Moda profissional: o diferencial que a sua empresa precisa!
Na maioria das profissões, é necessário possuir uma vestimenta de acordo com o ambiente de trabalho, situações e até mesmo a profissão em si, torna-se um fator que exige um visual adequado. Sendo assim, é possível encontrar uma demanda gigantesca de loja de moda profissional no atual mercado.
Em alguns ramos, é necessário o uso de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual – para profissionais que lidam com riscos diariamente, evitando assim, acidentes diretos.
Muitas vezes, a vestimenta adequada, como um capacete ou luvas, previne um acidente no dia a dia de trabalho e garante uma execução de tarefas mais tranquila.
Para os eletricistas, acaba sendo obrigatório fazer uso moda profissional, como de calçado de segurança para eletricista, tal como a bota isolante eletricista, pois eles podem entrar em contato direto com condutores em circuitos energizados, por alguma falha sistemática. Então, além de proteger as mãos e a cabeça, com luvas e capacete, respectivamente, é preciso proteger os pés com botinas de segurança, que contém isolamento contra choques. Contudo, este tipo de calçado não é uma exclusividade destes profissionais.
Os calçados EPI são muito utilizados por diversos trabalhadores, de áreas distintas. Geralmente soldadores, trabalhadores de sistema de esgoto, jardineiros, trabalhadores industriais e até mesmo aqueles que exercem produção em linhas de frente de fábricas, precisam fazer uso deste recurso.
Além de conforto, as botinas podem ser personalizadas com um material específico para cada tipo de trabalho, como resistência térmica a óleos e produtos químicos, biqueiras feito de aço, palmilhas antiperfurantes, etc.
Mas, as roupas de moda profissional não se limitam a apenas calçados e luvas. Para se trabalhar no plantio e colheita, é necessário óculos de proteção, perneiras, capuz, mangote de pano e até uma capa de chuva.
O uso de EPIs deve ser feita em diversas funções
O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) se tornou obrigatório em todas as propriedades rurais, pela Norma Regulamentadora (NR) 31. A Norma Regulamentadora (NR) 6 também informa quais riscos os trabalhadores estão expostos e quais uniformes de segurança são indicados para cada situação.
A gama de loja de roupas profissionais no Brasil, é preparada para atender as demandas necessárias, de acordo com cada função, podendo até mesmo realizar algumas alterações – sem deixar de seguir as normas impostas pela NR – para personalizar as roupas de determinada empresa.
Os uniformes identificam os profissionais de determinada função ou área, além de oferecerem proteção para os riscos de seu trabalho. O diferencial do uniforme, é que ele pode ser uma braçadeira, uma peça que protege o torso, uma calça, uma bota EPI feminina ou um conjunto de tudo.
- Uniforme de bombeiros: é um uniforme contra incêndio, que deve ser feito de materiais resistentes ao fogo, protegendo o trabalhador de temperaturas até 1000º C e queimaduras de 3º grau. Apesar de ser comumente utilizado por bombeiros, profissionais de outros segmentos como policiais, eletricistas e batalhões também fazem uso quando necessário;
- Uniforme para eletricista: são feitos de materiais que suportam cargas elétricas e auxiliam no isolamento das mesmas, impedindo que a carga entre em contato direto com o corpo do trabalhador;
- Blusão de raspa: é usado por soldadores e indicado para atividades de solda, pois protege o profissional de abrasões e escoriações;
- Uniforme de Proteção UV: apesar de não ser considerado um uniforme obrigatório, diversas empresas adotam este uniforme visando o bem estar de seus funcionários. Podem ser feitos de diversos materiais e protegem a pele do usuário da luz do sol, impedindo o contato direto entre pele e raios UV. Geralmente é utilizado por trabalhadores externos e que tendem a ficar expostos ao sol, como profissionais de Construção Civil.
O macacão de proteção, tem a mesma finalidade de uso que os uniformes, porém, proporciona uma proteção em uma única peça, que costuma cobrir desde cabeça e torso até os pés. Também é feito de diferentes materiais, para se adaptar a finalidades específicas.
- Macacão Anti-Chamas: o tecido é confeccionado graças a uma tecnologia de materiais, que permite as chamas serem repelidas do corpo do usuário. Protegem do pescoço até as pernas e os punhos são fechados em velcro, para evitar queimaduras na região. Costuma ser utilizados por brigadas de incêndio florestal e bombeiros locais;
- Macacão de Corpo Inteiro Contra Químicos: protege todo o corpo – desde cabeça, tronco e até membros inferiores – contra respingos de produtos químicos. É usado em indústrias químicas e profissionais que trabalham diretamente com o manuseio de substâncias consideradas perigosas pela NR.
Nem toda vestimenta de proteção é regulamentada por uma lei específica, é necessário verificar se a mesma possui o Certificado de Aprovação
O comprador deve ter em mente o trabalho a ser exercido, bem como buscar informações sobre o material adequado para determinada situação – Kevlar é eficiente contra altas temperaturas, Tyvek para contra produtos químicos e agentes biológicos, Borracha contra correntes elétricas – e levar sempre fatores como conforto, durabilidade e nível de proteção em consideração.