostrou que é um forte gatilho para estimular compras, fortalecimento de branding e aumento na fidelização.
Tudo isso acontece porque ao perfumar uma loja, quiosque para shopping, stand em feira ou outros ambientes de vendas, cria-se um universo personalizado.
Como aplicar o marketing olfativo
Empreendedores de sucesso estão sempre procurando formas de melhorar os seus negócios, buscando a diferenciação dos concorrentes. Para começar a alcançar os benefícios dos uso dos aromas, algumas dicas são:
- Criar um logo olfativo, através da repetição de fragrância;
- Distribuir brindes com os mesmos aromas utilizados na loja;
- Vender aromatizadores com as mesmas fragrâncias;
- Na entrega à domicílio, sempre entregar os produtos perfumados.
Ao repetir ao máximo um aroma, a marca faz com que os clientes passem a reconhecer o cheiro, como acontece com as cores e símbolos das empresas.
Apesar de se fazer presente no mercado brasileiro há pouco tempo, o marketing olfativo e sua atuação no subconsciente já estão presentes em diversas empresas lojistas.
Criando um logo olfativo
O conceito de logo costuma ser familiar para os empreendedores, já que se trata da representação visual de uma marca.
Entretanto, por mais que alguns logos sejam famosos, a representação visual não tem o poder de conexão com o subconsciente. O olfato é o único dos sentidos que está diretamente ligado ao processamento de emoções, aprendizados e memórias.
Diante desse potencial, um logo olfativo é uma fragrância personalizada com base nas características da empresa. Vale mencionar que, nesse caso, o aroma se torna um logo por meio de uma assinatura consistente.
Para personalizar a fragrância é preciso pensar na personalidade da marca, que pode ser mais confiável ou alegre, calma ou energizada, entre outras características. Informações sobre o público-alvo também são levadas em conta, como o sexo e a faixa etária.
Feiras e mostras
A aromatização é uma forma bastante eficaz de destacar uma empresa em meio a eventos como feiras, mostras ou conferências e por isso tem sido bastante utilizada por empresas de cenografia.
Como as pessoas costumam estar dispersas em meio aos stands, folhetos, cartazes e brindes, pode ser mais difícil captar a atenção de possíveis clientes em grandes eventos.
Desse modo, investir em apelo visual, com itens como banners ou faixas, pode não ser suficiente, prejudicando os objetivos do empreendedor.
Os cheiros têm o poder de atrair os participantes, deixando-os curiosos, despertando sensações e fazendo com que eles se lembrem da marca mais facilmente.
O marketing olfativo contribui para aumentar a visibilidade nestes casos, sendo um aspecto essencial da montagem de stands para feiras SP ou quaisquer outras localidades do Brasil.
Com o marketing olfativo, os empreendedores podem proporcionar aos consumidores a sensação de estar em uma praia, sentindo os cheiros do mar e da areia, ou em um bosque, com o aroma das árvores. A criação de um ambiente confortável para os clientes e positivo para os negócios só tende a acrescentar benefícios.