4 impactos positivos da tecnologia nos tratamentos estéticos
É comprovado que a tecnologia está revolucionando diversos setores, muitos deles que antes eram vistos como não atrelados diretamente a tais avanços. Desde o surgimento de novos equipamentos para clínicas de estética até otimizações de processos e produtos de maior potência, o setor de beleza e estética foi, nos últimos anos, um dos que mais benefícios encontrou a partir do uso tecnologia.
Um dos principais motivos é a maior acessibilidade a itens como lasers e outros dispositivos, que se tornaram mais comuns em tratamentos simples. O uso de tecnologias mais avançadas, com produtos de qualidade e técnicas profissionais, aumenta a velocidade dos resultados, além de trazer maior segurança e conforto para os pacientes.
Cuidados indicados antes de realizar procedimentos estéticos
Antes de abordarmos todos os impactos positivos que a tecnologia proporciona ao ramo estético, é importante pontuar o contexto dessa mesma tecnologia em relação a quem procura esses procedimentos. Ao mesmo tempo que as redes sociais aumentam o alcance dos profissionais em relação aos pacientes, isso também reflete na absorção de uma certa influência atrelada a padrões estéticos.
Quem deseja realizar algum procedimento estético deve, antes de tudo, trabalhar questões de autoconhecimento e autoestima, preferencialmente com auxílio profissional. Isso permite alinhar as motivações pessoais para a realização de um tratamento, de forma que ele seja complementar ao bem-estar saudável.
Esse primeiro passo é importante para reduzir as chances de insatisfação com os resultados após um procedimento, principalmente quando sua reversão é complexa. Outro ponto é a decisão por procedimentos preventivos, que buscam melhorar características pessoais do paciente, no lugar de alterá-las.
1 – Eficácia melhorada dos tratamentos
Sem dúvida, a tecnologia ajudou a ampliar em enorme escala a qualidade dos resultados de procedimentos estéticos. Equipamentos modernos com lasers altamente precisos e ultrassonografias de alta resolução ajudam nas etapas pré, durante e após os procedimentos, personalizando cada um conforme a necessidade do paciente.
Outro ponto que vale mencionar é a redução considerável de aspectos invasivos de alguns procedimentos, juntamente com seu tempo de recuperação. Com tecnologias mais refinadas, pacientes sofrem muito menos com lesões na pele, inchaços e outros traumas, melhorando o conforto durante o procedimento e tornando a percepção de quem é de fora mais amigável em relação aos tratamentos estéticos.
2 – Aplicações e resultados mais precisos
Falamos da importância do autoconhecimento antes de realizar um procedimento estético, a fim de minimizar as chances de insatisfação e também danos físicos. Mas com a tecnologia existente hoje, profissionais conseguem mapear previamente com exames as regiões a serem tratadas, indicando o tratamento mais eficaz de acordo com o resultado. Ou seja, procedimentos mais complexos acabam sendo indicados para situações mais graves.
Um exemplo de tecnologia que ganhou muitos adeptos nos últimos anos é a depilação a laser. Homens e mulheres realizam sessões de remoção dos pelos, como alternativa ao uso de lâminas e até mesmo produtos químicos. O laser aumenta a durabilidade da depilação, reduz consideravelmente os efeitos na pele, como vermelhidão e alergias, além de deixar o visual mais suavizado.
3 – Personalização de tratamentos
Se as redes sociais permitem que as clínicas atinjam um maior número de clientes, estes já chegam aos consultórios com a lista de procedimentos desejados. Certamente essa procura é motivada por filtros, influenciadores e outras mídias alimentadas pelos padrões estéticos de cada época.
Graças à tecnologia, procedimentos como harmonização facial podem ser personalizados, adequando o resultado para cada perfil de paciente. O uso de softwares de escaneamento facial permite simular resultados antes mesmo dos procedimentos, aumentando a transparência do serviço e a satisfação do paciente.
4 – Maior segurança durante os procedimentos
Quando falamos em segurança nos procedimentos estéticos, estamos falando desde a certificação dos profissionais até o uso de produtos licenciados e aconselhamento da recuperação. Procedimentos considerados mais invasivos, como lipoaspiração, ganham versões mais sofisticadas, como criolipólise, que reduz o impacto nas áreas próximas do corpo.
Em relação aos procedimentos que fazem uso de lasers ou produtos de alta temperatura, as próprias máquinas conseguem regular a intensidade, a profundidade e os intervalos de aplicação. Isso permite maior controle da segurança na realização do procedimento, evitando lesões, como queimaduras ou cicatrizes por excesso de pressão.