Conheça os principais cuidados que devemos ter com as roupas de cama
Roupas e tecidos ficam em contato direto com o corpo e devem ser trocados com frequência
O quarto é um dos ambientes da casa mais adorados, principalmente por conta daquela sensação de conforto ao deitar. E muitas pessoas ainda não sabem que a roupa de cama tem total influência na qualidade desse momento, já que ela, assim como as roupas, está em contato direto com o corpo.
Você provavelmente já ouviu de alguém para ”abrir o quarto para tomar um ar”, mesmo em dias frios. E isso vale para as roupas de cama, já que elas ficam vulneráveis ao acúmulo de poeira, umidade e bactérias no quarto. Neste post, você confere porque dar uma atenção a mais ao jogo de cama faz bem em diversos aspectos.
Peças que compõem um jogo de cama
No Brasil, a roupa de cama tem papel social e decorativo em muitas ocasiões, e isso resulta em um grande grupo de itens utilizados em um jogo de cama. Mas se considerarmos o básico existente em residências de todo recorte social, podemos resumir o essencial em uma lista.
- Fronha: um ensaque de tecido fino, protegendo o travesseiro e deixando-o com um toque confortável;
- Porta travesseiro: similar à fronha, mas sua função é decorativa. Geralmente tem acabamento de tecido nas laterais, e é mais grosso que a fronha;
- Lençol: camada de tecido, com ou sem elástico, que protege o colchão da mesma forma que a fronha, mas em tamanho maior;
- Colcha: a colcha é usada basicamente como decoração. Tecido mais grosso que um lençol simples, mas sem estofamento;
- Edredom: o edredom é aquele melhor amigo no inverno. Sua função é aquecer o corpo, por isso geralmente é mais neutro visualmente no jogo de cama;
- Capa de edredom: o edredom costuma ficar mais tempo sem uso do que as demais peças, e as capas de edredom reduzem o acúmulo de poeira e sujidades do corpo, como cremes ou suor.
Importância de cuidar corretamente dos jogos de cama
Sabendo um pouco mais sobre os tipos de roupas de cama, fica mais fácil entender a enorme importância de cuidar corretamente de cada uma delas. Uma fronha pode acumular muito mais ácaros e bactérias que um edredom, pois seu uso é mais frequente. Sendo assim, sua higienização deve ser feita em intervalos menores e de forma eficaz.
Prevenção de doenças
Em épocas quentes, o indicado é trocar a fronha do travesseiro a cada 3 dias, já que o tecido tende a ficar úmido e acumular bactérias. Utilizar fronhas limpas evita o surgimento de alergias, doenças respiratórias e deve ser um hábito de higiene.
Preservação dos tecidos e colchão
A pele libera óleos naturalmente e, mesmo limpa, pode acabar manchando tecidos claros. Para quem usa produtos no rosto, manter uma frequência na lavagem das roupas de cama evita que manchas permanentes surjam, especialmente em fronhas e lençóis.
Além de durar mais, o tecido fica preservado, mantendo a maciez, mesmo em fronhas simples, feitas de algodão comum. Embora preço nem sempre seja indício de qualidade, mesmo uma roupa de cama mais barata tende a durar mais se cuidada da forma correta.
Conforto na hora de deitar
Outro benefício para quem investe tempo no cuidado da roupa de cama é o conforto. Utilizando a quantidade de produtos de limpeza correta e seguindo os tipos de lavagem para cada tecido, é muito provável que seus tecidos durem muito mais.
O acúmulo de sujeira ou até mesmo o excesso de amaciante podem alterar a textura do tecido. Ninguém gosta daquela fronha áspera que incomoda na hora de deitar, então, sabendo como evitar, não hesite.