Funil pirata: porque usar na sua empresa e dicas de como implementar essa ferramenta

Funil pirata: porque usar na sua empresa e dicas de como implementar essa ferramenta

funil pirata

Você provavelmente já deve conhecer o funil de vendas, ferramenta utilizada para acompanhar a jornada de compra dos clientes. Mas será que já ouviu falar no funil pirata?

Particularmente nova, mas já bastante difundida entre as organizações adeptas do growth hacking, essa ferramenta é uma grande aliada para empresas que buscam alavancar suas vendas e acelerar seu crescimento.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o que é o funil pirata, como ele funciona na prática e as vantagens que ele tem a oferecer.

Continue a leitura para conferir também algumas dicas essenciais de como aderir ao funil pirata no seu modelo de negócio.

O que é o funil pirata?

O funil pirata é uma ferramenta criada em 2007 por Dave McClure. Esse framework estabelece as 5 etapas da experiência do cliente com uma empresa:

  • Aquisição;
  • Ativação;
  • Retenção;
  • Receita;
  • Recomendação.

A primeira letra de cada uma dessas etapas formam o acrônimo AARRR. Quando dito em voz alta, esse acrônimo se assemelha foneticamente ao som que os piratas emitem quando retratados em filmes e desenhos animados.

O objetivo desse framework é otimizar a gestão da jornada dos clientes desde a primeira interação, acelerando sua chegada até o fundo do funil, que é quando ele se torna fiel à empresa e gera mais receita.

Independentemente o tipo de funil de vendas que você usa em seu negócio, eles trazem sempre diversos benefícios, confira alguns deles:

 

Como funciona o funil pirata? Conheça as etapas

O funil pirata funciona de modo a permitir uma compreensão mais clara sobre a fase em que o cliente se encontra em sua jornada para, a partir disso, oferecer a ele a melhor experiência possível.

Para entender melhor o funcionamento desse framework, confira abaixo quais são as 5 etapas do funil pirata:

Etapa 1 – Aquisição

A primeira etapa do funil pirata é a de aquisição. Esse é o momento em que a empresa busca alcançar e atrair potenciais clientes; é quando ocorrem as primeiras interações.

Para isso, utilizam-se diferentes canais para transformar prospects em leads.

Para escolher esses canais, você pode usar uma outra ferramenta, o Bullseye Framework, em que você define três tipos de canais: protagonistas, interessantes e os que você não deve usar. Veja um modelo desse framework:

 

Etapa 2 – Ativação

Já na etapa de ativação, o lead foi convertido em cliente e está tendo a primeira experiência com o seu produto ou serviço.

Nesta fase, os esforços devem estar voltados em garantir que o cliente faça o melhor uso possível da sua solução e tenha suas necessidades atendidas.

Etapa 3 – Retenção

Após a conversão, o foco nesta terceira etapa do funil pirata está em reter os clientes e prolongar o seu ciclo de vida com a empresa.

Na fase de retenção, a empresa deve se dedicar em satisfazer seus clientes e fazer com que cada vez mais eles enxerguem valor nas suas soluções.

Quando a empresa não dedica esforços para reter seus clientes e construir uma base sólida, fica bem mais difícil gerar escalabilidade e manter o negócio lucrativo e sustentável por muito tempo.

Etapa 4 – Receita

A próxima fase do funil pirata tem como foco aumentar a geração de receita. A atuação dos gestores se volta para as estratégias capazes de tornar cada cliente mais rentável para a empresa.

Nesta etapa do funil, é interessante segmentar os clientes, tendo em vista os perfis específicos de cada tipo de cliente.

Etapa 5 – Recomendação

Chegando no fundo do funil pirata, temos a fase de recomendação. Esse é o momento em que o cliente está tão satisfeito com a sua solução e com a sua empresa É a hora de transformá-lo em um  promotor da marca, indicando seus produtos e serviços para outros potenciais clientes.

A empresa também pode incentivar a recomendação por meio de cupons, gamificação, promoções e outros tipos de ação.

Vale a pena aderir ao funil pirata?

O funil pirata é uma ferramenta que pode ajudar a sua empresa a crescer de forma mais ágil e economicamente sustentável. E isso vale para negócios de diferentes portes e segmentos.

Confira abaixo quais são as principais vantagens de aderir a esse framework:

  • Maior clareza na visualização da jornada do cliente;
  • Gestão mais otimizada da experiência do clientes com suas soluções;
  • Melhor orientação para planejar ações estrategicamente;
  • Maior facilidade para identificar e eliminar gargalos no processo de vendas e jornada de relacionamento com o cliente;
  • Tomadas de decisão mais assertivas e fundamentadas em dados.

4 dicas de como usar o funil pirata na prática

Se você chegou até aqui e está interessado em implementar o funil pirata na sua empresa, descubra abaixo algumas dicas essenciais que podem te ajudar nessa missão:

  1. Faça um mapeamento de toda a jornada do cliente e entenda como ela se relaciona com cada etapa do funil pirata;
  2. Utilize métricas para monitorar o desempenho de cada etapa do funil pirata, como taxa de conversão, ROI, volume de visitantes, clientes que voltaram a comprar etc;
  3. Estabeleça metas para cada etapa para orientar as ações;
  4. Identifique problemas que precisam ser corrigidos e faça os ajustes necessários para obter melhores resultados em cada etapa do funil pirata.

Agora que você já conhece mais sobre o funil pirata, utilize esse framework na sua empresa para fidelizar mais clientes e acelerar o crescimento do seu negócio.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.