Confira alguns cursos que podem fazer diferença na sua carreira
A capacitação profissional é importante para a carreira. O curso de HUET pode contribuir com o desenvolvimento de profissionais do setor, denominado de Helicopter Underwater Escape Training e conhecido como Treinamento de Escape de Aeronave Submersa.
O treinamento tem como objetivo preparar os candidatos, que precisam viajar para instalações no mar para que, havendo necessidade, estejam aptos em conhecimento e habilidades básicas de resposta.
Caso haja uma emergência (geralmente anunciadas por sirene de alarme) e possam ser capazes de cuidar de si e outros ocupantes da aeronave, prestando ajuda, até que sejam resgatados.
Não sendo exigido pela maior parte das empresas offshore, hoje em dia, não é um treinamento padronizado por nenhum órgão oficial nacional, além disso, não possui exigência no setor (plataformas petrolíferas) que atuam nos país.
Por não possuir normatização e fiscalização, vem sendo oferecido por algumas empresas como um “combo”, juntamente com o Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP HUET) e curso de primeiros socorros básico, sem que sejam observados os padrões de qualidade e a supervisão devidas para a carreira.
Saiba mais sobre o curso HUET
O HUET é voltado para profissionais do segmento marítimo e offshore, que utiliza helicóptero nas suas atividades de trabalho e carreira.
E é considerado um diferencial para os profissionais que já atuam ou desejam ingressar na carreira offshore, sendo pré-requisito contratual em grandes empresas. Dentro do conteúdo do curso, é possível destacar:
- Técnicas de Sobrevivência no Mar;
- Uso de Coletes Salva-vidas e Balsa Inflável;
- Procedimentos de Emergência e emergências do helicóptero;
- Resgate na Água;
- Segurança nas Aeronaves;
- Teste de Apneia;
- Efeitos e tratamento da Hipotermia;
- Exercícios práticos de pouso e escape da aeronave submersa simulador;
- Riscos das Operações sobre a Água.
Objetivos do treinamento
Em empresas, ao contrário do que se pensa, acidentes acontecem a todo instante, preveni-los é a maior arma à favor da vida. Dominar técnicas corretas de primeiros socorros promove a diferença.
Seu principal objetivo é, portanto, salvar vidas, proteger a vítima contra maiores danos ou sequelas, prestar assistência ao acidentado e saber agir no momento certo, realizando sequências necessárias para o controle da situação.
No entanto, saber o que fazer, como fazer e quando fazer, exige conhecimento prévio dessas ações, este adquirido por meio de curso de primeiros socorros para empresas.
De acordo com a norma do artigo 7.5.1, todo local deverá estar equipado com material necessário, considerando a natureza da atividade desenvolvida.
Mantendo esse material armazenado em um ambiente apropriado e a capacitação profissional do colaborador, ou seja, o kit primeiros socorros não é apenas uma opção do empregador.
De acordo com a NR 7, o kit deve ser montado de acordo com a atividade a qual a empresa se dedica.
Assim, o kit de uma siderúrgica deve ser diferente de um empreendimento da construção civil, considerando que também são diferentes os riscos aos quais estão expostos os empregados de cada atividade.
Em empresas em que os riscos de acidentes são menores, de modo geral, o kit deve conter algodão, ataduras, fita crepe, esparadrapo, Band-Aid, gaze, tesoura mayo com ponta redonda, antissépticos, pinça e luvas para procedimentos.
Manter bolsas térmicas para a aplicação de compressas quentes ou frias, também é uma boa iniciativa, uma vez que, as compressas podem amenizar dores.
Conforme o grau de risco que a atividade envolve, outros itens devem ser acrescentados ao kit, tais como talas para imobilização de membros superiores e inferiores, colar cervical, entre outros.
Em qualquer caso, o kit deve incluir máscara facial e óculos, para proteção do socorrista contra eventuais fluídos corpóreos da vítima do acidente e, naturalmente, tudo deve estar condicionado em uma maleta adequada, para o tipo de kit que foi montado.
De acordo com o Artigo 24, do Decreto 20.931/32, que regulamenta o exercício das atividades médicas e farmacêuticas no Brasil, é crime prescrever medicamentos de qualquer natureza sem ter capacitação técnica para tanto.
Portanto, o kit não deve conter qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja um simples analgésico. Conteúdo Programático:
- Conceitos de Primeiros Socorros e Características do Socorrista;
- Segurança Avaliação da Cena;
- Noções de Infecção e Contaminação;
- Noções de Anatomia e Fisiologia do Sistema Respiratório, Circulatório e Neurológico;
- Traumas: Quedas, Explosões, Queimaduras, Fraturas e Luxações, Ferimentos, Hemorragias e Choque Elétrico;
- Bandagens e Controle de Hemorragias;
- Utilização de Talas de Imobilização de Fraturas;
- Ressuscitação Cardiopulmonar – RCP;
- Vedação de Máscara para Ventilação e Prática de Ventilação com Pressão Positiva;
- Mobilização e Imobilização, Amarração e Transporte de Vítimas em KED e Prancha Longa;
- Conteúdo Básico da Caixa de Primeiros Socorros.