Looks e peças de roupa que marcaram a história

Looks e peças de roupa que marcaram a história

looks

Confira alguns looks e peças que marcaram diferentes épocas e aprenda como inseri-las nos seus looks

Uma combinação pode ser considerada inconcebível em determinado momento histórico, mas se tornar completamente normal décadas depois. Um exemplo disso é o fato de as mulheres de calça serem absolutamente normais atualmente, diferentemente do que ocorria há um século.

 

Assim, roupas marcam épocas e sociedades inteiras e dão informações importantes sobre a mentalidade de uma época. Confira a seguir algumas peças que fizeram história, como a calça cargo, a pantalona e a jaqueta de couro!

 

Calça pantalona

Essa peça surgiu na década de 30, tendo se popularizado graças ao trabalho da estilista Coco Chanel. A calça pantalona marcou a emancipação das mulheres na Europa na década seguinte, quando aquelas da classe média foram substituir os homens nas fábricas quando eles foram para a Segunda Guerra Mundial. 

 

A calça pantalona foi muito diferente dos modelos usados pelas mulheres até aquele momento e hoje é uma peça fundamental para se ter no armário. Essa calça também marcou presença nos movimentos de luta por direitos da população negra nos anos 60 e 70.

 

Confortável e estilosa, pode aparecer nos mais diferentes looks, sendo bastante democrática. Um look clássico e muito estiloso é combiná-la com blusas mais justas e sem recortes, além de sapatilhas, rasteirinhas e sapatos de salto — depende do nível de formalidade da ocasião.

 

Calça cargo

Essa calça marcou os anos 40 e sua popularização no mundo da moda ocorreu a partir da sua presença nos looks dos exércitos da Inglaterra e dos Estados Unidos. Era nos bolsos desse tipo de calça em que os soldados carregavam sua munição, já que o formato de tais bolsos facilitava muito os movimentos deles, o que era fundamental.

 

Confortável e um pouco mais larga do que outros modelos, essa calça é um ícone da moda mais descolada e casual, integrando o estilo streetwear. Embora o mais comum seja ela aparecer combinada com blusinha e tênis, é possível criar outros looks, com sandália rasteira e bolsa mais comprida.

 

Jaqueta de couro

Essa é considerada uma peça clássica até os dias de hoje, embora tenha sido criada para ser usada por aviadores da Primeira Guerra Mundial. Inicialmente, essa jaqueta apresentava golas altas e partes acolchoadas, sendo bastante confortável para proteger os pilotos de ventos mais fortes.

 

Na década de 50, essa peça foi incorporada pelos motoqueiros e, nos anos 80, passou a ser uma marca de roqueiros e amantes do metal. Presente até hoje no mundo da moda, a jaqueta de couro é superversátil, podendo aparecer nos mais diferentes contextos e looks. Desde uma saída casual à noite, combinada com botas e calça jeans escura, até com sapato scarpin e saia longa, em uma ocasião mais formal.

 

Trench Coat

Essa peça é clássica e costuma deixar o visual bastante elegante. Por isso, é um item básico no armário, pois basta colocar um bom trench coat para dar um ar mais elegante para a produção. Hoje, essa peça é facilmente encontrada em diferentes cores, tamanhos e modelos.

 

Essa peça foi criada no início da Primeira Guerra Mundial, porque os soldados ingleses precisavam de uma capa ainda mais protetora do que as existentes até então. Em sua origem, esse casaco era impermeável. A peça se tornou mundialmente conhecida em filmes de época interpretados por atrizes como Audrey Hepburn.