A importância da saúde mental na busca do sucesso profissional
Há quem diga que a saúde mental está relacionada à saúde organizacional, que por consequência pode trazer ou não o sucesso profissional. Desse modo, se você sofre de esgotamento mental é importante pedir ajuda de psicólogos online.
De acordo com dados do FAT (Fundo Amparo ao Trabalhador) somente em 2020, auge da pandemia, mais de 576 mil brasileiros foram afastados de suas atividades profissionais por problemas relacionados à sua saúde mental.
No trabalho, as condições adversas prejudicam a nossa saúde mental e comportamental, diminuindo principalmente a nossa produtividade, este é um problema que afeta jovens entre 20 a 40 anos.
Relação entre saúde mental e sucesso profissional
Quando temos o cuidado devido com a nossa saúde mental, diretamente podemos observar que existe a prosperidade financeira e nossa carreira está mais planejada e organizada como um todo.
Inclusive, de acordo com os psicólogos, psiquiatras e neurologistas, a saúde mental e a saúde financeira são dois lados da mesma moeda.
Para alcançar o protagonismo em sua carreira, é importante trabalhar a saúde mental e o autoconhecimento, para que aconteça o sucesso profissional. Pensando nisso, o mindfulness e outras técnicas de meditação são eficientes e podem proporcionar:
- Bem-estar;
- Diminuição do estresse;
- Otimização da concentração e produtividade;
- Entre outras vantagens.
A saúde mental no trabalho é uma das principais causas de afastamento em todo o mundo. No Brasil, os principais transtornos provocados são: ansiedade e depressão, assim, saber cuidar da saúde mental é a porta de entrada para a busca de oportunidades e networking.
Aprender a cuidar da saúde mental é necessário, pois ajuda a ter mais equilíbrio na hora de resolver conflitos e tomada de decisões. Então, se você é gestor de empresa, ofereça programas de terapias, chame psicólogos em sua empresa para tratar sobre o tema, etc.
Se você deseja uma equipe mais produtiva, é importante que a saúde esteja plena, não basta cuidar somente da saúde física, as novas gerações possuem um grande desafio pela frente, que é o de propagar um estilo de vida mais saudável, em todas as esferas.
Por que é importante falar sobre saúde mental no trabalho?
Já sabemos que a saúde mental quando não tratada pode gerar ansiedade e depressão, estes são os principais sintomas que afastam os funcionários do trabalho em todo o mundo. Ademais, a saúde mental é impactada por:
- Processos;
- Relações;
- Ferramentas;
- Estruturas;
- Ambientes.
Tudo o que envolve o dia a dia de uma organização pode acabar provocando a chamada síndrome de Burnout, ou esgotamento mental. Assim, é importante informar que a saúde mental inclui bem-estar físico, mental e social.
Se houver mais de um colaborador que esteja afastado pelo mesmo problema, é hora da empresa analisar o que está ocorrendo, se é necessário mudar a política organizacional ou se é necessário mudar a política de metas, etc.
As empresas, todos os anos, sofrem muito com profissionais que se afastam por conta desses transtornos mentais, afinal, são serviços e clientes perdidos, o que prejudica o faturamento ao longo do tempo.
Então, se a sua empresa ainda não tem um programa de saúde mental, pense em criar algo que proporcione bem-estar aos colaboradores. A empresa também deve procurar detectar como está o ambiente de trabalho, se existe bullying, assédio, ou outro desconforto, como:
- Alto volume de trabalho;
- Não reconhecimento do funcionário;
- Pressão para entrega de resultados;
- Falta de estrutura para a execução das atividades;
- Setores que não se comunicam entre si.
As ações podem ser preventivas, e a empresa deve estabelecer programas e movimentos que incentivam hábitos saudáveis, como a prática de exercícios. Com o bem-estar dos profissionais em dia, a empresa não precisa se preocupar com taxas de absenteísmo.
Como manter a saúde mental em dia?
Além de contar com ajuda especializada, alguns cuidados podem ser tomados para proteger a nossa mente. Pensando nisso, abaixo veja algumas dicas que ajudam a manter sua mente ativa e saudável.
1º Evite o uso excessivo das redes sociais
O tempo que passamos nas redes sociais prejudica o desempenho de nosso cérebro, para isso, muitos especialistas recomendam que é importante evitar o uso de redes sociais no nosso dia a dia.
Inclusive, se você trabalha o dia inteiro, procure deixar as redes sociais somente aos finais de semana.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Royal Society for Public Health, e do Movimento de Saúde Jovem, o compartilhamento de fotos realizado de maneira excessiva, pode prejudicar a nossa imagem e o nosso sono.
2º Pense sobre a sua situação atual
Se a sua vida se encontra estagnada, isso de alguma forma afeta a sua saúde mental. Agora, quando você se esforça para conseguir algo, com o passar do tempo sua vida pode mudar, mesmo que você esteja cansado(a).
3º Medite
A meditação é um recurso poderoso que ajuda a manter a mente equilibrada. Além disso, pessoas que fazem meditação regularmente, conseguem se manter calmas e conscientes. As meditações que existem atualmente, ajudam a tratar os seguintes transtornos:
- Ansiedade;
- Pensamentos ruins;
- Falta de prosperidade;
- Entre outros.
Para ter um resultado mais eficaz em sua meditação, você pode contar com um psicólogo clínico. A meditação é necessária pois ajuda a lidar com atividades multitarefas, diminuindo, com isso, a pressão e a cobrança do dia a dia.
4º Inclua exercícios físicos em sua rotina
Os exercícios não são importantes apenas para a saúde do corpo, os exercícios também são responsáveis por fabricar o hormônio da felicidade. Inclusive, com isso podemos melhorar inclusive a nossa respiração.
Para evitar frustrações no trabalho
Com o apoio de um psicólogo clínico e com sua saúde mental em dia, fica mais fácil traçar um planejamento rumo ao seu crescimento profissional. Abaixo, separamos algumas dicas relevantes que poderão ajudá-lo(a), veja a seguir:
Analise o cenário atual
É importante conferir quais são os cargos e habilidades do momento, anote todos e faça comparações com o seu perfil profissional. Mantenha-se informado(a), leia notícias, participe de cursos, converse com profissionais que estão ativos no mercado.
Além disso, faça treinamentos para aprender a lidar com o processo seletivo, simule entrevistas e peça ajuda de profissionais.
Estabeleça metas realistas
Antes de começar a escolher cursos que podem ajudá-lo(a), defina apenas objetivos que você é capaz de cumprir, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo. Não se esqueça que os objetivos devem ser alinhados com suas competências e experiências.
Desenvolva um cronograma de ações
Para facilitar a organização, dívida o plano em pequenas metas, dessa forma, a mensuração se torna mais simples.
Então, se você já sabe o objetivo que deve ser alcançado, é necessário conhecer as empresas que pretende trabalhar, quais os cargos são bons para adquirir a experiência desejada e assim por diante.
Motivação
Qual o real motivo que leva a um determinado curso ou emprego? Você deve se perguntar se a motivação se deve apenas por dinheiro ou por gosto pela profissão, aprenda a detectar suas razões e seja verdadeiro(a) consigo mesmo(a).
Atualize-se
Faça cursos que agreguem valor ao seu currículo, que ajudem a conseguir o emprego que você deseja, tenha foco e escolha somente os cursos que realmente podem ajudá-lo(a), não deixe de conferir a grade curricular dos cursos antes de escolher.
Como o psicólogo online pode ajudar?
As pessoas com baixa autoestima, por exemplo, necessitam de ajuda com terapia, este tratamento não é voltado somente para quem tem transtornos mais graves, a terapia é um recurso necessário para quem quer qualidade de vida e progressos gerais.
Se você se encontra com um grau de comprometimento emocional maior do que o normal, que pode afetar a sua rotina diária, é importante que você busque ajuda com um especialista, o acompanhamento psicológico pode sim trazer bons resultados profissionais.
Com a terapia, os indivíduos conseguem se livrar de medos e receios que podem paralisar o seu desenvolvimento profissional.
Ademais, o psicólogo online também é capaz de identificar o que está prejudicando a sua vida profissional. Inclusive, é importante destacar que há vários fatores que atuam em conjunto, afetando negativamente sua rotina de trabalho.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre como evoluir sua carreira, saiba que o psicólogo clínico está à sua disposição para conversar com você e esclarecer todas as suas dúvidas, com sigilo absoluto.
Comece a cuidar de sua saúde mental hoje mesmo!
Agora você pode simplesmente pesquisar termos como “psicólogo clínico perto de mim” e contar com uma equipe especializada que pode ajudar a evoluir sua carreira profissional.
Na FEPO, todos os psicólogos cadastrados possuem o registro no Conselho Regional de Psicologia e são especialistas em saúde mental profissional.
Ajudamos a tratar todo o tipo de transtorno que pode afetar sua vida emocional, mental, financeira, social e outras áreas.
Desse modo, com o auxílio da psicoterapia, você pode voltar a ter uma vida mais leve e tranquila, isso porque oferecemos qualidade de vida para pacientes com depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre outros.
Fale agora com um de nossos profissionais e cuide de sua saúde mental para garantir o seu sucesso profissional!