Empreendedorismo 4.0 – Como empreender na nova era
É evidente que ao longo das décadas o empreendedorismo mudou influenciado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, e mais recentemente pelo desenvolvimento da internet e o surgimento da big data, inteligência artificial e a internet das coisas.
Essa evolução vem causando grandes mudanças nos modelos de negócios atuais e futuros. Representando um verdadeiro desafio para a economia e para o empresário não só na forma de criar um negócio, mas também de torná-lo sustentável.
Essa transformação vem causando uma mudança no perfil empreendedor, que na era 4.0 pode ser chamado de Empreendedor 4.0.
O empreendedor 4.0
A indústria 4.0 está transformando significativamente o empreendedorismo e com ela novos comportamentos e o aprendizado de novas habilidades empreendedoras são desenvolvidas e lapidadas.
Agora os processos para tomada de decisão são baseados em análise de indicadores e dados estatísticos. O empreendedorismo 4.0 não tem mais espaço para “achismos” ou apenas intuição.
É fundamental o mínimo de conhecimentos básicos de tecnologia para interagir com as ferramentas da Indústria 4.0.
Fazer uso das redes sociais para visualizar dados e analisar o comportamento dos clientes e suas necessidades de busca, como por exemplo: boné promocional em Apucarana. Monitorar o que os consumidores estão falando do seu produto ou serviço, de que forma estão sendo impactados e interagindo com seu conteúdo.
Diferencial
A Indústria 4.0 permitirá que as empresas aproveitem a inteligência de negócios em tempo real, possibilitando decisões mais inteligentes e maior eficiência automatizada.
As tecnologias da indústria 4.0 também mudarão as expectativas do cliente, permitindo a personalização em massa, obrigando as empresas a oferecer produtos mais personalizados.
Um bom exemplo é o Invisalign, aparelho ortodôntico que consiste em uma série de alinhadores removíveis e praticamente invisíveis, para correção dentária de forma mais rápida, higiênica e confortável.
Benefício
Conforme o quarto estágio da Revolução Industrial avança, os negócios se tornarão mais automatizados, mais eficientes e mais centrados no cliente, aumentando a sua satisfação e tornando o empreendedorismo mais fácil e lucrativo.
Todo esse processo de automatização e desenvolvimento só é válido se antes existir um planejamento de sustentabilidade. O cuidado com o meio ambiente vem antes do lucro para qualquer empresa ou empreendedor 4.0. Essa mentalidade acompanha empresas já consolidadas no mercado, e também as novas empresas que estão iniciando sua jornada empreendedora.
A visibilidade e a importância das Pequenas e Médias Empresas (PME) para a economia nacional e para o crescimento do emprego estão aumentando consideravelmente. Até um simples conserto de fogão pode ajudar na geração de renda para os empreendedores.
Aproveite as Oportunidades
Os empreendedores que se adaptarem mais rápido a essa nova realidade, sairão na frente da concorrência, aumentando sua eficiência, reduzindo sua mão de obra, custos e aumentando suas margens de lucro.
A tecnologia é sua aliada, utilize para alavancar seu negócio ou criar soluções únicas para atender mais e melhor seus clientes.
Você já se perguntou como seria começar seu próprio negócio? O momento é agora, não deixe para começar depois, pode ser que seja tarde demais.
Artigo foi produzido por Marcelo Amaral, para empresa de planejamento modular digital AlanPereira.com