A terceirização e a revolução do controle de acesso
Com o crescimento geral da indústria previsto para os próximos períodos, vários setores específicos têm se beneficiado em termos de crescimento de demanda e vendas – por exemplo, a terceirização. De fato, quando a indústria primária e a secundária vão bem, todas as demais frentes costumam reagir de modo positivo.
Recentemente, um dos nichos mais cotados para crescer diz respeito à infraestrutura das edificações e conjuntos comerciais como um todo.
De fato, a recente busca por controlador de acesso, catracas, cancelas, leitor biométrico digital e sistemas de segurança em geral tem apontado nessa direção.
Já se fala até em quarteirização!
A parte de segurança e acesso se relaciona com outra frente bastante promissora e cada vez mais indispensável: a dos facilities ou da empresa terceirizada.
Os termos são um modo de referir-se à contratação de profissionais terceirizados para operar serviços que não estão diretamente ligados ao núcleo de produção/serviço da empresa contratante.
As modalidades de serviço mais comumente terceirizadas são as seguintes:
- A parte de segurança;
- O controle de acessos;
- O controle de ponto dos funcionários;
- A parte de limpeza e higiene;
- O setor de telecomunicação;
- A parte de recepção.
Mais recentemente essa tendência tem se radicalizado, e já é comum ouvir falar em quarteirização, que é quando uma empresa contrata uma terceira para um serviço, porém contando com o intermédio de um escritório que faz a gestão da relação entre as partes.
Em todos esses casos, o que vemos são exemplos de como o mercado se adéqua às inovações tecnológicas e conceituais, movidas sobretudo por sua necessidade de buscar sempre a otimização de tempo, a diminuição dos custos e o aumento das vantagens e dos resultados.
Como medir o crescimento da terceirização?
Um exemplo bastante prático de como um setor se aquece em função de outro é o da camisa polo personalizada SP. Bem próximo da parte de controle de acesso, e ainda ligado à tendência da terceirização, ele diz respeito a um segmento da indústria têxtil que se une à comunicação visual para gerar um item de uso universal e corriqueiro.
Utilizar esse tipo de mercado como régua para o aquecimento geral da indústria do país é algo bastante eficiente. Afinal, quando se busca esse tipo de produto é porque a demanda pelo serviço de uma empresa está em alta, bem como indica que mais pessoas estão sendo contratadas para prestarem o serviço em questão.
O uso da camisa polo personalizada é bastante amplo, e pode dizer respeito a qualquer área ou setor, seja ele industrial ou comercial. Como seja, mais comumente a demanda costuma vir dos seguintes setores:
- Profissionais técnicos da indústria;
- Profissionais da limpeza e higiene;
- Profissionais de repartições públicas;
- Profissionais da área de atendimento;
- Profissionais de festas e eventos.
A camisa polo customizada com o nome, as cores e, às vezes, até slogans de uma marca é uma solução bastante diferenciada.
Por um lado, não se trata apenas de um uniforme, o qual em geral é voltado para um profissional que durante sua jornada de trabalho não tem acesso a áreas externas da empresa; por outro lado, não é apenas uma camiseta, mas uma peça de roupa com gola e botões que a tornem comercialmente diferenciada.
Assim, em termos de comunicação visual, a empresa acaba conseguindo atingir uma solução simples e que traz vários benefícios e vantagens para o negócio, além do fato de que o funcionário passa o dia inteiro fazendo propaganda ambulante para a marca em questão.
A revolução na área da segurança
Exemplos mais propriamente ligados à parte de infraestrutura também têm verificado um aquecimento na demanda e nas vendas. Um deles é bastante inovador e começou a se disseminar no Brasil há um tempo, relativamente, curto. Trata-se da portaria remota Campinas.
A solução é simples e de vantagens incríveis, além de contar diretamente com a tecnologia, especialmente a da internet. Ao contrário do que muitos imaginam, a portaria remota não “tira o emprego do porteiro”.
O que ela faz é dispensar, sim, a necessidade da presença física de um porteiro em cada condomínio, porém ela ocorre sobretudo nestes casos: em condomínios que já não tinham recursos para contar com um profissional exclusivo, ou que só tivessem um porteiro durante o dia, mas não durante a noite.
Com a solução da portaria remota o sistema de segurança dos condomínios tem sido revolucionado, e as vantagens dizem respeito a todas as partes.
As administradoras do condomínio que contratam o serviço, as empresas que prestam a terceirização, os próprios moradores e mesmo os porteiros remotos que atuam atrás dos computadores fazendo a vigia de residências.