Como o marketing digital pode ajudar nas vendas
Embora a maioria das pessoas lembre-se que a Internet já faz parte do cotidiano da sociedade, muitas delas ainda não sabem que o marketing digital tem um grande papel em seu cotidiano.
De acordo com a Pew Research, o número de pessoas que usam a Internet aumentou 5% nos últimos três anos, o que é um número insano considerando os 7 bilhões de pessoas no planeta.
Isso significa que o marketing digital tem muito a explorar, sendo uma ferramenta muito importante para as empresas no atual crescimento tecnológico.
Tudo isso prova um fato: a invisibilidade pode ser ruim para as vendas, mas a invisibilidade online pode ser devastadora para o crescimento dos negócios.
Nesse sentido, o texto a seguir explora o conceito de marketing digital, buscando definições, benefícios e principais estratégias.
O que é marketing digital?
O marketing digital como um todo pode ser definido como os esforços que sites e blogs fazem na internet utilizando dispositivos eletrônicos.
Portanto, o marketing digital visa utilizar ferramentas digitais como plataformas de busca, mídias sociais, e-mails e outros sites que se conectam com os consumidores.
Então a maior vantagem do marketing digital é que ele tenta construir relacionamentos com as pessoas em um dos lugares mais comuns da atualidade: a Internet.
É importante destacar que o marketing digital pode ser adotado por qualquer negócio, desde lojas de motos até criação de sites Curitiba.
Vantagens do Marketing Digital
As estratégias de marketing digital não seriam amplamente utilizadas se não fossem realmente eficazes.
Assim, as empresas têm adquirido uma imagem cada vez mais forte na Internet devido às seguintes vantagens do marketing digital:
- Capacidade de converter rapidamente clientes em fãs;
- Criar um forte compromisso antes e depois da venda;
- Encurtar o caminho de compra;
- Expandindo o alcance dos negócios.
Estratégias de Marketing Digital
Quando pensamos em marketing digital, vale lembrar que suas estratégias estão sempre em constante movimento, assim como as tecnologias.
Isso significa que algumas tecnologias comuns no mundo virtual podem se tornar moda em uma semana e desaparecer na próxima.
No entanto, o marketing digital é na verdade muito mais “marketing” do que “digital” e, portanto, o básico já está estabelecido no campo.
As estratégias e técnicas de marketing digital mais conhecidas são, portanto:
- SEO (Search Engine Optimization);
- Marketing de Conteúdo;
- Mídias sociais;
- PPC (Pagamento por Clique);
- Marketing de afiliados;
- Publicidade local;
- Automação de Marketing;
- E-mail Marketing;
- relações públicas online;
- Inbound Marketing.
Por isso, o texto traz novos rumos e as estratégias de marketing digital mais utilizadas.
Importância das Redes Sociais
A prática das redes sociais significa promover uma marca, produto ou conteúdo nas redes sociais.
Com isso, é possível aumentar a cobertura da marca, o tráfego de usuários da página e o número de leads de negócios (ou seja, o número de potenciais consumidores de um determinado produto).
Os canais de comunicação utilizados nas táticas de mídia social são as redes, sendo os mais conhecidos:
- Twitter;
- Facebook;
- Instagram;
- Snapchat;
- Pinterest;
- LinkedIn.
Assim, algumas das medidas a serem tomadas como parte das práticas de mídia social são:
- Criar um perfil público da empresa;
- Desenvolvimento de mensagens para seguidores;
- Compartilhamento de conteúdo interessante;
- Aproximação com os clientes.
Por exemplo, na página oficial do Facebook de uma empresa que vende equipamentos para diversos esportes, as táticas de mídia social podem incluir determinadas atividades, como responder a clientes, fazer perguntas, coletar reclamações e sugestões.
Marketing de Afiliados
A estratégia desenvolvida para esse tipo de marketing digital é utilizar “afiliados” para promover a marca.
Ele permite que as pessoas recebam uma certa comissão financeira por anunciar os produtos ou serviços de uma determinada empresa em seu site e páginas oficiais.
Algumas atividades de marketing de afiliados incluem: hospedar anúncios em vídeo de parceiros de marca, postar links que direcionam os usuários para um site específico.
Essas ações são importantes porque quando alguém cujas palavras carregam alguma autoridade e peso falam por uma marca, ela pode atingir um público antes limitado.
Isso acontece na indústria de design de interiores, onde vídeos de design de interiores dão conselhos sobre como usar produtos de outra empresa, como um fornecedor de luminária led.
Por que investir em publicidade nativa
Esse termo é usado para descrever anúncios adicionados ao conteúdo sem afetar a experiência do usuário.
Isso significa que esses anúncios são colocados na página de uma forma que pareça “natural” para aquele site.
Exemplos incluem o índice de lançamentos imobiliários, onde você encontra um artigo que não faz parte dos tópicos do site, mas está organizado para aparecer como parte do arquivo.
Assim, após um link intitulado “Descubra os benefícios do marketing imobiliário” de outro site, você obtém o conteúdo: “5 Motivos para comprar um apartamento”.
Automação de marketing: o que é e como aplicar
Automação de marketing refere-se ao software que as empresas de rótulos adesivos personalizados usam para automatizar certas funções básicas de marketing.
Ele permite automatizar vários departamentos de marketing para que muitas tarefas não sejam feitas manualmente, como enviar e-mails, agendar postagens em redes sociais, nutrir o processo de geração de leads.
O envio automático de e-mails sobre notícias específicas da empresa pode ser uma tarefa muito gratificante.
Dessa forma, os consumidores da marca podem continuar em contato com ela e ampliar a lista de contatos da empresa.
Por exemplo, se alguém fornecer suas informações ao site de uma empresa que oferece cursos, a empresa pode começar a enviar e-mails constantes para lembrar o gerente sobre a decisão memorável.
O tempo de publicação, muito comum nas táticas de mídia social, pode ser usado para fortalecer a presença de uma marca nas redes sociais.
Por isso, as publicações devem ser feitas com frequência e de forma contínua.
Para isso, existem ferramentas especiais para compartilhar conteúdo automaticamente, o que te dá mais tempo para pensar em outras estratégias.
Por fim, a geração de leads pode ser entendida como um processo longo e muitas vezes cansativo.
Portanto, é possível automatizar essa tarefa enviando e-mails específicos e personalizados para os leads quando eles realizam ações no site.
Por exemplo, se uma pessoa se inscrever para comprar um tapete isolante de borracha no site de uma determinada empresa, essa marca pode incentivar o usuário a comprar esse produto.
Inbound Marketing e Suas Atividades
O Inbound Marketing pode ser entendido como uma das estratégias de marketing digital mais importantes para a geração de leads.
Isso porque o inbound marketing, também conhecido como “pull marketing”, como o nome sugere, tenta atrair os internautas a entender melhor as informações de uma empresa.
Esse apelo pode ser feito usando todas as técnicas acima para criar uma relação consumidor-negócio que funcione para o cliente, não contra ele.
Portanto, o inbound marketing não é apenas interromper uma pessoa para receber um anúncio, mas fazer com que ela assista a um anúncio.
Isso pode ser feito com uma série de ferramentas, como: criar conteúdos interessantes que possam atrair interessados; enviar e-mails para uma lista de usuários que deixaram suas informações de contato; criar vídeos de demonstração sobre o funcionamento de determinados produtos, por exemplo.
Alguns exemplos devem ser mencionados, como a publicação de textos explicando o uso de uma instalação de banners.
De acordo com as informações discutidas acima, parece que o marketing digital já é uma grande tendência.
Ela se esforça constantemente para evoluir e se adaptar às atitudes dos usuários da Internet, assim como a tecnologia faz às necessidades das pessoas. Assim, as empresas fora desse mundo novo e crescente provavelmente perderão dinheiro.