A importância de um bom atendimento para os negócios
Segundo pesquisa, clientes consideram a experiência de compra e atendimento possuem a mesma importância da qualidade do produto
O poder de um bom relacionamento para bons negócios
Um bom atendimento pode fazer a diferença em um negócio. Muitas vezes, o cliente não está inclinado a consumir um produto ou um serviço. Mas, a maneira como é tratado e a qualidade do atendimento, fazem com que ele mude de ideia e decida por investir na marca.
Melhor do que investir, é a repercussão que isso pode gerar. Quando o usuário é bem atendido, ele não guarda para ele a informação. Ele conta para a família, amigo e conhecidos. Dessa maneira, outras pessoas irão procurar a marca futuramente.
Mas o que define um bom atendimento? Duas coisas são imprescindíveis: personalização e humanização. Essas são as chaves para conseguir bons negócios e os lucros da empresa aumentar.
Formas de atendimento
Atendimento personalizado
Não dá para atender um jovem, que é super antenado em tecnologia, da mesma maneira de um adulto, que possui apenas o celular e mal consegue mexer no e-mail. É preciso uma linguagem e uma abordagem completamente diferente para os dois.
Estude o seu público alvo e monte uma estratégia de abordagem para ele. Entenda quais são as dores do cliente e como o serviço pode ajudar a resolver o problema dele. Um atendimento que fale de problemas comuns não irá auxiliar nos negócios.
Atendimento humanizado
Por mais que a inteligência artificial seja uma tendência nos negócios atualmente, o cliente ainda gosta do atendimento humanizado. Na hora de se relacionar com o usuário, é importante transmitir sentimento.
Uma prova disso é o resultado da pesquisa feito pela Genesys, onde 67% dos entrevistados desligaram o telefone porque não falaram com um humano durante o atendimento. Por mais que o robô ajude, ele não consegue resolver todos os problemas.
Estratégias para deixar o atendimento mais completo
Os atendimentos humanizados e personalizados podem ser aplicados de diversas maneiras. Confira algumas estratégias para garantir um melhor relacionamento com o cliente.
Comunicação Omnichannel
O atendimento não se limita a loja física. Não é apenas o vendedor ou o atendente que entra em contato com o cliente. Ele acontece em diversas plataformas.
A estratégia Omnichannel estreita a relação entre as plataformas on e offline. O consumidor acessa o site, entra no perfil da marca nas redes sociais e faz a compra na loja física.
É essencial que a comunicação personalizada e humanizada também esteja no site e nas redes sociais do seu negócio, e não apenas na equipe de vendas.
Canais de atendimento ao cliente
O cliente não quer saber do produto apenas no momento da compra. A exigência está maios dias de hoje. As pessoas querem saber de informações antes mesmo de efetuar a aquisição, e também depois. As marcas querem saber como está sendo a experiência com o serviço.
Uma das empresas que melhor fazem isso é a Pagseguro, com diversos canais de atendimento para o cliente. É importante que essas informações sejam de fácil acesso para todos. Afinal, ninguém gosta de perder tempo com atendimento, quem dirá com procura de telefone.
A Salesforce realizou um estudo chamado “State of the Connected Customer” e entrevistou mais de sete mil pessoas em 15 países diferentes. Foi verificado que 80% dos clientes consideram o atendimento tão importante quanto o produto. Então, aplicar essas estratégias é uma maneira de alavancar os seus negócios.