Como fazer um anúncio de venda de sucesso
O mundo do comércio online parece fácil, mas não é tão simples assim. Para quem estava acostumado com lojas físicas e seus desafios, encontra pela frente uma nova questão: como fazer um anúncio de venda no e-commerce ou no marketplace?
Em uma loja física, bastava colocar o produto em foco na prateleira principal, fazer um bom arranjo para deixá-lo em destaque e colocar uma placa com o preço e condições de pagamento. Agora, é só esperar as pessoas entrarem na loja e terem seus olhares atraídos e tirarem suas próprias conclusões. No mundo dos marketplaces e e-commerces a história é bem diferente. Como competir e ganhar mais visibilidade?
As técnicas aqui apresentadas servem tanto para quem tem sua própria loja virtual como para quem decidiu investir nos shoppings virtuais, os famosos marketplaces. Ainda não sabe a diferença entre eles? Não tem problema, nós vamos explicar.
O e-commerce nada mais é do que sua loja virtual. Você terá um domínio relacionado à sua loja e todos os processos serão de responsabilidade sua:
- Registrar domínio
- Desenvolver o site
- Contratar meios de pagamento
- Despachar produtos para os clientes
A vantagem de ter um e-commerce é que todo o lucro fica com a empresa. Em contrapartida, as campanhas de marketing sazonais, manutenção no site e adaptações das formas de pagamento precisam ser feitas por você. Já o marketplace, como Americanas, Mercado Livre e Amazon, são considerados shoppings virtuais. O lojista “aluga” um espaço para montar sua loja e entra no catálogo de produtos.
A vantagem dessa prática está em pegar tudo pronto: site, meios de pagamento, campanhas de marketing sazonais e, em alguns casos, até o despacho dos produtos para os clientes. Para ter todas essas vantagens, os marketplaces exigem uma pequena porcentagem das vendas realizadas.
Como fazer um anúncio de venda de sucesso?
Existem alguns macetes importantes na hora de fazer um anúncio de venda. São práticas simples, mas fundamentais para o bom desempenho da empresa. Veja abaixo quais os itens primordiais para fazer um anúncio de venda perfeito para marketplaces e e-commerces:
- Título do produto
- Descrição
- Categoria
- Imagem
Vamos conhecer sobre cada um deles?
Título do produto: da gramática ao SEO
Saber dar um nome para seu produto é imprescindível, afinal, como os consumidores saberão o que estão comprando, não é mesmo? Mas como ter um bom título e que funcione? A primeira coisa é pensar como o seu cliente. Se você fosse comprar seu produto, por qual nome pesquisaria no marketplace ou no Google? Experimente pesquisar esses termos na internet e veja se os resultados são o que você esperava.
Essa prática é uma forma rudimentar de SEO, Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), no qual palavras-chave são utilizadas tanto no título quanto na descrição.
Fazer isso facilitará o processo de busca para os consumidores, que terão acesso ao seu anúncio com mais facilidade. Outro ponto que jamais deve ser esquecido é a gramática. Dar aquela escorregada no português tira toda a credibilidade da loja.
O consumidor que se depara com um título ou descrição com erros de português logo fica desconfiado se realmente é uma boa ideia comprar aquele produto. Por isso, faça uma boa revisão antes de publicar. Uma ótima dica é colar seu título no campo de pesquisa do Google ou mesmo em um documento do Word. Ambos apontarão se um erro aparecer e aí você poderá corrigir antes de publicar.
Por último, não esqueça que é tentador colocar no título o nome da coleção que você criou, mas lembre-se que nem todos os consumidores sabem dessa sua ideia. Vamos ver alguns exemplos para compreender melhor? Vamos supor que seu produto sejam mochilas voltadas para o público masculino e que são fabricadas em couro. Veja abaixo uma forma correta e outra incorreta de anunciar:
✅Mochila de couro masculina para notebook
❌Coleção Bags & Bags Super Resistente
Descrição: quanto mais informações, melhor!
Assim como o título precisa ser assertivo, a descrição também deve ser clara, objetiva e trazer o máximo de informações relevantes. Precisa estar bem escrito e trazer as palavras-chave do título.
Mas atenção, por mais que seja tentador exagerar na descrição para parecer que seu produto é melhor que o do concorrente, não faça isso. Essa prática pode acarretar em problemas, pois o consumidor pode se frustrar e se sentir enganado ao receber um produto que não condiz com o anúncio.
O que descrever no seu anúncio de venda:
- Função do produto
- Material, composição, medidas
- Cuidados com o uso, indicações e contraindicações
- Modo de uso/aplicação, durabilidade, restrições
- Garantia
Preste atenção na categoria
Você quer comprar uma blusa em um marketplace, por isso vai até a categoria vestuário e começa a analisar as opções. Agora, vamos supor que um determinado comerciante tenha cadastrado as blusas na categoria de brinquedos. Os produtos dele não seriam exibidos, logo, as vendas cairiam.
Por isso é importante cadastrar os produtos nas categorias adequadas. Além do mais, o lojista perde credibilidade quando cadastra seus produtos em categorias erradas.
Imagem é tudo!
Você sabia que produtos anunciados que não contém imagens geralmente não vendem? O mesmo vale para anúncios com imagens em baixa resolução ou que não condizem com o produto real. Se você não tiver imagens profissionais fornecidas pelo produtor, não se desespere. Existem técnicas básicas de fotos que você pode fazer em casa. Confira:
- Monte um mini estúdio
- Utilize fundos neutros
- Cuide da iluminação para não ter que usar o flash da câmera
- Monte cenas com pessoas utilizando o produto.
Caso queira mais informações sobre como cuidar das imagens de seus produtos, veja o tutorial completo que o olist montou sobre como melhorar as vendas por meio de imagens de qualidade.
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