Saiba como tornar a experiência do usuário do seu site mais envolvente
A experiência do usuário (UX) está diretamente relacionada à forma como cada usuário interage com o ambiente ao seu redor. O termo é bastante amplo e pode ser aplicado a marcas, produtos, sistemas e serviços e vai muito além do design ou desenvolvimento de produtos.
Em geral, UX é um método de análise e compreensão da aceitação e interação do usuário com elementos de produtos, serviços e páginas na Internet.
O UX é pensado com foco nas etapas pelas quais os clientes passam com uma marca, desde o primeiro encontro até o relacionamento pós-venda. Assim, quanto melhor a experiência do cliente, mais satisfeito ele fica, o que torna mais provável a fidelização.
Para isso, a experiência deve ser intuitiva, suave, agradável, evocando também emoções e sentimentos, independentemente de ocorrer na Internet ou em lojas. No entanto, é fundamental que empreendedores da Internet invistam para que o site da empresa atenda aos critérios de UX.
Porém, esse é um fator importante para qualquer empresa que possua um site institucional. Ao melhorar a experiência dos potenciais clientes, é possível aumentar as oportunidades de vendas.
Por que a experiência do usuário é tão importante?
O UX se concentra em priorizar a perspectiva do usuário ou consumidor ao desenvolver um produto, serviço ou site.
Ao entender a jornada ou a experiência do usuário, visitante ou consumidor, uma marca pode se adaptar melhor às suas expectativas, o que pode ser um fator chave de sucesso.
Ao se preocupar em entender a experiência do usuário, um profissional ou uma empresa aumenta a possibilidade de oferecer um fluxo de consumo otimizado e conquistar mais clientes. Isso ocorre porque quando as pessoas se entusiasmam com algo, elas são incentivadas a gostar ou até mesmo experimentar pela primeira vez.
O UX pode ser aplicado em diversos produtos, como uma Chapa de aço inox 304, que é uma peça industrial. Também pode controlar o serviço em serviços, sites, aplicativos, dispositivos ou qualquer outro objeto de consumo.
UX é fazer com que os usuários se sintam bem durante toda a experiência, o que muitas vezes leva à lealdade, especialmente se o método for implementado de forma eficaz.
Para sites comerciais de empresas, é importante que o usuário encontre as informações que procura, independentemente do setor em que atua. Ele também precisa se identificar com o design e não perder muito tempo esperando a página carregar, entre outros fatores que determinam a satisfação com um site na Internet.
5 Benefícios da experiência do usuário
Em geral, o objetivo da UX é encantar os usuários e deixá-los felizes com a experiência. A satisfação pode trazer 5 grandes benefícios para empresas de diversos segmentos. São eles:
- Aumento da conversão de vendas;
- Fidelização de utilizadores e clientes;
- Economize recursos e tempo;
- Maior compreensão do valor do produto;
- Mais referências e recomendações de clientes.
1. Maior conversão em vendas
Se um usuário de uma loja online de peças de máquinas, como um Motor Spindle, se sentir satisfeito ao entrar no site, é mais provável que o relacionamento com a empresa resulte em uma compra. Para isso, a navegação no site deve ser fácil e intuitiva, assim como os mecanismos de compra que podem ser muito úteis.
2. Fidelização de Usuários e Clientes
A fidelização é um daqueles resultados quando os clientes ou usuários se sentem totalmente satisfeitos com o serviço prestado, seja um site de marketing de conteúdo ou o próprio produto. Nesses casos, é comum que essas pessoas não procurem outras fontes de informação sobre outros produtos ou marcas.
3. Economia de recursos
A implementação de UX em sites ou na experiência de compra é baseada em pesquisas e análises que podem contribuir para a melhoria do processo. O engajamento evita o redesenho, o que também pode economizar tempo para todos os profissionais envolvidos.
4. Aumento da percepção de valor do produto
Se, por exemplo, um site especializado em venda de Meio fio de concreto oferece informações relevantes e de qualidade, a compra é intuitiva e o produto possui diversas funções, o cliente pode mudar sua percepção de valor . Ou seja, boas experiências aumentam a sensação de valorização dos produtos.
5. Mais Indicações e Referências
A satisfação do cliente aumenta a probabilidade de recomendar uma empresa a outras pessoas, seja pela satisfação com a navegação no site, facilidade no processo de compra ou experiência positiva com o produto.
Assim, um usuário pode se tornar, por exemplo, um defensor de um distribuidor de mangueira ordenhadeira, enfatizando os benefícios tanto online, por meio das redes sociais quanto fora com familiares e amigos.
Qual é a relação entre a experiência do usuário e a interface do usuário?
UX é definido como a experiência geral do usuário de um site, produto ou serviço, incluindo as emoções e sentimentos associados a uma compra.
User Interface (UI) é entendida como uma espécie de parte de UX, pois foca mais na organização dos elementos que compõem a experiência do usuário ou consumidor.
Um exemplo pode ser uma avaliação de imóvel online, onde a interface do usuário significaria a usabilidade do dispositivo. Portanto, estaria relacionado a como o usuário percebe seu custo-benefício ou se atende a todas as necessidades básicas do consumidor.
A interface do usuário, por outro lado, estaria relacionada à experiência do desenho da carroceria, seu tamanho, material, forma e características, que também dificultam a experiência do consumidor.
Por exemplo, no caso do terreno de uma empresa de Lavador de gases industriais, a UX estaria relacionada à facilidade de uso do endereço, enquanto a interface do usuário estaria diretamente relacionada ao design do objeto, seus elementos visuais e como eles afetam a experiência dos consumidores ou usuários.
Portanto, pode-se dizer que UX e UI se complementam. Geralmente, mesmo os profissionais das duas áreas trabalham em harmonia porque a experiência do usuário é algo complexo que inclui interface e experiência do usuário ao mesmo tempo.
Como usar a experiência do usuário e a interface do usuário em um site da empresa?
Projetar um site ou página da web envolve a implementação de elementos UX e UI. Ao criar um site, é possível garantir uma boa experiência de uso para os usuários das seguintes formas:
- Arquitetura da informação na página;
- Menus intuitivos;
- Composição de cores e linhas;
- Fluxo de compra acelerado.
1. Arquitetura da informação página
A arquitetura da informação é a apresentação do conteúdo da página, que deve ser feita da forma mais harmoniosa possível entre os blocos que compõem os elementos. Entre eles estão textos, imagens, vídeos, botões, informações em diferentes estilos de fonte, cores e o próprio layout do site. É importante que os elementos sejam bem organizados, mutuamente consistentes e intuitivos.
2. Menus intuitivos Os menus
funcionam como um menu suspenso com texto e outras opções rápidas que orientam os visitantes pelo site. Os menus devem ser objetivos e capazes de direcionar os usuários exatamente para onde se destinam. Para isso, é necessário organizar os links nas páginas: informações, conteúdo, produtos, carrinho de compras, entrega, perguntas frequentes e informações de contato.
3. Composição de cores e linhas
A identidade visual faz com que o visitante entenda a proposta e consuma informações de, por exemplo, sites de empresas de Remediação de áreas contaminadas. Isso é feito sob a influência de elementos gráficos e visuais, que devem ser equilibrados e não exagerados.
São linhas, cores, textos e imagens, que devem ser escolhidos conscientemente de acordo com o ramo de atuação da empresa.
4. Processo de compra tranquilo
Idealmente, ao projetar um site para compra de roda para andaime, por exemplo, a jornada de compra do cliente deve ser considerada desde o início. O UX e a interface do usuário do aplicativo visam tornar o processo o mais curto e intuitivo possível, facilitando o fechamento de compras. Isso pode ser feito, por exemplo, com botões que levam diretamente ao carrinho de compras.
A posição do usuário chegando no site ou explorando o produto deve ser definida, pois melhorias de UX e UI podem ser muito úteis para as empresas. Assim, as empresas conseguem obter melhor rentabilidade e reputação no mercado, o que beneficia principalmente seus consumidores ou visitantes.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você encontra centenas de conteúdos informativos de diversos segmentos.