Ações que fazem a diferença: como fazer parte de um projeto social?
Iniciativas como projeto sociais são importantíssimas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do mundo à sua volta
Basta caminhar na rua para percebê-la. Ela está presente entre as crianças que vendem balas no sinal, no mendigo que pede esmola na frente do restaurante, no esgoto a céu aberto em um bairro periférico ou ainda na dificuldade de uma pessoa em conseguir atendimento médico de qualidade e de graça.
Estamos falando da desigualdade social, uma das mazelas que atinge milhares de pessoas, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Mas será que a gente tem como mudar esse cenário? A resposta é sim e envolve, por exemplo, a escolha por ser voluntário em um projeto social.
A ação solidária de pessoas e organizações consegue alcançar até mesmo lugares, muitas vezes, esquecidos pelo poder público. Resgatar a dignidade humana e repensar maneiras de trazer mais qualidade à vida de quem tanto precisa é um dos objetivos centrais de ações desse tipo.
O que é um projeto social?
Um projeto social é uma iniciativa que pode vir de uma pessoa, uma empresa ou de um grupo, com o objetivo de ajudar a melhorar algum aspecto da vida em sociedade. O foco é o assistencialismo, a ajuda ao próximo, sem necessariamente obter qualquer lucro financeiro.
A atuação desse tipo de projeto pode ser em diferentes áreas da vida em sociedade, tais como saúde física; alimentação saudável; educação; direitos humanos; combate à pobreza; esporte; lazer e entretenimento; etc. Isso sem falar dos projetos focados na questão ambiental e no cuidado com os animais.
É sabido que, por atenderem a uma parcela da população, muitas vezes negligenciada pelo poder público, os projetos sociais tendem a ser mais atuantes em lugares mais carentes. De modo geral, eles são conduzidos por Organizações da Sociedade Civil (OSC) ou Organizações Não Governamentais (ONGs).
De acordo com informações do Mapa das Organizações da Sociedade Civil, atualmente o Brasil tem 815.676 OSCs distribuídas em todo o território nacional, estando mais presente nas regiões Sudeste e Nordeste, com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará.
Como participar de um projeto social?
Depois de conhecer melhor o que é, de fato, um projeto social, é bem provável que a sua vontade de integrar uma iniciativa desse tipo só tenha aumentado. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que você consiga participar de um projeto social da maneira mais simples possível.
Escolha uma causa social
Antes de mais nada, é preciso decidir quais as causas sociais que você deseja atuar. Pode ser na recuperação de uma área verde, na distribuição de marmitas a pessoas em condição de rua ou ainda na proteção de animais abandonados. O importante é encontrar uma atividade, em certa medida, do seu interesse.
Busque projetos na sua região
Independentemente de onde você mora, há sempre um projeto social por perto. Então, não deixe de fazer uma busca pelas opções que são mais próximas de você. Vale procurar em sites de busca e também nas redes sociais.
Entre em contato com o projeto
Depois de decidir o que vai fazer e com quem, é preciso fazer um primeiro contato com o projeto social escolhido. A dica aqui é mencionar o seu interesse em participar, tendo em vista a função que você deseja exercer — seja ajudar na cozinha ou dar aula de português para crianças.
Se comprometa a fazer o seu melhor
Com tudo decidido e encaminhado, é hora da ação. Lembre-se de que o objetivo final de qualquer projeto social é ajudar quem precisa, então, tenha paciência, respeito e carinho com as pessoas que estiverem sendo atendidas. E faça o possível para oferecer o seu melhor.