Neuromarketing: como despertar o interesse dos consumidores
O Neuromarketing – como a ciência pode ajudar a estimular a decisão de compra
Você já parou para pensar o que te leva a comprar um produto numa loja X e não na loja Y? Entender o que te motiva a decidir pela compra é essencial para montar uma estratégia de marketing efetiva.
Por isso, conhecer o potencial do neuromarketing é essencial para montar ações de marketing digital que atraiam e convertam mais clientes. Conhecer o cliente é importantíssimo, pois você precisa entender o que pode levá-lo a tomar uma decisão de compra. Aqui neste artigo vamos explicar como o neuromarketing funciona.
O que é neuromarketing?
A ciência do neuromarketing busca compreender quais são os principais fatores que influenciam um consumidor a tomar uma decisão de compra.
O termo foi criado pelo professor Ale Smidts, sendo uma junção entre as palavras “marketing” e “neurologia”, mas foi realmente desenvolvido pelo pesquisador americano Gerald Zaltman.
Zaltman buscou estudar como ações de marketing geram estímulos na mente dos consumidores. Dessa forma, o pesquisador conseguiu destrinchar quais fatores têm o potencial de fazer pessoas tomarem uma decisão de compra.
Nesse sentido, o neuromarketing é uma área do marketing que tem muito reconhecimento do mercado e é muito utilizada para entender o comportamento dos consumidores ao longo do tempo.
Como aplicar o neuromarketing na prática?
Como já falamos aqui, o neuromarketing estuda os instintos mais básicos do ser humano. Na prática, isso passa por conhecer o público de uma empresa, construindo personas com informações profundas para posteriormente montar uma estratégia de marketing para atrair e reter clientes.
Numa fórmula simples, o neuromarketing usa de um “estímulo” para gerar uma resposta biológica, que causa uma reação emocional e a decisão de compra. Confira abaixo algumas técnicas de neuromarketing bastante usadas no mercado.
Uso de gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são ótimos exemplos da aplicação do neuromarketing. Nesse sentido, empresas se utilizam do sentimento do consumidor para gerar uma necessidade de obter o produto.
Um dos gatilhos mais usados é o recurso da escassez. Quando uma loja faz uma oferta e estipula que apenas os 10 primeiros que comprarem podem aproveitar, ela utiliza do gatilho mental de escassez. Isso traz um senso de urgência da compra.
Outro gatilho é a exclusividade, que pode ser vista quando uma loja de roupas faz uma campanha de lançamento somente para clientes já fidelizados ou então limita o número de peças da coleção, por exemplo.
Storytelling
O storytelling é a arte de contar histórias para chamar a atenção do cliente. O uso do storytelling pode ser tido como uma das técnicas de neuromarketing. Nesse sentido, as narrativas da história têm como foco principal gerar um estímulo de compra através das reações emocionais do consumidor.
Psicologia das cores
As cores são muito importantes para ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra. A psicologia das cores é uma área da psicologia que estuda quais são os estímulos que as cores geram na mente das pessoas.
Esse estudo é essencial para construir qualquer peça visual de um negócio. Utilizar as cores certas ajuda a despertar no cliente diversos tipos de emoções, tanto de estímulo para compra como para gerar nele a confiança de consumir da sua empresa.
Quais os benefícios do neuromarketing para empresas?
O principal benefício de aplicar o neuromarketing em suas estratégias de marketing e vendas é potencializar a receita do negócio. Entender o que influencia o seu consumidor a definir pela compra é fundamental para converter mais leads e aumentar a fidelização.
Dessa maneira, essa área do marketing faz parte de toda a sua estratégia. Os benefícios do neuromarketing se refletem desde a elaboração de um novo produto até a sua estratégia de lançamento, e tudo isso influencia no resultado das vendas.
Num mercado cada vez mais competitivo, é essencial focar na experiência do consumidor. Pensando nisso, o neuromarketing é extremamente necessário na atualidade para ajudar a desvendar o que se passa na mente dos consumidores.