As possibilidades para a educação infantil
A educação é a base de qualquer sociedade. Sem ela, não há desenvolvimento e, consequentemente, não há como promover o engrandecimento do ser humano.
Por esse motivo, a preocupação com uma educação de qualidade é uma constante, desde os primeiros anos de vida, com a creche escola infantil, até na hora de escolher a faculdade e pós-graduação.
No entanto, a tarefa de escolher a melhor escola para o(a) filho(a) pode não ser algo tão fácil assim, visto a oferta de inúmeras escolas, modelos de educação e métodos de aprendizagem.
Nesse cenário, é preciso conciliar o que os responsáveis acreditam ser melhor para a criança, em termos de ensino, bem como instituições que sejam adequadas financeiramente.
Além disso, deve-se perguntar qual é a preferências: as escolas públicas ou as escolas particulares.
Dicas para escolher a melhor escola para a criança
A principal recomendação na hora de fazer a escolha da escola para a criança é dar uma olhada na filosofia da instituição.
Isso quer dizer perceber quais são os valores, a missão e o compromisso ético da escola, para avaliar se os métodos de ensino condizem com as particularidades de cada indivíduo.
Sendo assim, pode-se escolher entre um projeto educação infantil adequado aos anseios dos pais e/ou responsáveis.
Para isso, é importante ter em mente também as necessidades da criança. Por exemplo, verifique quais são os horários de atendimento da instituição ou se as aulas são meio período ou período integral.
Muitos pais e/ou responsáveis preferem as escolas com ensino integral (manhã e tarde), devido à rotina de trabalho.
Além disso, os pais devem considerar se a escola infantil oferece aulas extra curriculares, ou seja, oferecimento de cursos que vão além do ensino básico disciplinar.
Nesse contexto, existem instituições que trabalham com projetos esportivos, aulas de reforço (em especial, de português e matemática), informática, entre outras.
Algumas instituições podem oferecer cursos específicos, como um curso estilista para crianças, em que são repassadas técnicas de desenho de roupas, costura, bem como demais atributos do mundo da moda.
Essas disciplinas agradam as crianças que desejam aprender mais sobre esse contexto, sendo possível, até mesmo, montar estúdios e um mini atelier alta moda com os estudantes.
Por esse motivo, para escolher a melhor escola para a criança, os pais e/ou responsáveis devem:
- Fazer uma lista das escolas de preferência;
- Analisar quais são os períodos de aula;
- Verificar se a instituição tem uma localização adequada;
- Observar o projeto pedagógico da instituição;
- Priorizar a qualidade do ensino, não só o financeiro.
Esses aspectos podem ajudar na hora de tomar uma decisão, diante das inúmeras oportunidades de ensino ofertadas atualmente.
É importante sempre estar atento à qualidade, pois educação é primordial para qualquer indivíduo, principalmente, na infância e nos primeiros anos de vida.
Outros aspectos que podem influenciar ao escolher a melhor escola
Além dos fatores mencionados acima, outros elementos podem fazer a diferença na hora de escolher a escola mais adequada para a criança. Entre eles, destaca-se o fornecimento de lanches e comida nos horários das refeições.
Escolas em período integral, por exemplo, podem oferecer a possibilidade de almoço dentro da instituição, dessa forma, os pais e/ou responsáveis não precisam se preocupar em mandar alimentos aos seus filhos(as).
No entanto, é primordial estar atento às questões de higiene da escola, principalmente, no que envolve a manipulação de alimentos.
Por isso, recomenda-se que os pais e/ou responsáveis façam uma avaliação do espaço físico da escola, para verificar se a instituição mantém as boas práticas de higiene.
Outro ponto importante diz respeito à presença de enfermarias. Toda escola deve ter um local próprio para o atendimento médico emergencial às crianças.
Sendo assim, os pais e/ou responsáveis também devem observar as condições dessas instalações, visto que qualquer procedimento incorreto em relação à saúde da criança pode comprometer o estado em que ela já se encontra.
Finalmente, os pais e/ou responsáveis também devem priorizar escolas que ofereçam segurança aos seus filhos.
Nesse aspecto, a escola também pode oferecer orientação, já que muitas vezes, os pais percebem os perigos em excesso.
Dessa maneira, a escola pode mostrar a eles o limite entre o que é seguro e que é zelo em demasia, acalmando os pais e/ou responsáveis sobre essas questões.