Toda grande empresa, certamente já foi pequena um dia.

Toda grande empresa, certamente já foi pequena um dia.

Ao contrário do que possamos pensar, toda grande empresa, certamente já foi pequena um dia. Não é apenas a  qualidade do produto que o faz crescer…

 – Afinal, temos vários produtos  e negócios de excelente qualidade desconhecidos por aí – É o  marketing! 

Marketing, com toda a certeza, trata-se de conhecer os desejos e  necessidades de um público e então gerar conteúdos de valor que  satisfaçam a estes consumidores.  

É inegavelmente necessário dominar os interesses do seu público,  afinal, é isso que lhe fará conquistar seu espaço no mercado e então  alcançar os lucros que sempre quis! 

Neste artigo, mostraremos alguns passos que a sua empresa pode  seguir para evoluir no mercado e chegar cada vez mais longe! 

1. Tenha uma identidade visual sólida; 

Apple, Coca-cola, McDonalds, Nike.  

Temos aqui 4 grandes empresas; porém, além da grandeza, o que mais  elas têm em comum? 

Logos que são reconhecidos em todo o mundo! 

Essas empresas têm identidades visuais bem definidas: Um conjunto de  cores e formatos utilizado com maestria ao longo dos anos;  

A primeira impressão é a que fica, então garanta que ela seja incrível! Um erro muito grande dos pequenos negócios é negligenciar a  identidade visual. 

Por não dar a essa área a sua devida importância, muitas empresas  acabam se perdendo entre a multidão de outras de seu nicho. 

E para que a sua empresa não fique para trás neste quesito, seguem  algumas dicas:

 

  • Escolha uma paleta que tenha a ver com a área de atuação da  sua empresa – Nada de preto para uma loja de produtos infantis,  ou rosinha para uma barbearia rústica; 
  • O mesmo para os elementos, eles devem contar uma história,  passar exatamente o que a sua empresa representa! 
  • E o mais importante: Contem com profissionais capacitados de  design! Eles são inegavelmente a melhor escolha que você pode  fazer pela identidade visual da sua empresa! 

 2. Conheça seus clientes! 

Cada nicho de mercado tem uma clientela específica, uma persona. 

Essa persona seria a “pessoa ideal” para quem você venderia seus  produtos, a pessoa a quem direcionar as suas propagandas. 

Sabendo quem é o seu público, você consegue fazer campanhas cada  vez mais assertivas e aumentar consideravelmente a sua conversão. 

Para construir uma persona perfeita é essencial ter uma boa base de  dados sobre os clientes que visitam sua loja, te seguem em suas redes  sociais ou visitam seu site; 

no caso deste último, é necessário tomar um  cuidado especial caso seu site seja aberto a visitantes do continente  europeu, afinal, a lei de coleta e tratamento de dados a RGPD não está  de brincadeira!

 

(Se você quer saber mais sobre essa lei, clique aqui e confira nosso  artigo sobre a rgpd) 

O bom, é que para sites wordpress já existe uma solução para esses  problemas, que você pode conhecer clicando aqui. 

Voltando ao assunto, ter uma persona pode te poupar de muitos gastos  desnecessários com tráfego, além de trazer uma gama de  consumidores realmente interessados nos seus serviços. 

 3. Construa a sua presença online 

Nos dias de hoje, estar na internet é inegavelmente necessário; afinal, o  mundo se tornou ainda mais digital durante a pandemia; 

e aqueles que  estão fora do digital com toda a certeza terão poucas chances de  permanecer no mercado. 

Entretanto, construir uma presença online não tem haver apenas com  ter um site e perfis nas redes sociais, mas sim em ter um  relacionamento com a sua audiência. Por isso é importante ter um bom programa de proteção.

Um grande exemplo do que chamamos de marketing de experiência é a  Netflix, que está sempre em contato com seus usuários. 

O Instagram e  o Twitter da gigante dos streamings é pura interação, e segundo  análises de marketing, a empresa foi líder de engajamento durante a  pandemia. 

É essencial que seu cliente se lembre da sua marca não só pelos  produtos, 

mas pelas experiências e sentimentos que ela associa a sua  marca; e a melhor forma de fazer isso é tendo uma boa presença  online! 

 4. Venda benefícios, não produtos 

“Vende-se sofá de couro usado, porém em boas condições; o sofá é 4  lugares e da cor preta, bastante macio e confortável” 

“Tenha um refúgio de conforto e elegância vintage bem aí na sua sala!  Feito com os melhores materiais e na cor ideal para combinar com  todos os móveis do ambiente, é o melhor sofá para uma noite de filme com os amigos!” 

Com toda certeza a segunda descrição é inegavelmente mais atraente,  afinal, ela não traz apenas as características do produto, mas seus  benefícios e isso enche muito mais os olhos de um possível cliente.

 

Lembre-se sempre que existem muitos produtos como o seu, porém a  sua persona não quer apenas um item ou serviço, ela quer uma  solução. E às vezes para um problema que ela nem sabia ter! 

Chegamos ao fim, obrigada por ler, e não esqueça de compartilhar!