Aprimorando sua empresa de compra, venda e troca de moedas estrangeiras
Assim como todas as empresas, aquelas que se dedicam à compra, venda e troca de moedas estrangeiras também precisam se desenvolver e buscar alternativas para melhorar a sua performance.
Apenas dessa forma será possível sobreviver à concorrência e se destacar verdadeiramente em qualidade no atendimento e nos serviços prestados.
Casa de câmbio
A primeira coisa a se fazer, para compreender as possíveis melhorias desse negócio em específico, é entender o que é o câmbio em si. Essa atividade pode ser definida como a troca de moeda de um país, para a de outro país.
Ou seja, para os brasileiros que querem viajar para a Argentina e precisam Comprar Peso Argentino, é para esses empreendimentos que eles precisam recorrer.
Nesse mercado, podem ser realizadas atividades, como:
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Compra e venda de moeda estrangeira;
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Pagamentos e recebimentos em moedas estrangeiras;
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Transferências para o exterior;
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Aplicações no mercado financeiro.
Com a globalização, as fronteiras foram abertas e, como herança, ficaram as inúmeras facilidades relacionadas à importação, exportação e o alto índice de turistas conhecendo outras partes do mundo.
Nesse contexto, o dólar tem se destacado como moeda global e, a necessidade de adquiri-lo mais evidente. Sem taxas pré-estabelecidas e com negociação direta com o cliente, as casas de câmbio exercem as atividades já citadas de maneira especializada, dentro das limitações e necessidades inseridas pelo contexto econômico.
Para isso, é importante entender que a fase na qual se encontra um país pode influenciar diretamente na cotação dolar, por exemplo.
Como aprimorar
Assim como em outros negócios, uma casa de câmbio de moedas estrangeiras precisa se preocupar com a experiência que o cliente tem ao adentrar o estabelecimento.
Promover e investir em itens que oferecem conforto e qualidade é uma questão fundamental para quem deseja se destacar no mercado.
Pensar em um ambiente bem decorado e com uma identidade visual marcante, podem ser ações que ofereçam maior engajamento e retorno dos clientes ao local. Além, é claro, do atendimento em si.
No Brasil, ter uma maquina de cafe disponível é algo comum e muito requisitado. Faz parte da cultura do brasileiro tomar um cafezinho enquanto espera para ser atendido.
Portanto, já que as filas são uma tendência em qualquer atendimento, reduzir esse tempo no qual a pessoa aguarda e ainda oferecer algo com o qual ela possa se deliciar, é muito importante.
Ações como essa configura uma verdadeira experiência de engajamento e cuidado com o cliente, ato que deve ser uma constante na gestão.
A personalização – seja no atendimento rápido, qualitativo, detalhado ou ainda no cuidado com pessoas de idade etc. – é a arma para melhorar um negócio.
Cada cliente quer e precisa ter uma experiência única e positiva quando adentrar o ambiente, para isso é necessário um atendimento humanizado e individualizado.
Não basta que o atendimento seja apenas especial, o estabelecimento também precisa transmitir acolhimento e estar impecável.
Por mais que oferecer Insumos máquina de café, biscoitos, entre outros quitutes, possa parecer algo simples, é o cuidado que o cliente não esquece. Essa atenção será transmitida a um potencial público que poderá ser revertido em lucratividade.
Organização societária
Não é apenas no contato direto com o cliente que uma empresa do ramo pode ser aprimorada. Há outras questões que envolvem a gestão administrativa que podem colaborar para aumentar a margem de lucro.
Adaptar-se às mudanças do mercado é uma questão crucial para quem deseja manter a empresa ativa e isso vai além do gosto do consumidor, abarcando questões de legislação comercial e a tributária, assim como a mentalidade dos sócios.
Em consequência desse último elemento, é preciso entender como funciona o processo de Organização societária.
Essa reorganização pode ser definida, basicamente, como uma alteração na estrutura ou composição de uma sociedade, transformando e melhorando a forma como ela atua no mercado.
A alteração pode acontecer por meio de incorporação, cisão e fusão entre empresas, transformação do tipo societário – aqui se refere a uma sociedade limitada (LTDA) que se torna anônima (S.A.), por exemplo -, além de outras ações que têm impacto no capital, quadro de sócios, funcionamento ou ainda no regime tributário do negócio.
Mais do que pensar na cotação do euro ou em outras questões macroeconômicas, assim como acontece em outros negócios, as casas de câmbio precisam se apresentar como diferenciais.
Além disso, buscar formas de organização e gestão que sejam lucrativas e benéficas. Apenas dessa forma conseguirão se consolidar no mercado.