Entenda a importância de utilizar a técnica de SEO para sua plataforma

Entenda a importância de utilizar a técnica de SEO para sua plataforma

Google

Em duas décadas, o Google se tornou uma das maiores empresas do mundo e, embora existam soluções semelhantes para os motores de busca, já controla 98% do mercado. Surpreendentemente, existe uma maneira de você entrar em tudo isso sem gastar uma fortuna: SEO

O termo SEO é uma abreviação de Search Engine Optimization, que significa em português: otimização para motores de busca. Essa estratégia permite que seu site, blog ou loja virtual apareça com destaque nas buscas gratuitas do Google. 

Neste artigo vamos entender o que exatamente isso significa e principalmente como seguir algumas dicas bem simples para alcançar os melhores resultados possíveis. 

Seus principais benefícios e vantagens  

Como você já deve saber, as técnicas de SEO são essenciais para o marketing digital hoje, o mais incrível é que, como mencionado acima, elas podem ser aplicadas a qualquer tipo de site. 

Em outras palavras, os resultados são os mesmos para todos, desde o desenvolvimento sustentável e ambientalistas teóricos até uma empresa que vende brindes personalizados diferentes

Resultados como este significam algo muito simples: tráfego e descoberta. De fato, os buscadores se tornaram a maior vitrine, na frente até mesmo das emissoras de televisão e rádio. 

Portanto, são a base de todas as atividades comerciais. Afinal, o que você não vê, você não lembra, certo? As vantagens mais importantes do SEO são: 

  • Visibilidade na maior vitrine do mundo;
  • Prestígio associado à marca Google;
  • Tráfego e engajamento agressivos;
  • Otimização da geração de conteúdos;
  • A busca pelos melhores conteúdos possíveis;
  • Redução nos gastos com publicidade;
  • Entre outros. 

Portanto, se torna fundamental que sua empresa entre nesse meio digital e consiga aproveitar todos esses benefícios.

O que exatamente é a pesquisa orgânica? 

O layout do Google é bastante dinâmico e muda de tempos em tempos. Mas há um princípio que parece nunca mudar: a ideologia do site é a de jamais cair na pura e simples propaganda.

São tantos campos de publicidade paga (alguns pagam por clique, alguns por aparência, outros por engajamento) e por mais que eles possam estar às vezes no topo, outras na lateral, outras no final da página, sempre haverá a busca orgânica.

Aliás: esse campo de busca orgânica sempre foi o mais importante, aquele que aparece no meio da página e domina o espaço principal de todas as buscas que você faz. 

Agora, basta juntar a informação de que o Google já domina 98% das buscas do mundo todo, com a de que ele é a maior vitrine do mundo, para entendermos a importância de aparecer na busca orgânica dele.

De fato, até empresas que pagam para aparecer em espaços publicitários também investem em SEO, principalmente se quiserem fortalecer sua marca a médio e longo prazo. 

O mais interessante é como essa visibilidade é alcançada: é necessário atender a determinados requisitos e parâmetros de qualidade do Google, cujos algoritmos são basicamente “guardados” por robôs que verificam  seu site com certa frequência. 

Imagine, por exemplo, trabalhar em uma fábrica de porta blindada. Definitivamente não é um produto descartável ou intuitivo. Você precisa se envolver e se conectar com seu público, certo? 

Nesse caso, mesmo que você gaste muito dinheiro em publicidade paga, não será tão eficaz se seu conteúdo técnico não for de alta qualidade. 

Sabemos que um dos maiores critérios do Google é a qualidade de seu conteúdo e sua relação  com outros conteúdos, incluindo conteúdo de qualidade. Portanto, vamos entender um pouco melhor como isso funciona.

Tudo começa com palavras-chave 

Como você sabe, toda pesquisa funciona com palavras-chave. Se você escreve sobre um serviço ou produto que você precisa, por exemplo, caixa de hidrante, esse termo se torna uma palavra-chave, pois muitas pessoas costumam procurar por essas palavras. 

Portanto, um vendedor deste segmento deve anunciar seu produto com esta palavra-chave para ser encontrado. 

Além do mais, é evidente que a pessoa que escreve isso está no momento de compra. Ou seja, ela está interessada em comprar uma caixa de hidrante com essas características, e não apenas ler sobre o assunto.

Aqui está o primeiro conselho que você não pode deixar de seguir: não adianta criar a melhor página se ela não puder ser encontrada. 

Hoje já existem ferramentas para ajudar a criar e gerenciar “keywords”. Eles ainda permitem que  você descubra como é sua concorrência com conteúdo semelhante ao seu. 

Outra forma de ilustrar tal situação é avaliar um cliente que vai comprar algo da sua empresa terceirizada de limpeza de escritório.

Nesse caso, identificando diretamente o desejo do cliente, não faria sentido colocar tal termo em um conteúdo descontextualizado, que, portanto, não tem relação com o que está sendo buscado. 

Se você for abordar assuntos técnicos relacionados à limpeza de escritório, para atrair pessoas para o seu blog, você pode usar algo como: “Saiba tudo sobre limpeza de escritório”, para dessa maneira criar um título interessante para quem quer saber mais  sobre o assunto. 

No entanto, se seu objetivo é ganhar exposição em uma página de marketing que oferece peças de reposição maquinas agrícolas, talvez você não precise de muito conteúdo técnico. A forma mais eficaz neste caso pode ser um simples anúncio. 

A importância do conteúdo de qualidade 

É importante dizer que o Google é contra qualquer forma de plágio. No entanto, originalidade não é suficiente. 

Deve ser criativo e capaz de criar valor para o público e agregar novas informações. Ou  trazer uma nova abordagem para coisas que já são familiares, mas de uma perspectiva diferente. 

Uma dica que vai te ajudar a ficar bem informado e ter sempre a oportunidade de imprimir sua visão  sem esquecer do novo é ler os cases de sucesso e acompanhá-los. 

Pode ser um site de organização, um post de blog ou um anúncio de e-commerce, a forma mais prática de fazer isso é pesquisar as palavras-chave do conteúdo que você cria. Então veja os que se destacam, algumas dicas práticas para seus conteúdos são: 

  •  Não abuse de frases e parágrafos longos; 
  •  Tabelas de uso e infográficos; 
  •  Use o formato de pergunta-resposta; 
  •  Invista em listas e tópicos. 

Utilizando essas dicas você irá ver que será muito mais fácil obter um retorno positivo dessas estratégias.

Você já ouviu falar em link building? 

Como dito, o Google preza muito por conteúdos de qualidade. Tanto que a interconexão entre materiais assim já foi um dos parâmetros mais importantes de posicionamento na plataforma.

Na verdade, vivemos em uma era de inbound marketing, dos ativos intangíveis, storytelling, entre outros. Cuja bandeira principal é que a própria propaganda  já não basta. Você tem que agregar valor e dizer algo novo. 

Uma das formas mais interessantes de conectá-lo é criando links. Essa estratégia pode ser definida de mil e uma maneiras, mas basicamente significa algo muito simples: segmentação. 

Em outras palavras, a geração de tráfego é dependente de referência. O que acontece na internet com links para outras páginas. 

Quando a sua empresa de gestão de obras cria um blog sobre o setor, mas não possui links para outras páginas e portais que tratam do assunto, é difícil acreditar que está trazendo algo realmente importante para o campo. 

Pelo menos  os bots do Google pensam assim. É por isso que a popularidade e a importância de um site estão em seu mapa de links: quanto mais houver, sem perder qualidade, melhor. 

Usando Guest Posting 

Outra estratégia de SEO que gira em torno de conteúdo é o guest post. Neste caso, trata-se de trazer outra página ou portal para o seu próprio espaço virtual. 

Isso pode ser visto frequentemente em blogs. Não só porque é difícil manter uma consistência de posts de qualidade, mas também porque é sempre interessante convidar um convidado para compartilhar sua opinião sobre algo. 

Assim, a estratégia de postagem de um convidado (guest post) pode ser mutuamente benéfica. Tanto o blog que conta com a presença ilustre de um terceiro, quanto o próprio escritor que, com algo assim, sempre acaba atingindo um público maior do que o seu próprio. 

Além disso, identificar os segmentos em torno do tema principal do seu site de adesivos personalizados de empresas é a forma mais prática de saber como publicar em uma terceira página, o que publicar ou como atrair alguns desses editores para o seu site. 

Bônus: Meta Description 

Pelo exposto fica claro que escrever bem, valorizar frases curtas e layout agradável é essencial. Mas há outras dicas relacionadas ao lado técnico do texto ou à própria redação. 

Uma das mais importantes é a  meta descrição, que é o texto que aparece logo abaixo do título, como resumo do assunto (na imprensa é chamado de linha fina). 

Não deve ultrapassar  160 caracteres, então use e abuse de sua criatividade e  poder sintético, “pesque” o leitor com ele. 

Se a página for sobre, por exemplo, gestão de frotas, não faz sentido focar em um assunto que não diz respeito ao tema do site. Seria melhor escrever texto sobre assuntos que dizem respeito a área de atuação da sua empresa.