A importância dos serviços de segurança residencial
A preocupação com a segurança é um dos principais fatores na hora de escolher em que local morar. Com o crescente número de assaltos, roubos e invasões, todo cuidado é pouco, especialmente, no concerne à proteção de patrimônio e da família.
Por esse motivo, cada vez mais pessoas estão investindo em sistemas de segurança residencial, para aumentar a segurança em casa e ficar mais tranquilo nos momentos de descanso.
Os sistemas de segurança eletronica asseguram o monitoramento, controle, gerenciamento e proteção de uma determinada área, incluindo residências, condomínios, centros comerciais, escritórios, indústrias, entre outros.
Ou seja, eles podem ser instalados em quaisquer empreendimentos, tendo como principal função a segurança do local.
Dependendo do tamanho e das necessidades de proteção, esses sistemas podem ser incrementados com uma série de dispositivos, como alarmes, sensores e câmeras.
As principais vantagens dos sistemas eletrônico
Além da possibilidade de instalação em vários locais, além das residências, os sistemas de segurança eletrônica são extremamente eficientes, pois são controlados por softwares inteligentes e computadores.
Desse modo, é possível reduzir a ocorrência de erros humanos, que muitas vezes estão associados à falta de proteção de uma área. Além disso, outras vantagens do sistema eletrônico de segurança são:
- Maior agilidade no controle de entrada e saída;
- Controle de acesso de colaboradores (para condomínios e comércios);
- Contato direto com centrais de gerenciamento;
- Redução do tempo gasto com diligências.
Nesses sistemas, a instalação de câmeras de segurança é um dos pontos em alta, pois a partir desses dispositivos é possível gravar ocorrências, registrar ilegalidades e identificar suspeitos.
As câmeras de segurança também ajudam a ação de policiais, principalmente quando é preciso fazer o reconhecimento de pessoas que agiram em roubos, furtos e demais ações violentas.
As câmeras podem ser instaladas em todos os tipos de imóveis, incluindo casas, prédios, condomínios e empresas em geral. Dependendo do tamanho da área, é preciso instalar uma quantidade maior de câmeras para cobrir todo o local e ter uma proteção eficiente.
No controle de acesso de veículos e pessoas, recomenda-se a instalação de câmeras de identificação, que gravam placas do veículo e o rosto dos indivíduos.
Fora as câmeras, o alarme residencial é outro dispositivo importante nos sistemas de segurança eletrônica. Ele será acionado em casos de arrombamento ou invasões, bem como se constatar a entrada de pessoas não-autorizadas.
Além disso, os alarmes eletrônicos podem estar integrados à sistemas wireless, com comunicação direta com o proprietário da residência e possibilidades de tomar medidas o quanto antes.
Para comércios e condomínios, o sistema de segurança eletrônico também pode optar pela instalação de cancela para estacionamento.
Esse dispositivo irá controlar a entrada de veículos, principalmente carros, liberando o acesso de pessoas autorizadas.
As cancelas podem estar integradas com equipamentos de liberação de cartão, com vias de pagamento de estacionamento, muito comum em shoppings.
O trabalho de monitoramento em segurança eletrônica
Para que todos esses aparelhos, dispositivos e softwares operem com eficiência, é imprescindível a presença de um sistema de monitoramento, isto é, que fará o efetivo controle dos aparelhos de segurança.
Desse modo, além de verificar irregularidades, é possível gravar todos os acontecimentos e revê-los, em caso de necessidade.
Um dos principais sistemas de monitoramento é o CFTV (Circuito Fechado de TV), que realiza o monitoramento interno por meio das câmeras de segurança distribuídas e conectadas em um sistema central. Assim, as imagens são disponibilizadas por meio de monitores, bem como as gravações e registros.
Normalmente, o CFTV é usados em trabalhos de monitoramento e vigilância, mas também pode ser visto em instalações para monitoramento viário com fins ambientais, comportamentais, segurança do trabalho, entre outros.
Dessa maneira, é possível ter um sistema de vigilância 24 horas, totalmente automatizado, que inibe a ações de criminosos e pessoas mal intencionadas.
Para que todos esses sistemas funcionem em harmonia, é necessário encontrar uma boa empresa de monitoramento de alarmes, que irá disponibilizar todos os recursos necessários para a segurança, bem como fazer a instalação, o controle e o gerenciamento.
De modo geral, essas empresas são responsáveis pela assistência técnica dos dispositivos, em casos de necessidade e, ainda, pela prestação de serviços de monitoramento.
A principal vantagem de contratar esse serviço está no controle diário e ininterrupto, tendo ainda mais segurança e proteção. O monitoramento de alarmes e dispositivos de segurança pode ser feito em qualquer imóvel.