Os blogs precisam de marketing?
Ter um blog de marketing é uma tática cada vez mais difundida entre empresas dos mais variados ramos. Afinal, pesquisas mostram que empresas que investem nesta estratégia costumam crescer mais intensa e consistentemente do que aquelas que não o fazem.
Entretanto, é preciso considerar que o blog de nada vai servir se ninguém visitá-lo ou se engajar com os conteúdos por eles oferecidos. O problema é que, nesse momento, muitas pessoas pensam que a plataforma não precisa de divulgação, já que ela própria seria uma plataforma de marketing.
Se você quer saber se isso é verdade ou não, continue lendo. Neste post, você poderá aprender como fazer com que blog de marketing digital seja um sucesso e de fato atinja os objetivos para os quais foi criado. Confira:
Os blogs precisam de marketing?
Se eles antes eram usados com fins de lazer, servindo como diários pessoais, hoje, quando você crie seu blog com o objetivo de funcionarem como plataformas de marketing de conteúdo.
Isso significa que, por mais que ele conte com conteúdo preparado para educar a audiência, o principal objetivo dele é alavancar as vendas de uma empresa.
Para que isso aconteça, o público-alvo do blog precisa chegar até a plataforma. Consequentemente, a resposta é sim: um blog demanda uma estratégia de marketing para divulgá-lo. Do contrário, ele será inócuo.
Como fazer o marketing de um blog?
A boa notícia é que, graças às ferramentas de marketing virtual existentes, há diversas plataformas e funcionalidades que podem ser utilizadas para alavancar a quantidade de visitas do site e, consequentemente, fazer com que a quantidade de vendas geradas por ele cresça. Confira algumas a seguir:
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Produza conteúdo de qualidade
Os leitores de um blog costumam acessá-lo quando estão em busca de alguma informação, ou quando têm uma dúvida a respeito de um assunto.
Assim, a ideia é que o conteúdo da página seja robusto e tenha o poder de informar o público. Quando esse papel é cumprido, as chances de que os visitantes indiquem a página aos seus conhecidos é grande.
Portanto, o primeiro passo para divulgar um blog e fazê-lo prosperar é produzir conteúdo de qualidade. Vale ressaltar que, o administrador da página não deve se limitar a criar posts em textos tradicionais, mas deve investir em formatos alternativos, tais como:
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Webinars;
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eBooks;
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Whitepapers;
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Infográficos.
Como essas opções são mais interativas e gráficas, o leitor costuma se engajar mais com elas – e, consequentemente, reter uma quantidade maior de informação.
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Invista em redes sociais
Páginas como Facebook e Instagram não servem apenas para divulgar produtos e serviços, pois elas também são muito úteis para divulgar páginas de blog. Afinal, é possível postar links para conteúdos e até mesmo teasers de vídeos e webinars, de modo a atrair novos leitores. Por isso, é necessário saber como postar no instagram para iniciar esse investimento.
O mais interessante de se investir em redes sociais é que, por meio de anúncios próprios de tais plataformas, é possível atingir um público extremamente específico – ou seja, justamente o perfil ideal dos leitores do seu blog. Consequentemente, o investimento é certeiro e dá mais resultados.
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Tenha uma estratégia de SEM
Todos os dias, milhões de buscas são realizadas em mecanismos como o Google e o Yahoo. Isso significa que, as chances de uma pessoa se interessar pelo seu blog são maiores conforme o assuntos buscados.
Por conta disso, é fundamental investir no marketing em mecanismos de buscas, técnica mais conhecida pela sigla SEM. Ela se divide em duas partes: a primeira consiste em usar links patrocinados, como o Google Adwords, para conseguir um bom posicionamento mediante o pagamento de um valor pelo anúncio.
A segunda é trabalhar para que o ranqueamento orgânico (ou seja, a posição espontânea nos resultados de uma busca) seja interessante. Como ambos se completam, a estratégia tende a ser mais eficiente.
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Tenha um relacionamento com os leitores
Por fim, é preciso levar em conta que não basta atrair leitores, pois é preciso fidelizá-los. Isso significa que o administrador da página deve criar maneiras de construir um relacionamento com os visitantes, fazendo com que eles sempre retornem para conferir os novos conteúdos.
Normalmente, a melhor opção para tal é usar técnicas de inbound marketing. O leitor fornece seus dados (se quiser) e recebe e-mails alertando sobre novidades na página e convidando-o a voltar.
Conforme o individuo entra e demonstra interesse, é possível começar a divulgar os produtos e serviços fornecidos pela empresa proprietária da página.