Administradora de condomínios e facilidade

Administradora de condomínios e facilidade

condomínios administração

A convivência em condomínios é uma realidade em muitos centros urbanos. A necessidade de construções com mais segurança e privacidade se tornaram primordiais a partir do crescimento populacional das cidades, verticalizando muitos municípios e tornando os prédios parte importante do cenário em vários horizontes das cidades.

Isso tornou a possibilidade de criação de diversos postos de trabalho, absorvendo mão de obra de diferentes pontos do país, com o emprego nestes espaços imobiliários destinados a moradia e, instalação de escritórios e empresas públicas e privadas.

Para administrar estes empreendimentos imobiliários, também foram formadas novas carreiras profissionais, com empresas especializadas em diferentes tipos de serviço voltados para os condomínios empresariais e residenciais.

Portaria, serviços de segurança e limpeza passaram a fazer parte da responsabilidade da administração de condomínios sp, assim como a presença do síndico se tornou necessária e se profissionalizou também.

Serviço profissional abrange diversos serviços

Formados por uma equipe com diferentes profissionais, os condomínios precisam ter uma representatividade jurídica, com legislação própria e obrigatória para que seja colocada em prática, para a boa convivência da vizinhança.

A formação predial pode ser diferenciada de várias maneiras, como um conjunto de casas em um mesmo terreno, ou em prédios com dois ou mais andares, além do térreo e o piso inferior, que pode ser utilizado como área de estacionamento, garagem ou salão de festas e outras atividades, como espaço comercial ou academias de ginástica.

Tudo vai depender de como os condomínios sp foram projetados, respeitando a arquitetura empregada.

Sobre a legislação a ser seguida, os administradores devem seguir uma hierarquia, conforme os processos são colocados em pauta. Entre as instâncias a serem seguidas, temos:

  • Código Civil Brasileiro;
  • Projetos de leis municipais e estaduais;
  • Convenção de condomínio;
  • Regimento interno.

Tanto os serviços prestados pela administração quanto o síndico devem priorizar a legislação vigente. Caso haja divergências, as convenções e regimentos podem ser alterados, dando prioridade ao Código Civil e aos projetos de lei vigentes.

Terceirização facilita escalas de trabalho

A contratação de mão de obra qualificada também é de responsabilidade das administradoras de condomínios.

A terceirização de serviços é muito comum, pois evita diversas despesas e permite a contratação de profissionais capacitados, por meio de empresas especializadas que oferecem serviços de portaria e limpeza, além de projetos de segurança patrimonial e vigilantes treinados para o cargo.

Os trabalhos sob a responsabilidade das equipes de limpeza variam de condomínio para condomínio, dependendo dos equipamentos que fazem parte da estrutura imobiliária.

Portanto é preciso especificar se há necessidade de limpeza de piscina, jardinagem, lavagem de garagem, retirada de lixo coletivo e individual, entre outras tarefas.

empresa de limpeza terceirizada pode ser contratada por meio da administradora. ficando com a responsabilidade de fornecer mão de obra apropriada, como varredores, limpadores de salão de festa e outras áreas comuns do condomínio, além de ferramentas e equipamentos de proteção individual para os funcionários, como luvas e botas.

O fornecimento de produtos de limpeza também devem ficar sob a responsabilidade da empresa terceirizada, incluindo os custos dentro do orçamento apresentado para a administradora e para o síndico.

Portaria ajuda moradores e segurança

O trabalho de um porteiro é de grande importância dentro de uma estrutura condominial. Os serviços de portaria incluem diversas tarefas, como:

  • Controle de acesso de pessoas;
  • Recepção de encomendas;
  • Atendimento de profissionais terceirizados;
  • Alinhamento com equipe de segurança.

A proteção dos moradores tem início na portaria, que precisa identificar as pessoas que entram nos espaços físicos dos condomínios, tanto pelo portão social quanto no estacionamento dedicado a moradores e visitantes. Dessa forma, os moradores podem viver com mais tranquilidade e conforto.

terceirização de serviços de portaria também deve ficar sob a responsabilidade da administradora de condomínios e do síndico, com o aval dos moradores e aprovação em ata.

Com isso, fica garantido a participação de todos dentro de diferentes escolhas apresentadas, adequando os serviços prestados e o custo que terá nas taxas cobradas de forma compartilhada.

A administração de um condomínio é tão importante quanto a presença do síndico, para a resolução de problemas e prestações de contas quantos aos serviços disponibilizados.

A gestão financeira agrega diferentes relatórios, incluindo receitas e despesas, com todo o orçamento apresentando os gastos, conforme apresentação em um planejamento de custos que deve ser apresentado anualmente, em reunião com a presença de todos os condôminos e aprovação da maioria dos presentes.