Como melhorar o atendimento do seu estacionamento?
Em qualquer segmento no qual há contato direto com o público é preciso investir na qualidade do atendimento para garantir a satisfação do cliente e A retenção do mesmo.
No estacionamento essa preocupação também deve existir, pois impacta diretamente a capacidade de fidelizar o público e aumentar a rentabilidade.
Existem diversas estratégias que podem ser implementadas no estacionamento com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento ao cliente, e assim aumentar o potencial de sucesso do negócio. Confira a seguir cinco dicas para colocar esse plano em prática.
1 – Padronização do atendimento
A existência de um padrão de atendimento que siga os valores da empresa é fundamental para que haja uma consistência na imagem que é transmitida ao cliente, assim como clareza nos procedimentos necessários para as diferentes situações que possam ocorrer.
Isso garante que os problemas sejam prontamente resolvidos e que haja uma melhora geral no atendimento do estacionamento.
2 – Métricas para analisar desempenho
Em qualquer segmento é necessário realizar a mensuração dos resultados e acompanhamento permanente das métricas para avaliar o desempenho. Pensando nisso, é necessário que sejam estipulados quais aspectos serão monitorados no estacionamento.
Um exemplo é a recorrência dos clientes, de forma que seja possível identificar se há retenção dos usuários, o que é um indício positivo de desempenho. Outro aspecto importante é a satisfação dos consumidores, sendo que esse monitoramento pode ser feito por avaliação direta.
3 – Boa estrutura organizacional
A estrutura organizacional corresponde — tanto às equipes responsáveis pelo funcionamento adequado do estacionamento, como também uma correta indicação dos processos —, de forma que os problemas possam ser solucionados em menos tempo, pois os procedimentos são previamente conhecidos por toda a equipe.
Isso não significa apenas a estrutura organizacional da equipe de atendimento direto ao cliente, mas também de seguranças, caixa, recursos humanos, tecnologia da informação e outros setores do negócio.
Um exemplo é quando ocorre um erro no cálculo do tempo de permanência do cliente, alterando o valor da cobrança. Nesses casos, independentemente de quem o usuário questiona sobre o problema, é necessário que o colaborador saiba a quem informar, para que as providências corretas sejam tomadas no menor tempo.
Uma estrutura organizacional adequada garante que todos os funcionários saibam a quem procurar nas diversas situações que podem acontecer no estacionamento.
4 – Funcionários treinados
O treinamento e qualificação dos funcionários é uma etapa importante para que haja uma melhora no atendimento do estacionamento. Os profissionais devem estar aptos a lidar com o dia a dia, mas também com as situações adversas que possam acontecer.
Essa etapa é importante também para a padronização dos processos, cultura da empresa, uniformização, entre outros elementos importantes para que o estacionamento transmita mais credibilidade aos clientes.
5 – Invista em tecnologia para estacionamento
Atualmente, a competitividade no setor de estacionamento fez com que novas tecnologias fossem desenvolvidas especificamente para esse segmento, como o controle automático do tempo de permanência dos veículos, contagem das vagas disponíveis e o pagamento.
Com isso, a qualidade do atendimento no estacionamento não depende apenas dos profissionais da linha de frente, mas também da implementação de tecnologias que permitam inovar e facilitar a gestão desses espaços e, consequentemente, melhoram a experiência dos clientes.