Saiba tudo sobre venture debt?
Com certeza você já ouviu falar em venture capital, mas e venture debt? sabe o que é? Descubra mais sobre ele aqui!
Quando falamos em capital em startup, uma das primeiras coisas que vem à nossa mente é venture capital, certo? Mas você já ouviu falar em venture debt? Essa é uma ótima fonte de crédito para fazer um negócio crescer — e convenhamos esse é um dos maiores desafios dos empreendedores.
As opções mais tradicionais não oferecem muitos benefícios, o que faz com que as empresas tenham dificuldades para arrumar capital para expandirem. Em meio a tantas alternativas, surgiu a venture debt.
Fique com a gente até o final deste artigo e saiba mais sobre essa opção vantajosa do mercado. Vamos lá?
O que é venture debt?
Também conhecido como venture lending, o venture debt é uma modalidade de crédito voltada para startups inovadoras e PMEs (Pequenas e Médias Empresas). Portanto, se você deseja obter crédito para fazer grandes mudanças na sua empresa, essa opção pode ser muito interessante.
Mas calma, não estamos falando de uma linha de crédito tradicional, pois ela é obtida por meio de fundos de investimentos, normalmente. A venture debt é mais flexível, principalmente quando o assunto é garantias, prazos, fluxos de pagamentos, taxa de juros e mecanismos remuneratórios.
A remuneração da venture debt pode ser por meio de juros e pelo kicker, que nada mais é que uma maneira de oferecer a remuneração com base no crescimento da empresa.
Quais são as vantagens e desvantagens dessa opção?
Para entender um pouco mais sobre o venture debt, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens dessa opção. Veja o que separamos a seguir.
Vantagens
Para quem deseja estender o seu runway, a venture debt é uma ótima opção. Além disso, é ótima para quem quer adquirir uma empresa para agregar mais valor às soluções que você oferece ou até mesmo para financiar um novo projeto, por exemplo.
Com ela você pode ter um maior controle do seu negócio, uma vez que esse modelo não exige cessão de uma parte da empresa. Assim, mesmo ao optar por ela, você pode manter sua parte atual sobre a empresa. Sendo assim, quando usada corretamente, a venture debt ajuda a viabilizar projetos essenciais para o crescimento do negócio.
Desvantagens
Embora as vantagens sejam muito atrativas, é preciso ir com calma e estar atento às limitações desse modelo. Em primeiro lugar, se o seu negócio ainda não está bem consolidado, essa não é uma alternativa interessante, pois não
faz sentido você adquirir uma dívida que levará anos para ser quitada sem nem mesmo estar bem estabelecido no mercado. Logo, o crédito não ajudará o seu negócio a crescer, de fato.
Além disso, é uma opção muito arriscada, pois se você não conseguir pagar os valores devidos, todos os seus planos podem ser comprometidos em razão de uma liquidação forçada de ativos.
Quando o venture debt é uma boa alternativa?
É uma boa alternativa para empresas que estão no período entre rodadas de investimentos. Como dito, por meio dele é possível esticar o runway, permitindo que os sócios possam se dedicar ao crescimento da empresa até a próxima rodada.
Com isso, o valuation do negócio tende a aumentar e, consequentemente, facilitará a captação de novos investidores com melhores condições na próxima rodada.
Agora você já sabe o que é venture debt. Entender esse conceito é fundamental para tomar decisões assertivas na empresa, possibilitando que ela cresça sem maiores dificuldades. Lembre-se sempre de analisar muito bem as opções de crédito do mercado para avaliar se a venture debt é ideal para você.
Qualquer decisão errada pode impactar negativamente o seu orçamento e prejudicar o fortalecimento da sua marca perante os seus consumidores.