Como usar o Google Classroom para promover a aprendizagem ativa?
Instituições que querem passar pela transformação digital precisam saber como usar o Google Classroom.
Ele é, sem dúvidas, umas das ferramentas mais completas para ensino híbrido, atividades extracurriculares online, aprendizagem ativa e para estreitar o relacionamento com a comunidade.
Afinal, agrupa inúmeras funcionalidades de comunicação, produtividade e colaboração na nuvem.
Não à toa, a ferramenta, criada por Zach Yeskel, teve um crescimento espantoso logo no começo, passando de 40 para 150 milhões de usuários em apenas um ano. Reunindo, nele, alunos, professores e gestores.
Se essa já era uma tecnologia utilizada por instituições mais inovadoras, foi durante o período pandêmico que ela se tornou ainda mais popular. Afinal, com as medidas sanitárias, ela era uma das melhores alternativas para manter o ensino de milhões de estudantes.
Ainda não sabe como usar o Google Classroom e suas inúmeras soluções? Então, continue a leitura para descobrir tudo sobre ele!
O que é Google Classroom?
O Google Classroom ou Google Sala de Aula é uma plataforma de gerenciamento de ensino e aprendizagem, criada por Zach Yeskel e lançada oficialmente em agosto de 2014.
Na prática, ela utiliza a computação em nuvem como base e oferece um workspace de aplicativos de comunicação, armazenamento e colaboratividade.
Ou seja, a ferramenta possui todos os pilares estabelecidos pelo Google para auxiliar profissionais da educação, alunos e a comunidade em suas atividades de ensino, aprendizado e gestão.
A ideia, na prática, é levar as possibilidades e a potência da sala de aula para a nuvem, derrubando, assim, as limitações físicas do ambiente escolar.
Assim como outras soluções Google para educação, o Classroom também tem algumas variações de pacotes, com um conjunto de ferramentas básicas gratuitas e outras opções mais robustas nas licenças pagas.
Exatamente por este motivo o Classroom é uma plataforma democrática, flexível e escalável!
Independentemente do porte da instituição educacional, ela é uma ótima aliada para gestores inovadores, mas também para assessorar e automatizar a rotina dos mais tradicionais.
Agora que você conhece um pouco mais sobre esta solução, vamos ver as vantagens de saber como usar o Google Classroom?
Vantagens do Google Classroom
Como adiantamos acima, as funcionalidades do Google Classroom podem ser utilizadas para inúmeras tarefas de diferentes áreas da educação.
Por exemplo, o criar turmas é uma solução muito interessante para os professores controlarem melhor o envio de notas, trabalhos e atividades.
Já o “lançar comunicados” é uma ferramenta útil para garantir uma boa comunicação entre gestores e os demais membros da comunidade, alunos, responsáveis e colaboradores.
Dessa maneira, é natural esperar que estas e tantas outras funcionalidades gerem impactos positivos em todos os processos educacionais. Veja alguns dos ganhos de saber como usar o Classroom abaixo!
Melhora da produtividade
Um dos reflexos mais claros da automação escolar é o ganho de produtividade em todos os processos nos quais ela é implementada.
Tornando-se, assim, um facilitador de atividades comuns, como a criação de provas, distribuição de notas, compartilhamento de tarefas e documentos.
Quando utilizamos uma ferramenta tecnológica para auxiliar nestes pontos, professores e gestores conseguem produzir mais e focar energia em ações mais estratégicas para a gestão, o ensino e aprendizagem.
Colaboratividade
Um dos pilares das soluções Google é a colaboratividade, oferecer aos usuários a possibilidade de criar, comentar, compartilhar e armazenar documentos na nuvem em conjunto, de onde quiserem e quando quiserem.
Esse trabalho em equipe é extremamente agregador para qualquer processo, ao somar ideias, visões e experiências para o desenvolvimento de algo muito mais rico. Além de possibilitar o feedback em tempo real e as trocas mesmo fora do ambiente escolar.
Por fim, a colaboratividade gerada também traz um ganho muito interessante para o relacionamento entre alunos, professores, instituição e responsáveis. Isso porque facilita o debate, a compreensão das diferenças e a absorção delas.
Exatamente pela colaboração e a comunicação possibilitada pela ferramenta.
Implantação de metodologias ativas de aprendizagem
Essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens de saber como usar o Google Classroom: implantar metodologias ativas de aprendizagem. Afinal, a ideia principal desta tendência é colocar o aluno como protagonista do seu próprio processo de ensino.
E isso, claro, só é possível dando autonomia e independência para ele buscar fontes de informação, conteúdos e experiências fora dos recortes tradicionais da aprendizagem.
Mas, como você já deve imaginar, os professores ainda precisam desempenhar o papel de mentores, para guiar o caminho de busca e absorção nesta jornada.
Como fazer?
Por meio de estratégias como a sala de aula invertida e interativa, utilizando ferramentas digitais para manter a comunicação e a instrução na aprendizagem ativa.
É exatamente neste ponto que saber como usar o Google Classroom se torna um diferencial importante para instituições educacionais inovadoras e atualizadas. Ele é, portanto, o canal ideal para colocar a aprendizagem ativa em prática.
Mas os benefícios do Sala de Aula não param por aí, confiram mais alguns abaixo:
- Plataforma simples e intuitiva;
- Organização no armazenamento e no compartilhamento de dados;
- Ganho de comunicação;
- Automação de tarefas burocráticas, repetitivas e operacionais;
- Estímulo à autonomia e à criatividade;
- Segurança da informação, com barreiras robustas e suporte Google;
- Melhora na participação e no engajamento dos alunos e responsáveis;
- Mobilidade;
- Economia de tempo e recursos.
Agora que você já sabe o que é e as vantagens de saber como usar o Google Classroom, vamos para a prática?
Como usar o Google Classroom na aprendizagem ativa?
Durante este artigo, sugerimos algumas dicas de como usar o Google Classroom na gestão e nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente nas metodologias ativas. Mas, para facilitar o processo de implantação, é preciso planejamento!
O Sala de Aula precisa ser adaptado para a demanda e as possibilidades de alunos e professores.
Afinal, é exatamente para eles que a solução foi desenvolvida. Então, o primeiro passo é entender os processos e como a ferramenta pode torná-los mais eficientes.
Com estas informações em mãos é possível identificar as funcionalidades mais interessantes e alinhadas com as estratégias e metodologias utilizadas pela instituição.
Mas se a sua escola está começando a transformação digital e ainda não sabe como usar o Google Classroom, listamos 5 dicas muito interessantes para dar este primeiro passo.
Pesquisas e trabalhos colaborativos
Como vimos, a colaboratividade é um dos maiores ganhos de saber como usar o Google Classroom. Neste sentido, é possível aplicar atividades e tarefas que explorem essa vantagem.
Como, por exemplo, aplicar trabalhos em grupo e pontuar a troca de conhecimentos e experiências.
Debates
No mesmo caminho do item anterior, é possível desenvolver debates online, com feedbacks em tempo real e trocas muito valiosas mesmo fora do ambiente escolar. Uma prática, portanto, muito interessante no ensino híbrido. Falando nisso…
Ensino híbrido ou remoto
Outra aplicação do Google Classroom é implantar o ensino híbrido ou remoto, com a garantia de uma boa comunicação e da interação que, até pouco tempo atrás, era uma especificidade do ensino presencial.
Atividades Extracurriculares
A quarta dica de como usar o Google Classroom é na aplicação de atividades extracurriculares, que agreguem ao plano de aula.
Ao aplicá-las online, os professores possuem maior elasticidade para oferecer pontos extras e aprofundamento do conteúdo ministrado em sala de aula, fora do horário regular.
Comunicação direta com alunos e responsáveis
Por fim, a última dica de como usar o Google Classroom é para comunicação e informação. Com os murais e as ferramentas de compartilhamento, é possível agilizar a atualização da comunidade a respeito de eventos, festividades e anúncios.
Além de estimular a troca, o engajamento e a participação de todos no processo de ensino e de aprendizagem!
Como pudemos notar, existe um vasto leque de possibilidades de como usar o Google Classroom, a criatividade e a demanda da instituição é que devem nortear quais são as melhores estratégias para alcançar os objetivos esperados.
Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, por meio de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.