SEO Local: Como se destacar em sua região?
SEO local é uma estratégia de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization) que visa melhorar a visibilidade de um negócio ou website em pesquisas realizadas em uma determinada localização geográfica.
Essa estratégia digital é especialmente relevante e se destina para empresas físicas, como restaurantes, lojas, escritórios, salões de beleza e prestadores de serviços, que atendem a um público local específico.
Por exemplo, se alguém pesquisar por um “restaurante italiano perto de mim”, o SEO local visa fazer com que os restaurantes italianos próximos apareçam nos primeiros resultados.
As pesquisas locais geralmente incluem termos geográficos, como nomes de cidades, bairros ou referências próximas.
As pessoas usam com frequência nos buscadores a frase “perto de mim” acompanhada do produto, loja ou serviço. Por exemplo, alguém pode pesquisar “lojas de roupas perto de mim”, “chaveiro perto de mim”.
O objetivo principal do SEO local
O objetivo principal é direcionar tráfego qualificado para um negócio local, aumentando sua presença online, atraindo e alcançando clientes potenciais que estejam próximos fisicamente.
Vale saber que mesmo a distância, o SEO local atinge, inclusive, usuários de regiões distantes que estejam em busca de um produto ou serviço de uma determinada região geográfica.
É comum e usual que clientes realizem pesquisas em busca de informações, produtos e serviços de uma região específica antes mesmo de se dirigirem até o local.
Como se destacar em sua região ?
Certifique-se de realizar as seguintes ações para garantir uma estratégia de sucesso.
Sinais de localização
Inclua informações precisas de contato, como endereço, número de telefone e horário de funcionamento em todas as páginas relevantes do site e não esqueça de atualizar sempre que houver alterações.
Liste a empresa em diretórios locais como o Google Meu Negócio, Yelp, TripAdvisor, entre outros para que os mecanismos de busca possam identificar a relevância geográfica do site.
Se for possível, insira um mapa interativo em seu site, isso facilita e incentiva o usuário a ir até o seu negócio.
Crie páginas exclusivas para cada local ou área de atuação, se a empresa tiver várias filiais ou atuar em várias cidades.
Pesquisa de palavras-chave locais
Identifique termos de pesquisa relevantes para a localização geográfica do negócio.
Faça uso de boas ferramentas ou contrate profissionais para saber quais são as palavras-chaves que mais são utilizadas na área geográfica do seu negócio.
Além disso, esteja atento para expressões regionais, palavras típicas, exclusivas que podem ser usadas em pesquisas dos buscadores.
Otimização de conteúdo
Otimize o conteúdo do website e das redes sociais. Fotos internas da loja, fotos dos produtos, menus, tabela de preços são um diferencial de destaque positivo.
Insira informações sobre a existência de estacionamento no local. Esse é um conteúdo útil para os novos clientes que ainda não conhecem a sua empresa.
Também é interessante informações sobre como chegar utilizando transporte público.
Do mesmo modo, movimente o seu site e as redes sociais do seu negócio. Busque por conteúdos que pertençam à área de atuação de sua empresa. A presença online também é importante nestas plataformas.
Prestação de serviços públicos úteis, festas e eventos locais que possam ser associados ao seu negócio também irão atrair tráfego orgânico para o seu site.
Construção de links locais
Obtenha links de qualidade de websites locais e diretórios relacionados à região. É comum que empresas e negócios busquem parceiros para promover o marketing de suas marcas.
Site otimizado
Garanta que o conteúdo de seu site esteja otimizado, responsivo para todos os dispositivos, principalmente para smartphones. Faça testes regulares em dispositivos como computadores, celulares e tablets.
Ainda mais, a maioria das pesquisas são feitas através de celulares.
Avaliações e classificações
Incentive avaliações e feedbacks positivos dos clientes locais em plataformas relevantes, como o Google Meu Negócio, Google Maps.
Estimule os clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas sobre o negócio nas plataformas relevantes, isso ajuda a boa reputação do seu negócio.
Nesse sentido, responda as avaliações feitas por usuários nestas plataformas. Mostre que o seu negócio é presente também na interação digital junto ao seu público.
Muitos clientes com frequência consultam as avaliações feitas por outros usuários antes de contratar serviços ou ao adquirir produtos pela primeira vez.
Por que é importante contar com um profissional em SEO?
Considere também a contratação de um profissional ou agência de SEO SP.
Contratar profissionais especializados pode trazer uma série de benefícios significativos para o sucesso de uma estratégia de marketing.
Experiência e conhecimento especializado
Os profissionais de SEO local têm experiência e conhecimento especializado em estratégias de otimização para mecanismos de busca e domínio das principais ferramentas deste segmento.
Além disso, eles entendem as melhores práticas, as tendências atuais do mercado e as técnicas eficazes para aumentar a visibilidade local de um negócio.Isso inclui técnicas como link building local.
Economia de tempo e recursos
O SEO local é um processo contínuo que requer tempo e recursos significativos. Contratar profissionais permite que você se concentre em administrar seu negócio enquanto eles cuidam da otimização do seu site e conteúdo.
Do mesmo modo, eles podem lidar com tarefas mais minuciosas como pesquisa de palavras-chave, análise de concorrência, criação de conteúdo otimizado, configuração de perfis em diretórios locais e monitoramento dos resultados.