Experiências de IA: como elas podem alavancar sua empresa?
As experiências de IA no atendimento ao cliente estão cada vez mais avançadas, de modo que têm se tornado essenciais para que as empresas entreguem um serviço à altura das expectativas dos clientes, que demandam por imersão e personalização.
De acordo com o levantamento Zendesk CX Trends 2023, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências do cliente fluidas, personalizadas e integradas, e a Inteligência artificial pode ajudar nisso!
Muitos líderes já se deram conta do potencial que essa tecnologia representa para o futuro do mercado. Não à toa, 72% revelam que uma de suas prioridades para o próximo ano é expandir o uso de IA na experiência do cliente.
E quanto à sua empresa, vai ficar de fora?
Para te ajudar a vislumbrar o que teremos pela frente, neste artigo, mostraremos como as experiências de IA estão transformando a experiência do cliente e o que sua empresa pode fazer para se adaptar a essa realidade enquanto ainda há tempo.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial, ou simplesmente IA, é uma área da ciência da computação voltada para a criação de sistemas capazes de emular o pensamento humano.
Desse modo, é possível programar as máquinas para processar dados, aprender, tomar decisões e realizar tarefas com base em diretrizes pré-definidas.
Transformando a experiência do cliente: o potencial da inteligência artificial
De uns tempos para cá, a Inteligência Artificial vem ganhando bastante notoriedade devido à popularização de ferramentas como: ChatGPT e Midjourney, entre outras.
Porém, essa tecnologia já vem sendo utilizada pelas empresas há muito tempo, com o propósito de otimizar a experiência do cliente, também conhecida como Customer Experience (CX), em inglês.
Além de ajudar a compreender suas necessidades e resolver problemas com agilidade, as experiências de IA podem elevar a satisfação do consumidor a um novo patamar, proporcionando uma vivência mais imersiva e consistente.
“Mas, afinal, o que é uma experiência imersiva?” A gente te conta a seguir.
O que é uma experiência imersiva?
A experiência imersiva é aquela capaz de capturar a atenção do usuário e mantê-lo verdadeiramente envolvido e atento ao que se propõe. Inclusive, a palavra “imersão” tem como sinônimo “mergulhar”, ou seja, aprofundar-se em algo.
Mas, considerando que, atualmente, boa parte das interações dos consumidores se dão de forma online, como podemos promover uma CX imersiva?
É aí que entra o conceito de economia da experiência, a qual diz que, mais do que uma simples relação comercial, os clientes buscam por experiências de consumo.
Neste contexto, o papel da IA é justamente mudar a forma como as pessoas se relacionam com as marcas, melhorando os serviços e, ao mesmo tempo, rompendo as barreiras entre online e offline, a fim de proporcionar uma interação otimizada.
Por exemplo, com a personalização e as interações naturais e intuitivas, os sistemas de atendimento modernos podem propiciar experiências mais imersivas e satisfatórias, reduzindo o tempo de espera e superando as expectativas do cliente.
Vamos ver como isso pode contribuir para o crescimento de uma empresa?
Como as experiências de IA podem alavancar uma empresa?
No que se refere à experiência do cliente, a IA está presente em ferramentas como: sistemas de recomendação, automatização de tarefas, chatbots e há também outras formas em que a IA desempenha um papel crucial.
Uma área em expansão é a análise de dados em tempo real. A inteligência artificial é capaz de processar grandes volumes de informações de maneira ágil e precisa, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos sobre seus clientes
Para ficar mais claro de que forma ela pode contribuir para uma empresa, vamos tomar como exemplo o uso de chatbots no atendimento ao consumidor.
Esses sistemas são configurados para responder às perguntas dos clientes e, ao mesmo tempo, aprender conforme interagem com eles. Assim, além de resolver solicitações simples com agilidade, os bots se tornam cada vez mais eficientes.
E não para por aí! Eles podem ser treinados para entender a intenção dos usuários a partir dos termos utilizados e com base em seu histórico de atendimento.
Assim, podem oferecer experiências conversacionais consistentes, naturais e personalizadas, o que se traduz no aumento da satisfação do cliente.
Mas, afinal, o que o cliente espera do atendimento da sua empresa?
O CX Trends, estudo da Zendesk mencionado anteriormente, traz dados relevantes sobre as demandas atuais dos consumidores. Confira:
- 72% querem ser atendidos de forma imediata;
- 71% buscam por experiências conversacionais naturais;
- 70% esperam que o atendente tenha o histórico das solicitações;
- 66% desejam poder interagir sem precisar interromper sua ação atual;
- 62% desejam experiências que fluam de forma natural.
Ou seja, eles buscam por uma CX imersiva, que possa atender às suas necessidades com agilidade e praticidade, seja por meio de um bot ou de um ser humano.
E como alcançar tudo isso na prática? Oferecendo experiências de IA consistentes, a partir de um sistema de atendimento ao cliente moderno e eficiente, é claro!
Por que sua empresa precisa investir em experiências de IA?
Quem já precisou repetir informações diversas vezes ao entrar em contato com um serviço de suporte sabe quão frustrante é essa situação.
Se entrar em contato para resolver um problema já é chato, quando nos deparamos com um atendimento engessado e ineficiente, temos a receita perfeita para a insatisfação do cliente.
É por isso que investir em experiências de IA e sistemas automatizados é tão importante, uma vez que essa é a forma mais eficiente de proporcionar a efetividade no atendimento que os clientes buscam.
Inclusive, o levantamento CX Trends revelou que 70% deles preferem comprar de empresas que oferecem experiências conversacionais integradas. Além disso, 64% gastam mais quando conseguem resolver seus problemas onde estão.
Logo, para estar à altura do que o cliente deseja, é preciso oferecer experiências imersivas, o que será mandatório para qualquer tipo de negócio daqui para frente.
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Dessa forma, você os mantém informados acerca do que é Inteligência Artificial, a importância das experiências de IA e, ainda, como isso pode transformar a experiência do cliente.