A segurança é algo que requer muita atenção
O ponto mais importante em qualquer função, seja em indústrias, fábricas, lojas e outros estabelecimentos é a segurança do funcionário.
É obrigação do empregador zelar pelo bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores, e para garantir o cumprimento existem normas elaboradas por órgãos responsáveis que regulamentam a segurança do trabalho.
Nesse sentido, é possível destacar algumas dessas normas e como elas funcionam na prática, para começar, a norma regulamentadora NR6 é a responsável pela obrigatoriedade dos equipamentos de segurança individual, os chamados EPIs.
Esses equipamentos são aqueles itens que protegem os funcionários de forma eficiente, a exemplo são os óculos que previnem contra fagulhas, sujeiras ou outros elementos que podem entrar nos olhos das pessoas.
Tem também os protetores auriculares, que servem para lugares com altos sons e ruídos, eles funcionam para proteger a audição, sendo que se o ambiente tiver mais de 85 decibéis é importante que cada pessoa tenha o seu protetor, assim são evitados problemas futuros.
Por fim, é possível destacar também a bota de segurança, o sapato é feito com material emborrachado de alta resistência e durabilidade, seu objetivo é proteger os pés contra qualquer dano que possa ocorrer durante a execução das tarefas.
Sendo assim, alguns dos locais onde a bota deve ser usada são:
- Cozinhas industriais;
- Canteiros de obras na construção civil;
- Metalúrgicas;
- Empresas de energia elétrica;
- Locais com alto índice de exposição.
No mais, a segurança se deve em outros espaços também, no caso das indústrias que fazem transporte e movimentação de cargas é preciso cuidados com os motoristas, sendo assim se aplica o cinto retrátil universal que possui fechos altamente eficientes e tratam de proteger contra impactos de batidas, além de outros acidentes.
Além disso, são adaptáveis a cintura de qualquer pessoa, ou seja, o peso e tamanho não são um problema, e todos ficam em segurança
Segurança estipulada pelas normas regulamentadoras
NR7 é outra norma estipulada pelo Ministério do Trabalho, essa diz respeito a ao PCMSO, sigla que denomina o Programa De Controle Médico de Saúde Ocupacional.
Com ela são determinadas as medidas tomadas por cada empresa para manter a saúde de cada um dos funcionários, então além de ter maquinas com bom funcionamento para não haver acidentes e equipamentos de proteção, é preciso ter um controle para prevenir doenças causadas pelo trabalho.
Neste caso, entra também a medicina do trabalho, conhecida popularmente pela realização de exames admissionais que consiste em verificar se o profissional está apto, ver se ele já possui doenças antes de iniciar o trabalho, e o demissional que verifica se esses problemas se agravaram ou se surgiram novos.
Ou seja, este é um setor bastante complexo, ele é responsável ainda por monitorar e determinar se problemas como estresse, lesões, doenças cardíacas e outras foram desenvolvidas ao longo do período de trabalho, e com um diagnóstico preciso consegue inclusive encaminhar o profissional para um tratamento adequado.
Por fim, uma das normas mais importantes
A NR10 representa os cuidados com altas tensões, ou seja, para os profissionais que atuam com trabalhos elétricos seja nas residências, postes de luz ou com a rede elétrica de indústrias, ela assegura que todos estarão em perfeitas condições de trabalho.
Ou seja, com equipamentos adequados e livres de riscos, afinal, uma alta carga em contato com o corpo humano pode causar acidentes graves.
Sendo assim, é possível realizar um curso NR10 preço justo, que serve para que a empresa esteja de acordo com as normas e não desrespeite nenhuma lei.
Mas quando o assunto é estar apto para determinadas funções, há também certificações e laudos que alinhados às normas regulamentadoras podem deixar a empresa ainda mais segura.
Assim, destacasse a importância do laudo AVCB preço acessível, esse é emitido pelo Corpo de Bombeiros, e a sigla significa Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, são documentos imprescindíveis para garantir que o edifício esteja seguro e protegido contra incêndios.
Então o local deve seguir a legislação vigente para obter esse certificado, é preciso ter uma sinalização de emergência instalada corretamente, luzes de emergência que se acendem imediatamente em casos de apagão, escadas de incêndio e extintores dispostos em locais estratégicos e de fácil acesso, para que em casos extremos as pessoas possam sair em segurança.