Abrir uma franquia: o que saber, estratégias e mais!

Abrir uma franquia: o que saber, estratégias e mais!

Abrir uma franquia: o que saber, estratégias e mais! De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), mesmo diante do cenário de incertezas, o setor das franquias registrou em 2021, um aumento de 10,7% no faturamento em relação ao ano anterior.

Seja por oportunidade ou necessidade, a verdade é que o empreendedorismo tem crescido constantemente no Brasil e no mundo, e muitos empreendedores acabam encontrando no franchising uma opção interessante de investimento.

Vejamos então a seguir o que são os modelos de negócios de franquias, por que investir neste setor e 5 dicas essenciais que vão te ajudar a abrir uma franquia em 2022. Confira!  

Franquias: o que são e porquê investir?

O modelo de franchising pode ser definido como uma concessão do direito de uso de uma marca, fornecida pelo proprietário (o franqueador) a um investidor (o franqueado).

Dessa forma,  a franquia é uma unidade de negócio que será administrada por um franqueado, o qual adquire os direitos de uso da marca e até o conhecimento do modelo de negócio (know-how) de uma franqueadora, mas também os deveres de pagar taxas e uma participação mensal dos lucros (royalties) para a marca.

As vantagens de investir neste tipo de negócio variam muito de marca para marca, mas entre os benefícios, temos: 

  • Suporte operacional fornecido pela franqueadora através de consultorias especializadas e treinamentos; 
  • O franqueado tem a sua disposição uma análise de investimentos quando decide abrir uma franquia para confirmar os pontos positivos e negativos do seu negócio a nível financeiro ;
  • Apoio de um plano de marketing: ao abrir uma franquia, geralmente você já terá à sua disposição uma estratégia de marketing bem elaborada e padronizada para a marca. 

Além disso, o modelo de franquia é um modelo de negócio bem consolidado pelo mundo, onde a estrutura da empresa já está desenvolvida e a marca bem posicionada no mercado . Assim, é uma ótima opção para quem deseja empreender e não tem um perfil de contrair investimentos de alto risco.

5 dicas para você abrir uma franquia em 2022

De acordo com um levantamento de dados realizado em 2022 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias já tem recuperado o faturamento do período pré-pandemia e tem a previsão de atingir um faturamento anual de R$ 200 bilhões nos próximos anos.

Mas a questão que surge é, como abrir uma franquia, por onde começar a planejar? Pensando nisso, separamos 5 dicas para te ajudar no planejamento de negócio:

 

  • Pesquise os tipos de franquias: entenda o ramo do negócio, as localizações existentes na região que deseja empreender e também a sua capacidade financeira para investir. À nível de exemplo, caso você ainda não tenha uma quantia muito alta, pode optar por abrir uma franquia sendo MEI (a mesma só não pode ultrapassar um rendimento superior a R$ 6.750 por mês).   
  • Estude sobre a saúde financeira da franquia: todo franqueado tem a obrigação de cumprir as exigências legais e os deveres estabelecidos pela franqueadora antes de abrir a sua unidade, entretanto esta também deve disponibilizar uma série de documentos, como a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, o investidor interessado fica a par da situação financeira do negócio e tem indicações se a rede de franquias atenderá às suas expectativas de lucratividade.
  • Entenda como funciona o mercado onde deseja abrir sua franquia: a verdade é que, dependendo de região para região, a mesma franquia pode ser um ótimo negócio ou péssimo. Isso acontece porque as características e demanda de cada público variam, por exemplo, abrir uma franquia de chinelos no Rio de Janeiro pode ser um sucesso, pois a região tem condições propícias para a utilização do produto (calor e praia), entretanto provavelmente não é o mesmo caso de regiões mais frias, como Curitiba. 
  • Converse com outros franqueados: busque informações, tire dúvidas sobre este modelo de negócio (como ele funciona na prática), questione quanto eles gastaram quantitativamente, como foi a implementação, o suporte recebido pelo franqueador e quais os desafios enfrentados.
  • Se identifique com o modelo de franquia que escolher: a alta possibilidade de lucratividade é realmente muito atratividade, entretanto de nada adianta à longo prazo, se você não se identificar com o negócio que deseja investir. Escolher um modelo de franquia que você simpatize, te ajudará a desenvolver cada vez mais interesse pelo negócio e a enfrentar os desafios existentes, facilitando a sua jornada de empreendedor.

Gostou do conteúdo? Para acompanhar mais novidades sobre o mundo das franquias, dicas e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas, acompanhe o Sebrae MS !